Quem celebra nova idade neste dia 11/05 com muitos motivos para comemorar é o Patrocinense/Prudentino PAULINHO CONSTANTINO. Poucos possuem uma história de vida tão rica e inspiradora. O pai, Sr. Joaquim Constantino, ficou viu de Dona Ana Jacinta, muito precocemente. Para se ter uma idéia, Ildeu, com 10 anos; Nenê, 08; e ele, Paulinho, 05. “Foram tempos difíceis e muito tristes para a minha família” . “Até a idade de quatorze anos meu pai foi pai e mãe”.
O pai era um desbravador nato, comprou terras nas imediações de Celso Bueno, Construiu um rancho de capim onde morava com os filhos. A família trabalhava duro dia e noite na extração de lenha a qual vendiam para estrada de Ferro (R. M.V)...(Mais detalhes deste período, aguardem posteriormente comentaremos uma correspondência histórica entre os compadres e amigos Rondes e Paulinho)...
Todo o período escolar, de Paulinho, foi realizado em Patrocínio. O curso primário foi feito no Grupo Escolar João Beraldo, o secundário no Ginásio D. Lustosa e Escola Técnica de Comércio Padre Mathias. Em Patrocínio, participou de vários movimentos, principalmente estudantis, esportivos e comunitários. Jogou no lendário time do Colégio Dom Lustosa. E se ele tivesse sido Prefeito de Patrocínio?
Até os 21 anos de idade foi um dos pioneiro na locução esportiva do Sistema de Rádio Difusora de Patrocínio, dedicando-se depois à pecuária, agricultura, comércio e transportes. O desejo de ajudar ao próximo levou para a política. Muito jovem foi candidato a vice-prefeito de Patrocínio na chapa do saudoso Alaor de Paiva. Foi colaborador ativo na gestão de Enéias Ferreira de Aguiar, e o idealizador e construtor do Estádio Julio Aguiar.(Sem dinheiro da municipalidade)
Deixou Patrocínio numa ensolarada tarde do dia 23 de julho de 1967, indo para Presidente Prudente.SP.Adquiriu naquela cidade , com um grupo de amigos, parte das ações da Empresa de Transportes Andorinha. Sempre praticando responsabilidade social, muito antes do tema ser modismo. Ocupou o cargo de diretor da APAE, entidade à qual dedicou todo o seu esforço na construção de sua sede educacional. Além da Empresa de Transportes Andorinha, Paulo Constantino também é acionista de várias empresas de transportes em outros estados brasileiros.
Como político, foi duas vezes prefeito de Presidente Prudente, conquistando a maior vitória eleitoral da história daquela cidade em uma dessas eleições. Revelou-se um dos maiores administradores da história de Prudente, tendo exercido dois mandatos administrativos.
Seu governo transformou aquela cidade Paulista, numa cidade moderna, limpa, com indústrias, moradias, escolas, creches, segurança, saneamento básico, esporte e lazer. Para bem dizer, foram 80 anos em 8. Deixou o cargo com 92,75% de aprovação e até hoje, vinte e tantos anos depois, ainda é aclamado por sua gestão dinâmica.Conhecido como “O Homem Que Pensou Prudente”.
Paulinho é casado com a estimada patrocinense, MARIA AUXILIADORA DE FREITAS, tendo seis filhas, Lucimara, Maraluce, Ana Lúcia, Íris Marta, Deise e Luciene. Receba, nesta data querida, os Parabéns, de seus amigos e admiradores de Patrocínio, sua cidade natal.
VIDA QUE MERECE SER CELEBRADA!