Geografia. Dizer um pouco sobre ela é prazeroso. E muitas vezes, curioso. O homônimo de municípios torna-se curiosidade total. Patrocínio tem xarás. Patos de Minas nem se fala. Até além fronteiras mineiras, há algo interessante. Seria possível existir no Nordeste a cidade mais cosmopolita do mundo? A sede da ONU estaria lá?
QUATRO PATROCÍNIOS – A Capital do Café é o principal e mais progressista Patrocínio, com os seus 93 mil habitantes. Porém, em Minas Gerais, há o segundo. Denominado Patrocínio do Muriaé, com população de apenas 5.800 habitantes e tão somente menos de 5% do território de Patrocínio (108,2km²). Situa-se na Zona da Mata, polarizada pela conhecida Muriaé.
OS OUTROS DOIS... – Bem próximo à Franca-SP, antiga capital brasileira de calçado, há Patrocínio Paulista. Quase 15.000 habitantes de patrocinenses, porém paulistas. E bem no oeste do Paraná existem também patrocinenses. Segundo o IBGE, são as pessoas nascidas em São Jorge do Patrocínio. Que é um município paranaense com pouco mais de 5.500 habitantes, em território correspondendo a 15% do grande município de Patrocínio-MG.
E TEM UM QUINTO PATROCÍNIO – O município de Virginópolis, na região de Governador Valadares, até 1924, quando distrito, chamava-se Patrocínio de Guanhães. Tanto é que a padroeira da cidade é a mesma dessa terra do Índio Afonso e do Rangel: Nossa Senhora do Patrocínio.
PATOS TEM MAIS XARÁS... – Com população de 155 mil habitantes e área territorial de 3.190km², Patos de Minas é destaque nacional. Inclusive entre a “turma” dos outros Patos. Lá na Paraíba (do Hulk do Galo), o município paraibano de Patos tem 109 mil habitantes em 473km². Ou seja, maior também do que Patrocínio. No Piauí, há Patos do Piauí com 6.500 patenses. Já no Maranhão, existem mais 26 mil patoense (escreve é assim lá) no município chamado São João dos Patos. E em Minas, Patos de Minas tem um xarazinho na região de Pirapora, com o nome de Lagoa dos Patos, onde se estima 4.100 habitantes lagoa-patenses.
ACREDITE! MUNICÍPIOS INTERNACIONAIS NO PAÍS – Nova Iorque não está somente nos EUA. No Maranhão também tem o seu município: Nova Iorque, com 4.700 habitantes nova-iorquinos. A bela Buenos Aires é somente a capital da Argentina? Não! Não! Há Buenos Aires, em Pernambuco, divisa com a Paraíba. E com muita gente: 13.300 buenairenses. E as “grandes cidades” não param por aí. Há Nova Roma em Goiás, Nova Roma do Sul no Rio Grande do Sul, Mata Roma no Maranhão, Parisi (escreve assim) em São Paulo, Barcelona no Rio Grande do Norte, Coimbra em Minas e tantos outros nomes que lembram o mundo de hoje e de ontem, coloridos de verde-amarelo.
([email protected]) *** Primeira Coluna também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 28/05/2022.