# Milton Magalhães

Mercearioteca Chega a Patrocínio

24 de Março de 2017 às 23:23

Mercearioteca chega a Patrocínio

A MERCEARIOTECA é uma biblioteca comunitária criada no Bairro Padre Eustáquio pela escritora, jornalista e editora LEIDA REIS, (De branco na foto) patrocinense que reside em Belo Horizonte há 30 anos. Com a ajuda do marido, João Alves da Silva Filho, ela criou o projeto em 2014, disponibilizando livros para empréstimos na Mercearia Porteirinha, pertencente à família. Após dois anos, o projeto sofreu uma interrupção, tendo sido retomado em 2017. Após ganhar um acervo com mais de 1.000 títulos doados pela família do jornalista José Gabriel Santos, Leida procurou estabelecimentos comerciais no bairro e teve resposta positiva de três.

 Agora, a MERCEARIOTECA funciona no Sacolão Hortifruti Ideal, bar Tudo no Ponto e Alonsos’Burguer, já tendo recebido proposta de adesão de três comerciantes, sendo dois em outros bairros da capital.

 EM PATROCÍNIO

A primeira unidade da Mercearioteca fora da capital será instalada em Patrocínio. O projeto, na cidade, tem a organização do irmão de Leida, o técnico e comentarista de futebol FLÁVIO REIS.

BOCA GELADA

Em breve, uma estante de livros para empréstimo será colocada na SORVETERIA BOCA GELADA, um dos points da juventude, na Praça Honorato Borges.  MARA REIS, a proprietária do estabelecimento, abraçou a ideia levada por Flávio com entusiasmo.

SUCESSO

A repercussão da biblioteca comunitária tem sido grande. Reportagens foram feitas por quatro TVs de Belo Horizonte, o site internacional de notícias Sputnik,destacou: "No sacolão, na mercaria e até no bar. Se depender de uma jornalista mineira, o local onde você está não será mais desculpa para não ler."  e a Liga dos Autores Independentes marcou evento dia 1º de abril, para doar livros e debater o incentivo à leitura.

“É muito bom ver que as pessoas às vezes não leem por falta de acesso ao livro. Facilitando esse acesso, contribuímos para o aumento do índice de leitura”, afirma a escritora.

DOAÇÕES

Trata-se de um projeto alternativo de incetivo á leitura que merece todo apoio e incentivo da comunidade patrocinense.

Sobre a importância da leitura? Ora, Deixemos que Humberto Eco fale: "A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional."
 

As doações de livros podem ser entregues na Sorveteria Boca Gelada ou entrando em contato com o organizador do projeto em Patrocínio, Flávio Reis pelo watts 988649786