Verde. O Município é desprovido dele. A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que só em Minas há 225 cidades à frente. E o pior, Patrocínio é superada por quase 200 municípios ou menores ou mais pobres. Mas o cenário mudará em muito breve. Quem garante é o ambientalista Alan Guimarães Machado, pertencente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
DOZE MIL ÁRVORES! – Pelo seu projeto Viveiro Florestal, a Prefeitura plantará Ipês de diversas variedades na cidade, tais como Ipê Roxo, Branco, Amarelo e Rosa. Aliás, segundo a página da Prefeitura no Facebook, já está plantando.
O CIDADÃO DEVE COLABORAR – Além do plantio pela Administração Municipal, os patrocinenses também podem plantar, independente da moradia do interessado (em ajudar a expandir o verde). Seja na área urbana, seja na zona rural ou seja nos distritos. Basta fazer um simples requerimento à Secretaria do Meio Ambiente.
COMO FUNCIONA – Esse projeto é financiado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, oriundos de multas e compensações ambientais. Ambas, mais do que justas. As mudas estão à disposição de todos no Horto Municipal (não esquecer de apresentar o requerimento). A Secretaria do Meio Ambiente também orienta aos cidadãos sobre qual a melhor espécie para ser plantada, por exemplo, nos passeios (visando a não os danificar).
PALAVRA DE ALAN – “Somente nas avenidas de Patrocínio, o plantio deve aproximar de 3.000 árvores.” Embora o levantamento ainda esteja em pleno andamento, pois inclui as praças também, a notícia é a mais alvissareira dos últimos quarenta anos, tratando-se de plantio de árvores. Pela notícia no Facebook, a repercussão é bastante positiva na comunidade.
BONDADE DE ALAN – “Luiz, esse Projeto Florestal é baseado na “Primeira Coluna”, nas reivindicações e observações do Eustáquio de que Patrocínio tem pouco verde.” Palavras de Alan Machado ao jornalista Luiz Antônio Costa.
EXAGERO DE ALAN... – Embora a querida cidade mereça devido à sua carência verde, esse diálogo foi assim concluído: “... Luiz, passe a notícia do Facebook para o Eustáquio. Isso é homenagem a ele, pelas observações que faz, sempre lembrando das necessidades de Patrocínio. A semente dele (Eustáquio) foi plantada... e nós estamos a colocando no chão...”
VERDADE PURA – Pela revitalização verde de Patrocínio, palmas para Alan Machado e equipe. E para a gestão do prefeito Deiró. Além, quem merece palmas também, é o IBGE. O alerta disso e de outras fragilidades de nosso Município está lá. Basta explorá-lo. E tem as virtudes também, que são maioria, dentre todas as variáveis disponibilizadas pelo IBGE.
O DESALENTADOR A SER VENCIDO – Segundo o IBGE, Patrocínio tinha 79% de arborização em vias públicas, no último censo. Parece satisfatório, mas não o é. Porque há 225 cidades mineiras em melhores condições. Até na microrregião polarizada por Patrocínio, que é constituída por onze municípios, quatro deles ganham de Patrocínio quanto ao verde.
PATROCÍNIO EM COMPARAÇÃO COM OUTRAS CIDADES – Nessa microrregião de Patrocínio, Monte Carmelo dá um show nos patrocinenses, com 88,6% de arborização nas vias públicas. As outras cidades à frente são Coromandel, Douradoquara e Grupiara.
MAS... COMPARANDO COM AS GRANDES CIDADES – No Triângulo-Alto Paranaíba, todas as cidades de maior polarização superam Patrocínio na questão verde até com tranquilidade. O IBGE registra, por exemplo, Uberlândia (95,2%), Araguari (92,4%), Uberaba (90,7%), Ituiutaba (91,7%), Araxá (81%) e Patos de Minas (80,2%). O percentual de Patrocínio é 79%. Portanto, bem na “rabeira” das maiores cidades da região.
FÁCIL CONCLUSÃO – Como Patrocínio cresceu (muitas vezes, mais que a maioria das cidades), e não houve programas de plantio de árvores até agora, a situação do Município se tornaria mais precária ainda no próximo Censo (provavelmente, em 2021 ou 2022). Felizmente, a Secretaria de Meio Ambiente entendeu. E partiu para o trabalho. Trabalho necessário e difícil. Com isso, Patrocínio melhorará a sua performance verde.
A OBRIGAÇÃO DO MORADOR – A Secretaria de Meio Ambiente está plantando. Cabe aos patrocinenses colaborar nos cuidados das mudas (proteção, aguar quando necessário, pelo menos). Caso queiram, plantar também. Sem dúvida, a querida cidade melhorará o clima e ficará mais bela e agradável.
REGISTRO – O Rotary Brumados dos Pavões, por outro lado, empreende a sua Campanha Ambiental. Em parceria com o DAEPA, ela (campanha) abrangerá as nascentes que sustentam à cidade. Palmas.
Primeira Coluna publicada também na Gazeta de Patrocínio, edição de 12/12/2020.