PRAÇA DO ENEIAS
DA SÉRIE "CENAS DA CIDADE"
Com a necessidade de visitar o Bairro Enéias Ferreira Aguiar - na verdade acompanho uma pessoa, lá vou eu, em busca do endereço por ela almejado. Como sei que o atendimento, onde vamos poder ser demorado, decido levar comigo um livro. Escolho o livro "Os Sertões" de autoria de Euclides da Cunha. Aliás, três livros da literatura brasileira, que precisa ser lido por quem preza Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa; Memória Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis e Os Sertões de Euclides da Cunha. Este último, ainda não lido por mim. Nunca passei das 20 primeiras páginas, mas sei que é uma das obras que mais define nossa terra e nossa gente. Que autor!
Passo pela rotatória que interliga os bairros, Enéias, Jardim Ipiranga e Morada Nova. O tráfego de veículo naquela imediações é intenso. É um desafio atravessar aquele balão em horários de pico.
Subo a Av. Odir Aleixo, não tem como não notar o comércio pujante do bairro. De repente me dou com a Praça Dr Antônio Bernardes Dias em fase final construção. Conheci pessoalmente o patrono daquela nova praça, advogado Dr Antônio Bernardes, falecido em 2007. Muito estimado, deixou uma relevante folha de serviço prestada em todos os setores da comunidade patrocinense. Portanto, homenagem muito justa. Inúmeras bancos espalhados ao longo da praça. Vê- se construído um caramanchão (Pergolado?) com cobertura e pilares de madeira rústica, onde já está plantado as trepadeiras para a cobertura da construção, sob o qual, diversas mesas com tabuleiro para jogos de xadrez e dama. Há outros equipamentos ao longo da praça, que se passagem não identifiquei.
A Igreja de Santo Expedito, tem uma imponência que combina com a praça. Alguém passando por ali disse que muitas noivas em Patrocínio, já estão escolhendo realizar a cerimônia de casamento ali, devido a beleza e comodidade da igreja. Esta mesma pessoa reclamou de sua conta d'agua:"Pagava cerca de 80, 00, já era muito, agora minha conta veio de 95, 00. Um absurdo". Sobre o que precisam no bairro, entre outras coisas ele citou uma "Casa lotérica".. Passei perto da Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, umas das escolas destacadas pela qualidade de seu ensino. Lembro que este bairro surgiu de uma invasão necessária na época. Havia uma promessa de campanha, mas coisa não saia do papel, foi preciso o povo ocupar aquele espaço meio que na marra. O prefeito Betinho, no entanto, foi justo, sensato, sensível e parceiro do povo, fazendo nascer aquele conjunto habitacional. E agora é bom ver o bairro sendo bem prestigiado pela administração Deiró Marra.
Na verdade, não pude ler nada no livro que levei, meu acompanhante foi rapidamente atendido. Na volta não tive como não parafrasear a frase de Euclides da Cunha: O morador do bairro Enéias Ferreira de Aguiar ( e adjacências) "é, antes de tudo, um forte".
NELY CAIXETA COMENTA
“Muito boa a ideia do pergolado. Numa próxima obra, poderiam deixar a área verde maior para
não impermeabilizar tanto a área. Ainda dá tempo de plantar ipês, jacarandás, quaresmeiras,
mulungus, esses últimos eram endêmicos nas vizinhanças... lindos, lindos.”
RICK PARANHOS DEIXA A TV PARANAÍBA.
A região foi tomada de surpresa com o comunicado da TV Paranaíba sobre a saída do
jornalista Rick Paranhos do time de profissionais da emissora, foi uma surpresa.
Rick Paranhos é um dos profissionais mais respeitados de Uberlândia e região por sua
imparcialidade e credibilidade quando o assunto é política. Não se sabe o motivo da rescisão
de contrato, mas foi uma perda. O programa Política Cruzada, que era apresentado por Rick
nas manhãs de domingo, rendia muita audiência. Entre tantos, um internauta, declarou: “Quem
perde é a Tv. Rick é um profissional de extremo conhecimento de fatos sociais, políticos,
excelente profissional e uma pessoa muito humilde.” O jornalista, não se manifestou a respeito. Isto se chama ética!
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas)
passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
HOMENAGEM Á MULHER
Tão múltipla e tão única: Mestra, batalhadora, alegre, flexível, religiosa, solícita, artista, esposa, amiga, generosa, irmã, estimada, mãezona, escritora, vaidosa, discreta, expressiva, inteligente, solidária, delicada, madrinha, guerreira, brilhante, ousada, doutora, combativa, resiliente, companheira, solteira, honrada, digna, gata, criativa, anjo, inspiradora, ética, empreendedora, divina, humana, parceira...Essencial na sua essência.. Nosso magno desejo aqui é que cada MULHER seja livre, respeitada, reconhecida e valorizada em todos setores da sociedade. ( AINDA NÃO É) E que continue a cumprir com dignidade o seu papel diante de Deus, de si mesma, de sua família e da sociedade..
Não abra mão de ser feliz!