O SABER DO AMANHECER
A Secretaria Municipal de Cultura de Patrocínio, realizou recentemente o concurso de fotografia: “BENS TOMBADOS: OLHAR EM PRIMEIRO PLANO”O fotógrafo CARLOS HENRIQUE DA SILVA, participou com esta imagem de encher os olhos. Não foi a vencedora, mas foi uma das que o público da internet mais curtiu. Carlos, disse-nos que amou participar: “Fiquei sabendo que iria haver o concurso de fotografias “Bens Tombados: Olhar em Primeiro Plano”, através de minha noiva. Como já trabalho com fotografias, resolvi seguir a dica e participar. O concurso surgiu em um momento em que as árvores das praças estavam bonitas e floridas. Assim, optamos por registrar a Escola Municipal Honorato Borges, que contemplava uma bela vista por detrás da árvore tão viva. Então, bem cedo cerca de sete da manhã, fiz o registro da escola, emoldurada pela árvore, que tinha as luzes do nascer do sol destacando as cores de suas folhas. Daí veio o nome da foto: “O SABER DO AMANHECER”. Fui no dia certo, pois, na outra semana, todas as folhas da árvore já haviam caído. Bom, minha foto não foi escolhida pela comissão julgadora, mas, já é e grande valia poder colaborar com o registro de bens tombados de Patrocínio, que por sinal, merecem ser lembrados, conservados e registrados. Boa sorte a todos os participantes que, agora estão sendo avaliados pelo público da cidade na página do Facebook da Secretaria Municipal de Cultura de Patrocínio-MG” (Carlos Henrique Fotógrafo)...As palavras,faltam..Seja bem-vindo Setembro!
FERTILIZANTES EM ALTA
A demanda global por fertilizantes deve alcançar 200 milhões de toneladas até 2021, ante 182 milhões de toneladas atualmente, disse recentemente a diretora-geral da Associação Internacional de Fertilizantes (IFA, na sigla em inglês), Charlotte Hebebrand, durante evento sobre o setor em São Paulo. Segundo a executiva, o consumo desses insumos mundo afora deverá crescer 1,5 por cento ao ano até 2021, enquanto a oferta tende a aumentar mais de 2 por cento ao ano no mesmo período. Ou, seja, o mercado sinaliza. É o momento do “Projeto Patrocínio” sair do papel. Segundo levantamentos divulgados pela Vale a mina de fosfato no município de Patrocínio, tem capacidade para produzir 2,2 milhões de toneladas anuais, com vida útil estimada de 100 anos. A indústria terá capacidade para 600 mil toneladas por ano de ácido fosfórico.
SEJA BEM-VINDO A PATROCÍNIO, VALE! (MAS)
Pedimos tanto que nossas autoridades convidem os executivos da Vale/Mosaic, para visitar Patrocínio e recepcioná-los com toda cordialidade, em seguida, instituir no governo municipal uma assessoria qualificada, que fale a linguagem do universo corporativo, para cuidar da instalação do projeto no município. Idenização justa aos proprietário de terreno. Inclusive a formação de mão de obra local, antes que ocorra um "êxodo da mineração". É DIÁLOGO. É REIVINDICAÇÃO INTENSA, FIRME, MAS CORDIAL.Um levante imbatível, envolvendo todas as lideranças do município e representações políticas e a nação patrocinense em peso, falando a mesma língua. Solicitando a volta do projeto original, o qual previa a construção de um complexo industrial químico em Patrocínio. E o tal investimento no valor de R$ 2 bilhões e geração de 1.500 empregos diretos..Nós, que sempre dissemos: “SEJA BEM -VINDO, VALE/MOSAIC!”, acrescentamos: “VALE/MOSAIC!”, ENTENDAM O NOSSO LADO”: Esse projeto envolvendo Araxá, é TERRIVELMENTE DANOSO AO FUTURO DE PATROCÍNIO...
PALAVRA-CHAVE
A palavra chave é parceria, reciprocidade, convergência, nada menos do isto em um negócio previsto para durar... 100 anos...
NEGOCIADOR
Indico, que, para este bom diálogo, entre o MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO e a VALE/MOSAIC, Deputado e Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) patrocinense, SILAS BRASILEIRO. Sabe dialogar com diplomacia É capaz de falar de igual para igual com o Presidente do Conselho da Vale/Mosaic. É discreto, respeitoso, inteligente, íntegro e ama Patrocínio...
ISTO NÃO PODE ACONTECER
Como se vê anexo, a Vale/Mosaic celebra um ano de atividade no município de Patrocínio. A solenidade deu-se no dia 29/08, no auditório da ACIP. Pergunto: "Evento aberto ao público", mas quantos tomaram conhecimento antecipado desta importante reunião? Pelo visto, quase ninguém. Isto não pode acontecer. Esta empresa é importantíssima para a cidade e a cidade é importantissima para a empresa. Defendo uma relação transparente e de respeito mútuo. A Vale é uma empresa global com identidade sólida, confiável por suas práticas sustentáveis mundialmente reconhecidas. Não será em Patrocínio Minas, que vão "pisar na bola". Aqui reside um povo ordeiro, trabalhador, civilizado e inteligente. A empresa é bem-vinda ao município, mas não pode continuar, faltando com a palavra, anunciando uma coisa e fazendo outra. Assinar protocolo de intensão até com o Governardor do estado e mudar uniteralmente todo o projeto. Minério retirado em Patrocínio e beneficiado em Araxá, dói até a alma saber disto. Agora, comemora um ano, acanhadamente convida meia de duzia de pessoas para celebrar...Que decepção!
JOIA DO ALTO PARANAÍBA
Atentem para o quanto a nossa cidade é magnífica em todos os aspectos. Gostaria até de sugerir que Patrocínio recebesse o cognome de "Jóia do Alto Paranaíba" Fica-lhe bem o título, pois a história de Patrocínio é singular. Encanta e fascina pela sua diversidade, seus valores, sua cultura, sua religiosidade e seu rico potencial turístico (inexplorado). O que mais encanta em Patrocínio, são as pessoas. Exemplares humano de rara grandeza. Uma cidade não é só concreto e asfalto, são as pessoas. Por trás de cada instituição ou entidade tem sonhos, suor e sacrifício de uma equipe de pessoas... seres humanos. Por isto meu partido aqui, foi e sempre será: Patrocínio.(Foto Prefeitura de Patrocínio)
REVERÊNCIA E GRATIDÃO
Ao senhor Jacinto Bernardes Dias e sua esposa Iveta do Carmo Dias, juntamente com seus filhos Luiz Henrique Bernardes, Paulo Roberto Bernardes, Marco Antonio Bernardes, José Eduardo Bernardes e Carlos Antonio Bernardes e respectivas noras, o agradecimento de Patrocínio e região pela trajetória de trabalho da família, gerando emprego e renda e exemplo de trabalho social. E como são discretos e humildes.
NÃO FICOU CLARO
De uma hora para outra, Prefeito Deiró Marra reúne a imprensa local e anuncia, João Batista Lopes - “João Grandão”, como novo Secretário Municipal de Esportes e Lazer, no lugar de lvanderlei Silva Santos - “Deley Despachante” . Este foi para a Coordenação de Relações Institucionais e Políticas da Prefeitura Municipal. Não ficou claro. Deley, vinha fazendo um belo trabalho. Era todo apoio ao novo projeto do CAP.
A gente nunca sabe o que realmente acontece nos bastidores do poder.(Foto Rádio Difusora)
VEM AÍ O FESTIVAL LIVRO NA RUA
(foto: Orlando Bento) Nos dias 01, 02 e 03 de setembro as livrarias de Belo Horizonte vão abrir a porta e ocupar a Rua Fernandes Tourinho, na Savassi, a rua mais literária da cidade. O primeiro festival em Minas Gerais dedicado exclusivamente às livrarias quer reunir na rua todas as pessoas que vivem diariamente a literatura. Levar a literatura para a rua não é apenas uma forma de preencher o espaço que transitamos todos os dias. Estamos falando de poesia e de uma nova experiência coletiva que é enriquecida pelos significados simbólicos que a rua tem para cada um... O evento acontecerá na Rua Fernandes Tourinho, entre as Avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, na Savassi.
PIQUE FORTE
O Secretário de Trânsito,Transporte e Segurança, ALCIDES DORNELAS, vem fazendo o bom trabalho à frente da pasta, mas não descuida da saúde. É sempre visto pelas ruas da cidade correndo bem de manhãzinha. E está em forma. Recentemente participou da Meia Maratona do Rio de Janeiro 2017. Ficou em 1315 no meio de 27 mil participantes.
No próximo final de semana. (03/09) " 3ª Caminhada de Rua do Rotary Club Novas Gerações" Alcides disse: Uma ótima oportunidade para quem quer iniciar a participação nas corridas de rua.
Além de apoiar nos Projetos Sociais do ROTARY CLUB?"
CULTURA E ARTE POR TODA PARTE
A que se reconhecer que a Secretária Municipal de Cultura, ELIANE NUNES, tem feito um belo trabalho na direção da pasta. Formada em Educação Artística, com ênfase em música, na Universidade Federal de Uberlândia, não caiu de paraquedas no cargo. Entre outros, foi diretora da Escola Municipal de Música e a transformou em Conservatório Municipal de Música. Inclusive criando o Projeto Sou Mais Som, que chegou atender quase 1.000 crianças nas escolas do município. E o projeto “Nossa Terra Nossa Gente”, primeiro palco do cantor Lucas Lucco. Seu mote como candidata a vereadora era “Cultura e arte por toda parte”. Vira e mexe a Secult, apresenta um novo projeto, uma nova programação. Muitos não reconhecem, mas, cultura não é despesa. É dever constitucional. É direito humano fundamental.
PORTE DE ARMA PARA ADVOGADOS?
Projeto de Lei n. 704, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional, de autoria do Deputado Ronaldo Benedet, (PMDB) que inclui dispositivos na Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB), autorizando o porte de arma aos advogados. Atualmente, de acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), o porte de arma para civis é proibido em todo o território nacional, salvo em casos específicos, como o de profissionais em atividade de risco ou pessoas que vivam sob ameaça constante a sua integridade física. Magistrados e membros do MP tem esse direito. Um dos motivos para essa alteração na legislação sobre o desarmamento é que a atividade exercida pela advocacia vem se tornando temerária, com riscos para o profissional de Direitos, o magnata da Microsoft e o homem mais rico do mundo, por exemplo, dedica-se a um livro por semana...Voce é a favor?
"..FUJA DESSE ESPÍRITO DE MANADA..
Pra viver de verdade, pensando, repensando a existência, para que ela
valha a pena, é preciso ser amada(o), e amar, e amar-se. Ter esperança, qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem humilhar. Entregar-se sem renunciar a si mesmo e a possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a apena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E no mínimo que a gente seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer".(Lya Luft)
FRASE DA SEMANA
Dia destes, o Superintendente do DAEPA, Wanderley Marra, sendo entrevistado pelo Renato de Oliveira, nos microfones da Rádio Difusora, disse uma frase que calou fundo e não pode ser entendida como um risco n'água: “Se eu pudesse fecharia os registros e deixaria o Morada Nova com água e alguns bairro sem para que todos pudessem sofrer igualmente” .
Espera-se que o pessoal que varre as calçadas com água tratada, receba a indireta, sem precisar desenhar. (Foto Asscom Prefeitura)
PATROCÍNIO
“Altiva, elegante e progressista, Do Alto Paranaíba - a mais bela... Quanto orgulho eu tenho de você, Terra querida de meus avoengos e pais. Você minha Vila e cidade de vários nomes: Salitre, Catiguá Caiapós e Brumados dos Pavões! Sinceramente, Sinto-me contente Em exaltar neste poema tosco, a minha decantada e risonha Terra Mel Rangeliana, A Vila e Cidade de Patrocínio!” (Sebastião Elói)
EX-DEPUTADO PAULO PEREIRA
contemporâneo nosso precisa ser reverenciado e seu valor e sua importância reconhecidos na história de Patrocínio. DR PALUO PEREIRA. Foi chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de Minas Gerais. Eleito Deputado Estadual. Constituinte Mineiro.
Só para citar algumas obras, o asfalto Patrocínio/Perdizes, foi sua gestão.O Parque de Exposição Brumado dos Pavões, também foi fruto de seu trabalho.Quando candidatou-se a prefeito, Patrocínio perdeu não o elegendo. Dr Paulo Pereira, se recolheu da vida pública, com a dignidade de um lord.
Sempre recatado, amável, distinto, sensato e honesto.
Quando penso em um político exemplar, é de Paulo Pereira que me lembro.
COISAS SIMPLES
“Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida." - Sigmund Freud