Fico bobo com a facilidade com que se corta uma árvore em Patrocínio. Não é somente nesta administração, vem de longe essa sanha contra o verde. Esta administração também segue o antigo rito. Não faz diferente. Infelizmente, é cultural. Usa-se muito o machado para cortar, e pouco o enxadão para se plantar.. Patrocínio tem pouco verde e não estou sozinho dizendo isto. Uma voltinha pela cidade confirma a nossa palavra.
A última, foi o corte de algumas árvores para proceder o prolongamento da Rua Pinto Dias. (Interligando o Bairro Matinha com o centro da cidade, salvo engano, um projeto da dinâmica vereadora Marcilene Jacinto) NÃO ESTAMOS JULGANDO O MÉRITO DA OBRA. Longe de sermos ecochatos. O acesso é muito importante para mobilidade urbana. Ponto.
Isto posto, nem diríamos nada se soubéssemos que o sacrifício de algumas árvores no local, teria uma contrapartida significativa. Ou seja. centenas e centenas ( não menos do que centenas) de árvores seriam plantadas em outro local da cidade. Mas, isto não foi feito. Se foi feito, não foi dito.( Pelo menos não vi nada a respeito) Parece não ser importante. E é mais do que importante. É imprescindível. É vital. Pensamos que na falta de consciência ecológica por estas plagas, precisa-se de uma Lei de Compensação Ambiental Municipal, rigorosa. Lei esta obrigando o seguinte: "CORTOU UMA ÁRVORE, PLANTA-SE, DEZ; CORTOU DEZ; PLANTA-SE CEM; CORTOU CEM...".
Só assim para mudarmos essa mentalidade tacanha e corrigirmos o grande déficit de verde que temos em nossa urbe...
Queria aplaudir, mas só consigo dizer: Que pena!
ALGUNS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
- ISABEL DE FÁTIMA MAGALHÃES: “Realmente é uma pena mesmo Tio, cortam-se uma árvore como se arranca um simples matinho.
- NELY CAIXETA:"Bravo !!! Esse deveria ser o mote daqui para a frente: cortou dez arvores, plante 100! Para quem nao entende o que significa uma cidade sem area verde capaz de, entre outras coisas, drenar a agua das chuvas, sugiro procurar excelente matéria no Jornal Nacional de ontem, dia 11 de abril 2018. As cidades com seus solos impermebializados viraram uma arapuca. É um crime o que o poder publico fez com os mulungus que coloriam de vermelho e alarajado as matas em torno da Morada Nova, nos fundos do supermercado Bernardão. Em agosto, eles acendiam a paisagem e faziam isso, certamente, desde sempre, pois eram nativos. Não sei quantos restam."
- MONICA OTHERO NUNES: “Já fomos uma cidade arborizada”
- JULIO FRANÇA: “Pra fazer a rua de mão única ”
- LELE DE QUEIROZ: “Que pena mesmo! Patrocinio é uma cidade que foi desprovida de area verde, pelos seus habitantes e pela Prefeitura , onde há muitos anos, não se vê nem projeto e nem incentivo nesse sentido. Muito triste!”
- KELLY VIEIRA: “Estão acabando com as árvores muito triste se mata uma tinha que plantar 2”
- ENIZI FERREIRA: “É verdade...Eu tb fico indignada com esse descaso. arranca, e nunca mais planta outra...Porque será? Que isso acontece na nossa cidade ?”
- IMACULADA MACHADO: “ Sou uma "plantadeira" de árvores. Na frente de minha casa plantei uma sibipiruna. Misteriosamente da noite para o dia começou a secar. Jogaram veneno e ela acabou morrendo.”
- MILTON CUNHA: "Parabéns pela postagem meu querido xará. Como sempre muito inteligente em suas colocações. Realmente não vejo ninguém fazendo grandes projetos pela sustentabilidade em nossa cidade. Fazem uma lei inútil onde somos obrigados a plantas uma árvore na porta de casa, árvore esta, que muitos arrancam assim que estão com a documentação em mãos. Falta consciência também da população. Para não deixar coisas assim acontecer. Ou que se faça algo compensatório. Se tratores puderam desfazer montanhas, porque não puderam mudar estas arvores de local em vez de cortá-las. Tecnologia pra isto com certeza existe."
- LUCILENE SILVA: “Concordo!!!”
- TATIANA APARECIDA: “ Sem palavras... Muito triste, sinto o coração apertado com tanta destruição... Aquela serra na entrada da cidade, vindo de Perdizes, meu Deus, para que aquilo, e agora essa. ”
- EDER REIS: “Falou tudo Milton Magalhães. No Serra Negra na rua Japão cortaram todas, até os pés de manga q tinham lá cortaram, q pena”
- NEWBERT PIRES: “Quase todos os dias vejo pessoas cortando as árvores das calçadas. Ninguém quer ter o trabalho de varrer as folhas que caem. .. O mais interessante é que quando vão estacionar um carro em qualquer lugar, ficam procurando sombra. A falta de consciência ambiental em nossa cidade está beirando o caos. Os terrenos vazios. .finais de ruas.. margem de corrego, estão virando deposito de lixo! !! Que mentalidade é essa?? Dengue assolando. ..mudanças climáticas. ..E a maior não tá nen ai. ..empurra a responsabilidade pro outro....!!! “
- MARCELO MATIAS: “PARECE QUE PROJETO DE UMA VEREADORA.LA SE FOI MAIS POUCO DE AREA VERDE.”
- KÊNIO PENA: “ Desculpe, mas ali existiam mangueiras. Vamos nos preocupar com as árvores nativas.”
- MARCELO MATIAS: “ARVORES FRUTIFIRAS AI QUE NÃO PODE CORTAR ESTA MINHA OPINIÃO.”
- ANDRE LUIZ KAMELO: “Desenvolvimento, dinheiro, o que é ar puro, meio ambiente? Nada. O que importa é o dinheiro. Triste realidade”
- MARISE ALVES: “ Pois é, Milton Magalhães.Que absurdo não é? Vc conhece Maringá? (PR)lá é uma maravilha. O canteiro central das avenidas é todo florido. Mto bem cuidado. Poderíamos fazer assim nas rotatórias da cidade de Patrocínio. Nos canteiros centrais das avenidas.Já me ofereci p ajudar. Mas, Ning quer nada c nada. Vou fazer o melhor, Daqui uns meses estou indo p Maringá. Compensa viver lá.”
- SAMUEL BRANDÃO: “Marise Alves, Maringá nem eh Brasil kkkkkkk la eh outro mundo.... junto com varias outras cidades do PR”
- MARILDA MARQUES ARAUJO: “ Aproveitando o seu post. Para manifestar a minha indignação a respeito destes cortes e das podas mal feitas das árvores da cidade, sem noção nenhuma, na praça Honorato Borges ,as sete copas sobraram 3 copas, (as ultimas),sem técnica nenhuma vão podando aleatoriamente, sem falar na sujeira e desleixo nas ruas cheias de mato brotando nos acúmulo de lixos q vão se formando pelas ruas, aí vc olha as marcas em branco de estacionamentos, faixas etc em cima de um asfalto todo remendado, está é a entrada de patrocínio até o centro, bela impressão deixa a nossa cidade!!!”
- VICTOR DINIZ: “Foi só o dono morrer do antigo café constante que já cortaram tudo.
Pois me lembro bem de quantos anos ficou esse bosque aí com várias árvores frutíferas ...
O senhor Nain deve tá no maior desgosto..
Mais como foi dito no texto era para plantar as árvores em outro local ...”
- MARLI ROSA: “Vc disse tudo que a maioria das pessoas pensam e por medo ou não saberem como fazer não fazem. Parabéns pelas palavras e pela coragem.”
- GUILHERME HENRIQUE: "Em frente a minha casa":
- FERNANDO MALAGOLI: "Mais uma rua cheia de buracos kkkk
- LÚCIO MAURO ROSA: " Isso é se a rua sair do papel né, só cortaram as árvores, por enquanto segue no ritmo do pronto socorro...
- MARIA JOSÉ: "Que pena mesmo!"
- FERNANDA SILVA: "Aquelas mangueiras eram praticamente centenárias"
- INALDO DE SOUZA: "Com os meus 6.8 nunca chupei uma manga de la sempre era negado Que Deus o tenha"
- FAUSTO SILVA: "Parabéns!!! Até que em fim!!! Tem mais de 20 de anos que deveria ter sido realizado tão importante acesso ao bairro São Cristovão!!!"
- JESIEL VEICULOS FINANCIAMENTOS: "Tem que que abrir os acessos mesmo"
- IMACULADA MACHADO: "E os flamboyants das avenidas principais da cidade, que floresciam lindamente todos os anos? Foram cortados sem dó nem piedade e sem explicação plausível...
- DANY FERREIRA: “É um absurdo isso, se você constrói uma casa, um comércio etc precisa plantar uma árvore na calçada (o que eu acho ótimo) e a prefeitura e outros arrancam as árvores e não plantam outras ,a poluição só aumenta, às vezes tenho impressão que há 3 veículos por habitante nessa cidade ,fora as queimadas infelizes(que já já começam)
Que Deus tenha misericórdia das gerações futuras”
- LUCAS SILVA: “Tô abismado como est?o destruindo, será que e isto mesmo as árvores n?o tem nenhum VALOR”
- CAIO GONÇALVES DUDU: “ Só tô observando isso ai, nesse lugar toda vez que era época de Manga pessoal ia lá pegar pra fazer doce, um lugar a ser preservado... O horto da Matinha já era né um lugar maravilhoso quem teve oportunidade de ver em funcionamento tem saudades ...”
- ANA OLIVEIRA: “Aqui em Monte Carmelo tbem, tão fazendo um limpa nas árvores da cidade.”
- EDSON BRAGANÇA: “A minha maior preocupação é com as gerações futuras.! Hoje já não temos uma qualidade de vida boa, no que diz respeito a preservação da natureza. As pessoas em grande número, não se importam com isso, não tem consciência, Veja o que está acontecendo nas grandes cidades quando vem chuvas fortes e duradouras. O Lixo deixado pelo próprio homem se encarrega de encher a casa dele de água e lama.! O Planeta está se aquecendo a cada dia mais, a população aumenta e nada se faz para preservar essa maravilha que é a criação de Deus. O Progresso vem as cidades crescem, certas atitudes tem que ser tomadas, mas em contra-partida, alguma atitude tem que ser tomada para que a vida possa prosseguir com qualidade.! “
- NILSON CAIXETA: “Concordo plenamente, Milton. Incógnita, ninguém quer plantar árvores, mas todos ficam procurando sombra prá estacionar os carros...muito triste!...”
- GISLEIA NOVAIS: “Na rua onde moro no meu quarteirão só na porta da minha casa e na porta da casa da minha irmã tem árvore plantada, algum tempo atrás tinha em todas as casas mas foram cortadas, arrancadas e não plantaram outra no lugar, ????”
- EVERTON NOVAIS: “Eu me recordo da minha infância no bairro cidade Jardim, minha antiga rua "Nelson Caixeta de Queiroz" era literalmente verde, tinha arvores em ambas vias e de coração, eu não sentia calor algum. Hj passo por la só me da tristeza pois o verde que eu via em patrocínio deu lugar ao imenso calor e descaso ambiental.”
- CLAUDIA ANJOS: “Cortaram todas as mangueiras da calçada do DAEPA. Aquelas que ficavam na Avenida. Rui Barbosa , em frente ao Posto Rota do Sol, e que serviam de abrigo aos chapas que lá ficavam!”
- VANESSA ALVES: “Tristeza... precisamos preserva nosso meio ambiente sem ele não vivemos... o que será das futuras gerações???
Lamentável o que está acontecendo com o nosso planeta.”
- IRIS MENDES: “O bom senso tem sempre que ser usado ,infelizmente aí não tinha como não cortar!”
- ELISÂNGELA RABELO: “Passei minha adolescência toda tendo que fazer um trecho maior para ir de um bairro a outro ...gostei da mudança ! Antes tarde do que nunca ! O povo só sabe reclamar ! Bora plantar árvores nós!!!Eu ,vc ...nós todos ao invés de plantar discórdia !”
- CÍCERA FERREIRA: “O mais triste absurdo foi o corte daquele tanto de árvores nas cota onde limparam tudo em pouco tempo, árvores que levaram anos pra chegar naquele porte, e o que fizeram depois disso, depois dessa destruição ? Nada, tá la um terreno sem nada de árvores só capim que tristeza”
- PEDRO CORTES: "SABE MILTON. ALI AINDA MAIS QUE TEM UMA NASCENTE. E ISSO PODE ACARRETAR NO FUTURO NAO MUITO LONGE HAVERA DIMINUICAO OU SECA DE NASCENTES NAQUELE LOCAL E DEPOIS COMO SE FAZ? COMO VOCE DISSE A LEI E CLARA, MAS, POREM OS EXECUTORES NAO ENXERGAM. INFELIZMENTE!!!"