Para leitores de bom fôlego: Curiosidades, bairrismo, caraminholas, tutaméias e atitudes. Um olhar sobre Patrocínio(Foto Melva):
1 - Agende ai, inauguração da Mercearioteca. Projeto de incentivo á leitura idealizado pela escritora, jornalista e editora, Leida Reis, patrocinense que reside em Belo Horizonte há 30 anos. A primeira unidade da Mercearioteca fora da capital será instalada na sorveteria Boca Gelada, em Patrocínio – Agende: será dia 20 de maio às 16hs.
2 - Saber com orgulho que um grupo de irmãos da família Borges, há 30 anos iniciou com uma pequena farmácia em Patrocínio. Hoje conta com mais de 475 colaboradores, entre os quais, mais de 54 farmacêuticos, divididos em vinte lojas nas cidades de Araxá, Carmo do Paranaíba, Monte Carmelo, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Uberaba e Unaí.
3 - Ao ser citado, por ai na onda denuncista, como eventual beneficiário de doações irregulares em campanhas eleitorais, o patrocinense, ex-vereador em Beagá,Tarcísio Caixeta, solicitou sua exoneração do cargo de Diretor de Inclusão Digital da Prodabel, Empresa de Informática e Informação em Belo Horizonte. Caixeta, ressaltou que suas campanhas eleitorais foram realizadas em estrita obediência a legislação eleitoral vigente à época. Tudo será esclarecido. Aqui em Patrocínio, creditamos piamente em sua lisura e integridade.
4 - Elogios rasgado vai para equipe da Cafeteria Dulcerrado. Pra onde, o patrocinense tem levado seus convidados. De mais. Sabor e aconchego num mesmo ambiente.
5 - Adquirir no espaço novo da cidade,“Cantinho da Roça", produtos artesanais, caipiras e Gourmet.Queijos, linguiças, carne de porco na lata, licores, doces, pimentas, manteigas, temperos, cachaças, defumados, farinhas, rapaduras, utensílio. Um empório batuta. Parabéns aos proprietário, Álvaro e Fabiana. Cesário Alvim,1551. Fone (34) 3517- 1717.
6 - Parceria de alto nível entre, Silas Brasileiro/Antônio Augusto Machado, há 13 anos edita com sucesso o “Prêmio Mérito Agropecuário”. A mais importante premiação do agronegócio mineiro. Para quem não sabe Antônio Augusto é filiado ao Comitê Nacional de Cerimonial Público, participou da direção do cerimonial do governo Newton Cardoso. Evento com a marca da excelência.
7 - Se admirar com o poder de realização da diretoria do Patrocínio Tenis Clube. Até a solenidade do concurso para eleição da Rainha do Café, edição 2017, que antes seria em outro espaço, foi com todo glamour, no PTC. De cinco anos pra cá o clube deu um salto de qualidade.
8 - Agradecer a Família Bernardão pelos mais de 70 anos de dedicação ao desenvolvimento de Patrocínio. Sempre acreditando e investindo no futuro de nosso município. Ali é trabalho.
9 - Ver que o ilustre ‘Menestrel Rangeliano’- Eustáquio Amaral, “Primeira Coluna” na Gazeta, sofreu a irreparável perda da esposa Irene, há 09 meses, continua com toda credibilidade. Sem dúvida, um dos mais ilustre e íntegro filho de Patrocínio. Obrigado por tudo que tem feito pela “SANTA TERRINHA”.
10 - Prazer é ler uma apologia a um amigo feita pelo Dr Wilson Veloso, alías, Fátima Machado já disse: “Quero vê-lo na Academia Patrocinense de Letras”. Não vai faltar apoio.
11 - Admirar um bando de passarinhos em algazarra, comendo no tratador em frente ao PTC.
12 - Saber que somente quarenta anos depois da passagem dos bandeirantes, Patrocínio se tornou um povoado. Saber também que somente quarenta anos depois que se criou a cidade, fundou-se o município. A letargia é meio cultural.
13 - Ainda verter uma lágrima pelas ex-empresas, Fama, Saiasi, Pitter e Minasilk...
14 - Saber, que ainda bem que o vereador patrocinense em beagá, Tarcisio Caixeta, homenageou o ex-deputado Expedito Faria Tavares com o nome de uma avenida na capital avenida. Além de deputado (3 vezes) Expedito Tavares foi vereador em Patrocínio, (há 50 anos) Secretário de Justiça.Em Patrocínio deram-lhe o nome de uma Penitenciária- “O cadeião”
15 - Ter uma foto inédita da cidade tirada a partir da Serra do Cruzeiro.
16 - Parar diante do pirulito da Av. José Maria Alkmin e perguntar: “Que pirulitão é este?” Não tem placa descritiva.
17 - Lamentar a perda do Sr. Sesostres, José Amorim, Sr. Alaor, Dr Hélio Furtado, Dr Gerson de Oliveira, Sr Diolando, Pedro Alves Nascimento, Sr. João Cunha ,Sr. Jorge Elias, Lincoln Machado, Zé Capitão, Marcelino , João Ricardo...
18 - Se encantar com a raríssima coleção de latas de Dona Toniquinha Borges. Nem a Nestlê, possue?
19 - Receber a Gazeta de Patrocínio em casa aos sábados bem de manhazinha. Recheada de novidades.
20 - Descobrir onde fica a Praça Carlos Pieruccett em nossa cidade e ir in loco, vê-la.
21 - Pensou em morar no novo Bairro Martin Galego, Rua Sebastião Eloi? ou Michel Wadhy, ou Paulo Sérgio Martins, ou Massilon Machado? ou Jussara Queiroz? ou Edgard Andrade Rocha, ou Adélia Prado, ou Guimarães Rosa? Olha a responsabilidade dos futuros moradores.
22 - Conhecer as estratégias de empreendedorismo de Maurício Cunha, que já presidiu o ACIP/CDL, dirige a Gráfica Real , é diretor da Gazeta de Patrocínio; Superintendente na Gráfica A3; constrói o Memorial da Imprensa em Patrocínio; é Presidente do CAP.
23 - Verter uma lágrima pelo Hotel Serra Negra, Ninho da Águia, Serra do Cruzeiro. Símbolos de incompetência.
24 - Lembrar sempre do médico e político Elidimar Bento. Dr Bento, foi vereador por dois mandatos, presidente do CAP, presidente local do PSDB, professor no curso de fisioterapia, secretário municipal da saúde, cidadão honorário patrocinense. Prestou relevantes serviços á comunidade. Não pode ser esquecido.
25 - Agende: O Lar da Criança promoverá no dia 21 de Maio o 9º Costelão na Brasa. A entidade atende mais de 80 crianças e adolescentes. Trabalho sério, basta dizer que o Jornalista Joaquim Correia Machado Filho é o atual presidente da entidade.
26 - Deparar-se com patrocinenses em longínquas cidades e abrir um sorrisão nove e quinze.
27 - Lamentar que a represa de Nova Ponte abrange os municípios de Santa Juliana, Patrocínio, Irai, de Minas, Serra de Salitre e Nova Ponte. Nenhum projeto turístico em conjunto.
30 - Lá pelo meados de Fevereiro, de férias, um tempinho a mais, marcamos um encontro de cortesia no gabinete do Vice- prefeito Gustavo Brasileiro. Foi só entrar na sala, já apareceu um assessor barbudinho do Deiró, lembrando o moço de uma certa reunião, que aconteceria logo. Não satisfeito, me parece que, ainda ligou de sua sala para reforçar o aviso dado. Pensei, moço apertado, que péssima essa minha. Meu desconfiômetro funciona bem, mas tinha um cafezinho que bobei em aceitar. Vazei logo.
31 - Se pegar de manhã pisando nas pedrinhas portuguesas, no calçadão da Av. Rui Barbosa, dizendo pra si, “não há no mundo lugar igual aqui”
32 - Crimes passionais, infelizmente, Patrocínio, traz alguns. Lá pelos anos 40, no Hotel Santa Luzia, seu proprietário, Santos Roquete, tinha um “caso” (não sei como se falava isto antigamente) com uma camareira. Hospedou no hotel um fiscal da Receita Estadual, que se engraçou com a moça. Foi descoberto e morto por ciúmes. O enterro passou na porta do hotel, lá estava tranquilamente o autor do crime. Logo o crime foi desvendado. Faleceu na prisão..
33- Apreciar as Palmeiras Imperiais, que se espalharam pela cidade e saber que vieram do Rio de Janeiro, para Patrocínio, por intermédio do Cel. Theodoro Gonçalves. Veja o valor de um gesto.
34 - Lembrar de uma frase do Sr Diolando Rabelo:“Neném Constantino pertence ao grupo de seres especiais que aparecem em nosso meio de séculos em séculos. O tempo em que com ele convivemos, aprendemos no dia-a-dia mais do que em nossas escolas.”
35 - Saber que a instalação da CEMIG em Patrocínio há quase 60 anos, foi o resultado intrínsecos de união de esforços de nossas lideranças da época. Não por acaso, repetimos aos nossos atuas políticos cabeças de bagres: União de força gera, progresso, gera luz.
36 - Relembrar que ante do ex-vereador José Reinaldo da Silva, entrar com uma representação na justiça, usava-se e abusava-se das cores de partidos políticos em publicidades da prefeitura. Hoje, somente usa-se as cores da bandeira do município.
37 - Imaginar que interessante saber que a primeira mulher a fazer exames para motorista na cidade foi Helena Salviano Brandão, boa curiosidade, porém o que mais nos intriga, a história não diz: o que fizeram com o seu esposo, prefeito de Patrocínio nos anos1938 40. Dr Vicente Soares. Mandato meteórico. Foi ele quem fundou a Santa Casa e a Biblioteca Pública do Municipal. O que ocorreu na sua deposição? Foi expulso da cidade? Houve covardia? Houve injustiça? O silêncio sepulcral...
38 - Ouvir uma sinfonia de pardais num final de na Praça Honorato Borges. Na terra que a gente ama tudo é música.
39 - Reverenciar, o ex-deputado Paulo Pereira, quem ajudou a elaborar a Constituição Mineira; lutou pela indenização dos proprietários dos terrenos submersos pela Represa de Nova Ponte, asfalto Patrocínio- Perdizes, construção do novo Parque de Exposições, Brumado dos Pavões...mas a imprensa da época, só falava no Deputado Romeu Queiroz.
40 - Lamentar que o Museu Nacional dos Transportes, que teve toda estrutura e acervo, transferido para São Bernardo do Campo, faria 10 anos em Patrocínio. Tinha parceria com a Petrobrás, Scania, Michelin, para cursos profissionalizantes.
41 - Esse Brasil de Temer, com cacuete de Messias, vive ás portas de uma convulsão social. O pais está uma zorra, uma esculhambação, uma bagunça, um redemoinho, um sorvedouro, uma enganação, uma babel, um circo, um fuzuê. Que moral tem essa caterva de calhorda para falar/fazer as reformas trabalhistas e da Previdência?.
Apesar de tudo de todos, como dizia a cançâo" esse país ainda vai cumprir seu grande destino.."