# Milton Magalhães

Nossa Coluna Semanal..

5 de Maio de 2019 às 10:12

EXEMPLO REAL

O reino de Salomão foi dos tempos bíblicos, o mais rico em cultura, progresso e economia. Sua fama era ouvida por todos os povos da época. Apesar do progresso de seu reino, ele preocupou-se com a questão ambiental. Estudando cada detalhe, investigando atentamente a natureza. Fico impressionado: Discorreu a cerca das plantas, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede. Também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes”(1 Reis 4:33). Veja que exemplo: “Fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda espécie de fruto. Fiz tanques de águas para com eles regar o bosque em que reverdeciam as árvores” Com este gesto há quase 3.000 anos, Salomão nos dá o exemplo de cuidado ambiental. Portanto, dizer que é cristão e não se preocupar com o meio ambiente é se desalinhar totalmente da vontade de Deus.


É DISTO QUE FALO:

Da facilidade para se cortar uma árvore em Patrocínio; da dificuldade para se plantar outra depois...Veja esta, sendo abatida aos poucos. Perto do Lions Clube Lilia Brandão..

 

CHAGOU ÁS MINHAS MÃOS

 Tive a honra de receber das  mãos do Vereador Thiago Malagoli a "MOÇÃO DE APLAUSOS, PELOS  35 ANOS DE MILITÂNCIA NA IMPRENSA PATROCINENSE" . Congratulação esta que teve o vereador como autor, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da Câmara Municipal de Patrocínio... Estou extremamente feliz.Um marco áureo em minha vida. Lembrando que foram 25 anos no Jornal de Patrocínio (quem primeiro abriu as portas e acreditou em nosso trabalho); e completei 10 como colunista na Gazeta de Patrocínio..Passei também pela Revista Presença e assino um Blog no Patrociniooline, há 11 anos...Obrigado, Thiago Malagoli, tenha certeza: Meu Nobel da Paz!

 

“RECONHECIMENTO PÚBLICO

Hoje (30), tive o prazer de entregar uma Moção de Aplausos ao colunista Milton Magalhães, por 35 anos de militância na imprensa patrocinense.

Seja através do JP, Revista Presença ou Jornal Gazeta, Milton Magalhães sempre faz uma leitura importante de nossa realidade, na medida em que não pratica nenhuma cor partidária, mas tem posições contundentes a favor de causas e ideias.

Com isto a leitura de sua coluna é obrigatória para quem pretende compreender os meandros da sociedade e da política de nossa Patrocínio, sendo, portanto, um grande cidadão e merecedor de reconhecimento, respeito e aplausos. “-

(Thiago Malagoli, via Redes Sociais. Foto: Priscila Morais)CLUBE DO TRABALHADOR

Ou, Centro de Atividades do Trabalhador- CAT, está no papel desde 1992.

Prefeito, vai, prefeito vem, e o Clube do Trabalhador, neca!

 

SERENATA PARA O DIA DAS MÃES

A Profª de MARIA DO ROSÁRIO DA SILVA, carinhosamente conhecida como TUCA,  se dispõe a fazer  SERENATA PARA O DIA DAS MÃE. Valor 100 reais com cartão e bombom. Tuca, encanta pelo talento e humildade; possui  bela voz, excelente repertório  e carisma. Vai por nós,  contrate.  Homenagem inesquecível.

 

UM POUCO DA TUCA

Conheça um pouquinho do trabalho musical de  Maria do Rosário da Silva -Tuca, por ela mesma: “Eu tão pouco sei mas agradeço imensamente a Deus pelos dons que Ele me deu A cada dia Deus me usa e me capacita para levar alegria, esperança, amor, cura, coragem, certeza e vida através do meu cantar e do meu tocar. Me levando em hospitais, missas, asilo, escolas ,creches, Cufa, Curso de gestantes AVP, grupos de canto, Escola Canção e Vida, grupo de canto Gerações e aos meus alunos especiais meus idosos. Lindo é ver nos olhos de cada um a alegria e o conforto que a música trás num leito de hospital, em um momento de festa, em momento de luto. Dou sempre o meu melhor e deixo um pouquinho de Deus em cada canção pois só Ele Deus conhece o coração de cada um e sabe onde precisam de cura de serem tocados. Obrigada a cada um de vocês que sempre está curtindo, apoiando e acreditando em meu trabalho isso é como um carinho no coração ? da gente. AGRADEÇO A DEUS QUE MESMO NO MEU NADA ME AGRACIOU COM ESSES DONS VINDO DO CÉU.  EM TODO TEMPO DEUS É BOM!"

 

OU...NENHUMA NOTA?

João Amoêdo, Presidente do Partido Novo, descreve o comportamento da “Velha Midia, diante de um novo jeito de se fazer politica”:  “Romeu Zema é o primeiro governador de Minas a não morar em palácio: NENHUMA NOTA.

Realizamos processo seletivo para as secretarias de Minas, sem indicação política: NENHUMA NOTA.

Cortamos metade das secretarias em Minas: NENHUMA NOTA.

Zema devolve o salário: NENHUMA NOTA.

Empregos em Minas crescem em março enquanto no Brasil diminuem: NENHUMA NOTA.

Fizemos processo seletivo para os candidatos em 2016 e 2018, diferente dos demais partidos: NENHUMA NOTA.

Amôedo prossegue: “NOVO não utiliza fundo partidário: NENHUMA NOTA.

Elegemos 8 deputados federais, 12 deputados estaduais e o governador de Minas Gerais sem um centavo de dinheiro público: NENHUMA NOTA..

Todos os eleitos cortam assessores, privilégios e são os mais baratos na Câmara Federal, nas Assembleias estaduais e nas Câmaras Municipais: NENHUMA NOTA.

O vice utiliza o helicóptero em um domingo para um voo a trabalho: é igual aos demais”

 

COOXUPÉ

 Com mais de 85 anos de história, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda) iniciou suas atividades em 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. A mudança aconteceu graças à sensibilidade dos primeiros cooperados às carências regionais. Naquele ano, a organização passou a ter a produção de café como seu principal produto. Logo em seguida, em 1959, a cooperativa já exportava seu café pela primeira vez.

Atualmente a Cooxupé possui mais de 14 mil cooperados - 95% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxílio na produção e de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise de folhas e solos, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.

 

EM PATROCÍNIO

Existe um posto de atendimento da Cooperativa Cooxupé, recentemente inaugurado.  Mas, por enquanto, é apenas um  núcleo de atendimento diante da potencialidade da empresa. É preciso dizer que  com certeza a marca Cooperativa do sul de minas,  está sendo bem representada aqui na terra do café. Na pequena estrutura, que se nota, com certeza, agentes qualificados da empresa e  as  operações disponibilizadas pela gigantesca cooperativa, estão disponíveis aos clientes no município. Espera-se em Patrocínio - “Capital do Café” ,  que a cooperativa, agende  investimentos em Complexo de Armazenagem e Indústrias de seus produtos. Obviamente que seja viável para a empresa e gere  emprego e renda  para o nosso município.  Endereço da  Unidade da Cooxupé em Patrocínio: Av. Gal. Astolfo Ferreira Mendes, 668
Morada do Sol.  

 

CAPINANDO SENTADO

João Guimarães Rosa disse que no sertão fala-se a língua de Dostoievski (Russo); Flalbert (França) e Goethe (Alemão), por que o sertão é o terreno da eternidade, da solidão, onde o interior e o exterior não podem ser separados” “- O sertão está em toda parte: Está dentro de nós.” Dizia, Riobaldo. Nasci na Localidade de  Barra do Salitre) aprendi a reverenciar as coisas simples (mas não comum) da existência. Adorava minha Vò- Mãe- Badia e seu jeito espirituoso de falar. Seu cabedal de gírias sertaneja me fascinava. Por exemplo, quando as coisas estavam “custosas” para o lado dela, dizia que estava capinando sentada. ”Capinar sentado” Imagine que tarefa hilariante.

 

“SÓ ISSO QUE SUA ROÇA DEU?”

Quando fazia minhas travessuras e me achava o príncipe do ôco da imbaúba, Vó- Mãe- Badia, com aquele inseparável lenço de seda e o brinquinho de ouro, colocava-me no lugar com uma de suas pérolas: “Hê,Hêêê! Só isto que sua roça deu?  ”Era formidável. Hoje, quando contemplo o progresso de nossa cidade, sou levado o parafrasear minha Vó, Nós patrocinenses estamos “capinando, capinando, mas, assentados”. A imagem é perfeita. E se alguém ver surto de desenvolvimento por estas plagas, vamos ser sinceros e por os pingos nos is:
 ”Só isto que sua roça deu?”

 

CAMINHO DO  MEIO

Na questão de segurança pública , o se você lê alguns jornais.com.br, parece que em Patrocínio só se rouba, mata e alguns vão presos. Rouba, mata e alguns vão presos. Se você lê outros virtuais local, parece que em Patrocínio atingimos o Nirvana absoluto. Ninguém, rouba, ninguém mata. E questões  política, se você lê alguns comentários, ou acompanha alguns vídeos  que rolam na Rede, parece que o Governo Deiró, já resolveu - ou está resolvendo todos os problemas de Patrocínio- todos; Se você lê certos comentários, ou assiste outros  vídeos, parece que o Governo Deiró, é o mais incompetente e corrupto que já passou pela prefeitura de Patrocínio.  Somos um povo totalmente sem problemas. Falta coerência aí. Falta o caminho do meio. ( Caminho do Meio é um conceito budista milenar. Nele, o indivíduo encontra total equilíbrio e controle sobre seus impulsos e comportamentos diariamente.)   

Nem um extremo, nem outro. É só dizer que pau é pau e pedra é pedra.

 

DIA DO SERTANEJO

 Dia do Sertanejo começou a ser comemorado a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Assim, foi criado o “Show Sertanejo” no dia 3 de maio de 1964, quando o “Marechal da Música Sertaneja”, Geraldo Meireles, propôs que todos os sertanejos passassem a se encontrar anualmente em aparecida nesta data, para celebrar a música sertaneja. Parabéns para a Rádio Aparecida, por esta iniciativa. Eis a  viola, maior símbolo do sertanejo raiz.