# Milton Magalhães

Honra: Ele começou sua vida estudantil em Patrocínio, conquista hoje importante Prêmio Nacional 

15 de Julho de 2019 às 19:40

Que notícia fantástica a jornalista, Nely Caixeta, acaba de divulgar, acompanhe, por favor:

"Uma notícia que orgulha muitos de nós da família Cortes, mas deveria deixar igualmente honrados o Colégio Dom Lustosa e o grupo João Beraldo, de Patrocínio. Foi nessas escolas, nas décadas de 60 e 70, que João Batista Calixto, trineto do Juca italiano, criou a base educacional que o levou mais tarde à Universidade de Brasília e, posteriormente à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal de Santa Catarina, pontos de partida para uma carreira de pesquisa brilhante na área de fármacos, no Brasil e no exterior. Agora, acaba de ser agraciado com o primeiro prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia.

A premiação, criada pela Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia, do grupo Moreira Salles, para “reconhecer o valor de pesquisadores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil”, ocorrerá no dia 21 de agosto numa grande festa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Foram apenas dois homenageados nesta primeira edição do prêmio: João, na categoria Ciência e Tecnologia, e o matemático carioca Márcio Viana, na categoria Ciência Básica.

Calixto, como era conhecido pelos colegas do Dom Lustosa, é filho de José Salvador Calixto e de Rita Elisa Calixto, irmã do meu pai, Sesostres Pedro da Silva. Quando criança, morava com os pais na fazenda em Santa Rosa.

Esse contato com a natureza foi fundamental para seu sucesso como pesquisador de fitoterápicos, como conta nesse vídeo aqui postado. Calixto é doutor em Farmacologia, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da Academia Brasileira de Ciências. Possui mais de 400 trabalhos publicados no Brasil e lá fora, com mais de 56 mil citações via Web of Science, Scopus e Google Scholar.

Foi editor de revistas internacionais, orientou 38 dissertações de mestrado, 37 teses de doutorado e 36 estudantes de pós-doutorado. Proferiu mais de 350 palestras pelo mundo, possui 24 patentes no Brasil e no exterior e participou do desenvolvimento de três produtos que estão nas prateleiras das farmácias, entre os quais o Acheflan."

( Texto, Nely Caixeta)

 

CBMM  DIVULGA NO YOU TUBE:

"Sempre movido por desafios, o farmacologista João Batista Calixto registrou patentes aqui e no exterior, e foi peça fundamental na criação do órgão de apoio ao desenvolvimento de medicamentos no Brasil: o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP). Vencedor do 1º Prêmio CBMM, na categoria Tecnologia, Calixto considera o suporte a novos talentos uma das suas maiores contribuições para aumentar o nível da ciência no país e torná-la, efetivamente, uma aliada da sociedade. Assista ao vídeo e conheça essa trajetória inspiradora." 

Veja o Vídeo: