Não sei se você acompanhou na programação da rádio Difusora de Patrocínio um breve balanço social da EXPOCACCER (Cooperativas dos Cafeicultores do Cerrado), mostrando resultados da CAMPANHA NATAL DOS SONHOS, 19° edição. Trata-se de uma campanha, já consolidada no calendário da cooperativa. E se tornou um dos maiores movimentos de solidariedade no município.
Segundo os organizadores, neste ano, entre outros resultados que não tomei nota devidamente, foram arrecadado 2. 000 T. de alimentos; cerca de 200 cestas básicas, foram distribuídas á diversas entidades assistenciais no município.
Em meio a divulgação do resultado, um detalhe chamou muito a minha atenção. A empresa fez questão de divulgar que, a INICIATIVA DA CAMPANHA foi de Renan (um ex- colaborador da empresa) há 19 anos. É digno de elogios que a empresa, depois de tantos anos, dá os devidos créditos ao humilde e antigo colaborador, que pedalou muito, até seu trabalho de formiguinha receber o gigante abraço da cooperativa.
Pois bem. Temos o privilégio de ter em nosso arquivo uma foto do autor da iniciativa e sua graça é: RONAN CUNHA BORGES.
Atualmente, aquela simples ideia do Ronan, se consolidou, fixou no calendário de responsabilidade social de empresa, ganhou credibilidade, virou tradição, ganhou corpo, marketing inteligente, sobretudo, forte envolvimento e apoio dos colaboradores, cooperados, diretoria, conselheiros e as diversas empresas que confiam na tradicional iniciativa. Os resultados nos dias de hoje foram centuplicados. O slogan NATAL FELIZ se tornou hoje, NATAL DOS SONHOS.
Há alguns anos conheci, pessoalmente, Ronan. Necessitei de alguém para pulverizar de herbicida o meu quintal, pois como bem diz Guimarães Rosa:"A colheita é comum, mas o capinar é sozinho". Não me dou bem no cabo da "sem graça ". E cadê amigos pra uma empreitada desta.
E como tinha a referência de uma pessoa, entrei em contato. Rapidamente um senhor de nome Ronan, mais ou menos 40 anos, aparece. È ágil, objetivo, sem delongas, foi direto no empreito. Termina o trabalho me dá garantia do que fez. Acertamos o valor combinado, mas ainda não o deixo ir embora. Quero conversar. Sou um apaixonado pelas histórias das pessoas. Ronan, não ia sair da minha casa sem que lhe conhecesse mais.
O moço que deixasse a pressa de lado, tinha mais um trabalho pela frente: Responder as minhas perguntas e perguntar o que quisesse, enquanto saboreávamos um cafezinho.
Conversa vai, conversa vem, soube, sem disfarçar a satisfação, que estava diante do PULVERIZADOR DA SOLIDARIEDADE, DA EXPOCACCER: RONAN CUNHA BORGES. (Que na época atuava como vigilante noturno na empresa.)
Homem extremamente simples. Pai de três filhos jovens, todas as dificuldades inerentes a um brasileiro de baixa renda. Não escondia sua ira justa contra os políticos corruptos, mas não perdia a fé no futuro.
Trabalhador aguerrido, adorava plantar. Cuidar da terra. Tanto que quando trabalho na cooperativa, cultivou um canteiro de verduras, para o pessoal da empresa ou quem mais quizesse. Lutava para ter um pedaçinho de chão para chamar de seu. (Salvo engano, até já conseguiu através de um assentamento popular implantado no município.)
Uma cena jamais esqueci: Seus olhos brilhavam quando o assunto era solidariedade. ( Sendo que ele próprio e sua família estava na cara que careciam de muitas coisas para sobrevivência)
Soube que sempre teve uma idéia na empresa para ajudar quem ali precisava mais do que ele.
Véspera da campanha de natal, gastava energia, tempo e paciência percorrendo as ruas cidade em sua bicicleta vermelha, recolhendo donativos para a campanha, que na época, timidamente começava.
Hoje não sei por onde Ronan, mas sei que Deus lhe deu um coração solidário, que Ele vai sempre recompensá-lo e sustentá-lo onde estiver.
E parabéns à EXPOCACCER por esta sensibilidade social, pela humildade de citar o nome autor da campanha.
Poucas empresas- diria, pouquíssimas - procuram ouvir seus colaboradores, como Ronan, foi ouvido naquele "plano maluco de ajudar os menos favorecidos ." Em síntese: Existe poucos Ronans no mundo, por que quase não existe Expocaccer, acreditar e creditar uma simples ação solidária.
Não por acaso, a marca EXPOCACCER, está lá no topo, entre as gigantes do agronegócio brasileiro. Comercializam por ano 1 milhão de sacas dos melhores cafés da Região do Cerrado mineiro, com destino aos cinco continentes, para mais de 30 países. Precisa dizer mais?
Aqui me lembrando da frase lapidar do general maximus transformado em Gladiador, no filme do mesmo nome:
" O que fazemos em vida, ecoa na eternidade"