Harambee, um termo que vem do suahili, (dialeto do Quênia -África) significa:”Todos Juntos” “Fazer um esforço comum. Trabalhar juntos com propósito único” É como dizer: “Vamos lá, gente, agora..1,2,3, todos juntos!”. Se estivéssemos puxando uma corda para levantar um monumento, diríamos: HARAMBEE! Todos esforçariam a um só tempo e no mesmo sentido alcançando assim o propósito.
Nunca essa palavra fez tanto sentido em Patrocínio! A Pedra fundamental do hospital será lançada nesse histórico dia 05/11/2021. Essa pedra fundamental tem um nome e vai sustentar para sempre a gigantesca obra que nasce: UNIÃO DE FORÇAS! Podem chamar de PARCERIA eu aqui chamo de HARAMBEE! Nunca essa palavra fez tanto sentido em Patrocínio! Todos juntos por uma causa. Há 31 anos (1990) essa instituição existia no coração de Dr José Figueiredo e Dr Ocacyr Siqueira. Em 05 de julho de 2011, (10 anos) graças a uma ajuda de Sr Nenê Constantino e alguns parceiros, abriu-se as portas para o primeiro atendimento.
Desde então, foi o preciso o milagre da UNIÃO DE FOÇAS para continuar. Hoje o HOSPITAL DO CÂNCER JOSÉ FIGUEIREDO É TAMBÉM O HOSPITAL DE AMOR DE PATROCÍNIO, irmão do HOSPITAL DE AMOR DE BARRETOS. E olha isto: A primeira unidade construída em Minas.
HOSPITAL DE AMOR DE PATROCÍNIO, orgulho de todos. Obra dantesca, feita a muitas mãos. Existe um inimigo da saúde pública global, chamado câncer, batendo na porta de todos nós. TODOS JUNTOS PELO SORRISO DA CURA! Existe uma coisa complicada: Citar nomes. Existe uma coisa muito mais complicada ainda: Como não citar nomes. Aplausos e por favor de pé para:
Presidente, Thiago Miranda de Oliveira, Superintendente da unidade, Andreia Ribeiro de Almeida. Vereador Thiago Malagoli, e sua história de Amor com o Hospital do câncer foi rápido no gatilho como sempre, conseguiu junto ao Deputado Federal Weliton Prado, o expressivo montante de C$ 7 milhões, para o start da construção. Mas, tenhamos presente: Quem doou- ou vai doar- um milhão e quem doou- ou vai doar, um centavo, tem a mesma importância. Não existe ajudão e ajudinha. Existe Ajuda. Chame isto de “Revolução do Pouquinho “ VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO um mais um é sempre mais que dois” Alguém me traga de volta essa velha canção do poder das mão unidas. Ainda se lembra da Palavra HARAMBEE! Continuem ajudando. Precisamos criar em Patrocínio uma cultura que vá além da construção. Criar uma forte cultura de amor á manutenção do Hospital de...Amor. Até então o melhor obrigado a : Henrique Duarte Prata, ( Presidente Hospital de Amor Barreto) Deputada Greyce Elias, Prefeito Deiró Marra, Dr. Lucas Siqueira, Vereador Balila, Deputado Luiz Tibé, Vereador Valtinho, Dr Gustavo Brasileiro, Eustáquio Amaral... Importantíssimas e imprescindíveis ajudas como a Campanha do Troco da Farmácia Nacional. Outras tantas como da ACIP/CDL, Expocaccer, Sindicato Rural de Patrocínio, Coopa, Unimed, Prefeitura de Patrocínio, Câmara de Patrocínio, 46º Batalhão de Polícia Militar, Supermercado Bernardão, Supermercado Barbosão, Desafio do Amor, Futebol de Amor. Até a menininha que doa mechas de cabelo para confeccionar perucas, deve incentivar as coleguinhas para também ajudar.
Não sei se ainda pode citar o evangelho nessa sociedade. Mesmo se não puder eu vou citá-lo aqui. Surgiu uma “ciumeira atrás da outra” na comunidade cristã da época. Pintou um partidarismo bobo. Uns diziam que simpatizavam com Paulo, Apóstolo; outros diziam que Apolo era muito melhor. Isto chegou ao conhecimento de Paulo. Veja o que ele disse:
“Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer.
De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento.
Pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito”.(1º Coríntios 3) “ MAS É DEUS QUE”...Pra quem mesmo a Honra e a Glória de tudo? Então:
HARAMBEE! TODOS JUNTOS EM BUSCA DO MELHOR SORRISO: O SORRISO DA CURA!
e-mail para este blog: [email protected]