# Eustáquio Amaral

Patrocínio É Um Dos 20 Municípios Mais Desenvolvidos De Minas

13 de Agosto de 2018 às 17:48

Desenvolvimento. Falar um pouco sobre ele é um dos temas favoritos deste minifúndio de papel. Ainda mais quando a Santa Terrinha está envolvida. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal–IFDM é um estudo anual sobre a situação humana, econômica e social dos municípios brasileiros. É uma publicação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, agora com edição 2018 e base de dados 2016. A situação de Patrocínio é boa, porém tem diversos municípios da região no mesmo patamar ou até em situação melhor. Vejamos.

POSIÇÃO DE GALA – O IFDM é composto de três indicadores: educação, saúde e emprego/renda. No IFDM consolidado (juntos) dos três, Patrocínio se encontra em 18º lugar em Minas. E em 259º no Brasil. Considera-se uma colocação exponencial. Mas, é bom examinar o contexto regional objetivando avaliação bem conclusiva no quesito desenvolvimento no Triângulo.

OS VIZINHOS – Patos de Minas, quanto ao IFDM consolidado, é o campeão mineiro. Está em 1º lugar, seguido de Andradas, Poços de Caldas, Extrema, Lagoa da Prata, Uberlândia (6º lugar), Belo Horizonte (14º lugar), Uberaba (16º), Patrocínio (18º) e o bom vizinho município de Cruzeiro da Fortaleza (19º lugar). Portanto, em termos relativos de desenvolvimento, segundo o IFDM, Cruzeiro da Fortaleza está coladinho à sua terra-mãe (Patrocínio).

E MAIS VIZINHOS... – Serra do Salitre não fica para trás (25º lugar), à frente do poderoso município de Araxá (26º lugar). Seguem São Gotardo (34º), Coromandel (36º), Carmo do Paranaíba (41º), Paracatu (48º) e Guarda-Mor (61º lugar).

E ARAGUARI, MONTE CARMELO? – A cidade Sorriso (Araguari), como se dizia outrora, posiciona-se apenas em 72º lugar. Depois vem Ituiutaba (78º), Lagoa Formosa (84º), Perdizes (88º), Presidente Olegário (89º), Vazante (100º), Unaí (163º), Nova Ponte (195º), Estrela do Sul (228º) e finalmente Monte Carmelo no distante 233º lugar no Estado.

PRIMEIRO INDICADOR – Um dos três componentes do IFDM é o Emprego & Renda. Quanto a ele, Patrocínio está em 20º lugar em Minas. O que é também muito bom. Nessa variável é levado em consideração os empregos com carteira assinada e direito trabalhista garantido. A agropecuária é responsável pela boa performance do Emprego.

EMPREGO: OUTROS MUNICÍPIOS – Surpreendentemente, Paracatu é o 1º lugar em Minas, segundo o IFDM. Em seguida, Patos de Minas (2º), Nova Serrana (4º), Uberlândia (13º), BH (15º), Guarda-Mor (17º), Uberaba (18º), Poços de Caldas (19º) e Patrocínio (20º). Não se pode esquecer de Araxá (23º), Serra do Salitre (24º) e Perdizes (29º). As informações têm como origem o Ministério do Trabalho. Portanto, são oficiais.

SEGUNDO INDICADOR – Educação também compõe o IFDM. Essa variável abrange educação de qualidade, crianças nas creches, pré-escolas e professores com ensino superior. O Ministério da Educação é a fonte. Nele Patrocínio se encontra em 122º lugar, o que é interpretado como razoável tão somente. Extrema (1º lugar), Perdizes (6º), Araxá (7º), Lagoa Formosa (26º), Uberaba (44º), Serra do Salitre (50º), Patos de Minas (64º), Coromandel (76º), Monte Carmelo (82º), Carmo do Paranaíba (99º) e Ituiutaba (114º) são os grandes destaques à frente de Patrocínio. É claro, no componente Educação do IFDM.

TERCEIRO INDICADOR DO IFDM – Com informações oficiais do Ministério da Saúde, na variável Saúde, Patrocínio é o 105º lugar no Estado. Diga-se posição regular. Entretanto, poderia ser melhor um pouco mais. Nesse quesito o essencial é o número de consultas pré-natal oferecido às gestantes.

DESTAQUES NA SAÚDE – Segundo os critérios do IFDM (Federação das Indústrias do RJ) e Ministério da Saúde, relativamente, Santana do Deserto (1º lugar), Cruzeiro da Fortaleza (6º), Coromandel (8º), Uberlândia (29º), Carmo do Paranaíba (30º), Guimarânia (51º), Patos de Minas (58º), Nova Ponte (80º), BH (91º) e Araguari (102º) superam Patrocínio. Tem que ser muito estudioso do assunto para entender os critérios técnicos.

ANÁLISE DO MUNICÍPIO – Isoladamente, em termos absolutos, Patrocínio encontra-se bem no IFDM consolidado (o geral) e, principalmente, nos seus componentes Educação e Saúde. O outro componente Emprego & Renda um pouco abaixo, todavia bom também. Contudo, quando se mistura esses três componentes (Saúde, Educação e Emprego/Renda) nos 853 municípios, ou seja, faz a ponderação, acontece o que está apresentado acima. Patrocínio está bem em um e sofrível em dois, embora no IFDM consolidado seu desempenho relativo é elogiável em Minas (20º lugar).

POR FIM – Como resultado da avaliação do IFDM rangeliano, conclui-se que a agropecuária carrega o desenvolvimento econômico e social patrocinense nas costas. Já a Educação precisa melhorar. E Saúde também.

Primeira Coluna publicada na Gazeta, edição de 21/7/2018.

([email protected])