Embora ninguém se lembre que numa música o mais importante não é o intérprete . É O COMPOSITOR. Sem este, aquele não existiria. Mas, além de esquecido, o compositor é espoliado. Há casos e casos de músicas que vende-se um milhão de cópias, o criador da música no entanto, passa na rua todos cantando a sua canção, mas ninguém o reconhece como o criador da música. Quantos moram em subúrbios e favelas, enquanto alguém, fica milionário com o fruto de seu trabalho. Nestes tempos de turbilhão online, onde nada é de ninguém, não existe mais direitos autorais no mercado.
Neste bolo novo todo, o compositor (O autor de forma geral) vive lesado.
Totalmente e completamente esquecido. Entre outros, ganhei do amigo Humberto Correia, um DVD da dupla Zé Roberto e Robertinho, me parece primoroso, mas de cara considerei um ato falho: Não há citação de autoria do compositor LÉO CANHOTO, saudoso componente da dupla Léo canhoto e Robertinho.
Gostaria muito que pelo menos fosse criada aqui em Patrocínio, uma Lei Municipal que obrigasse (não gosto da palavra, mas não tenho outra por ora) as emissoras de rádio local a MENCIONAR O NOME DO COMPOSITOR, juntamente com o intérprete de toda música executada. Lembrando que existe a lei Federal 9,610, que trás esta exigência, entretanto, quase ninguém a cumpre. A Música Brasileira anda essa m* olha a causa.
Vamos reconhecer e respeitar o COMPOSITOR: O legítimo pai da música...
AQUI VAI o nosso estrepitoso aplauso - e por favor de pé! Para: Vila-Lobos, Ari Barroso, Carlos Gomes, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Lupicínio, Goiá, Zé Fortuna, Catulo, Jobim, João Gilberto, Caetano, Ivan Lins, Gonzaguinha, Caymmi, Djavan, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Hebert Viana, Marcelo Camelo, Silva, Frejat, Gil, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Renato Teixeira, Almir Sater, José Carlos da Piedade, ProfºFranklin, Lazinho, Paulinho Machado, Maria Leite, Alberto Araujo, ZeCarlos Lassi, Agnaldo França, Humberto Correia, Sesostre Pedro, Adair J. Batista, Gilmar, Flávio Almeida , Alencar Oliveira; Agnaldo Machado, Galassi, Roberto Rodrigues, Osmario Oliveira, Ferreira Filho, Larissa Brenda, Talles Satiere, Lucas Lucco e ( atualmente existe compositores patrocinense famosos, mas ninguém cita. Como saber. )
... Salve o Compositor!