Incrível. O Município tem mais de 71.000 veículos, registrados em dezembro/2023 (exatamente 71.264 unidades). Hoje, pela projeção estatística, há indicação de quase 74 mil veículos. Pois, de 2022 para 2023, houve aumento de aproximadamente 2.500 veículos em Patrocínio. Quando se expressa “Veículos”, há de considerar mais de 20 tipos de “Veículos”. Desses, os destaques são “Automóvel”, “Caminhão”, “Caminhonete”, “Motocicleta”, “Ônibus”, e, “Reboque”. Como são cidades da mesma região (Alto Paranaíba) e de patamares socioeconômicos pouco diferentes, Patos de Minas, Araxá e Patrocínio são comparadas em alguns tipos de veículos, sob a luz do crível IBGE, e do Senatran-Secretaria Nacional de Trânsito.
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COMO TEM AUTOMÓVEL EM PTC! – Pode-se dizer que rodam na cidade 39.000 automóveis. Em dez/2023, eram exatamente 38.704 carros. Como aumenta, em média, 1.100 automóveis por ano, no final desse ano, o número aproximará de 40.000 automóveis na querida e linda Patrocínio. Mesmo sem sombras, porque há poucas árvores. E sem onde estacionar, em horário comercial. No ranking, embora Patrocínio ocupe o 41º lugar em Minas quanto à “População”, no quesito “Automóvel” é o 26º lugar. Isso significa que a cidade tem mais carros, relativamente, do que muitas cidades de seu porte. Para exemplificar, em dez/2023, Patrocínio tinha 38.704 automóveis, Araxá 44.253, Patos de Minas 55.056 e Monte Carmelo somente 19.804 carros.
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QUANDO O CRESCIMENTO SERÁ RACIONAL? – Para o bem da qualidade de vida na cidade, não há indicadores de que o crescimento de automóveis reduzirá. Para se ter ideia, em 2006, havia pouco mais de 14 mil automóveis. Hoje, em 2024, já são quase três vezes mais (cerca de 40.000 carros).
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TEM UM TIPO DE VEÍCULO QUE PATROCÍNIO É SHOW – Desde 2008, Patrocínio tem o maior número de ônibus do Alto Paranaíba. Já no Triângulo-Noroeste de Minas perde somente para a dobradinha Uberlândia e Uberaba, onde o transporte urbano (ônibus na cidade) é intenso. Em dez/2023, Patrocínio tinha 721 ônibus, Patos de Minas (com a empresa São Cristóvão e Expresso Continental) possuía 487, e, Araxá 469 veículos coletivos. Curiosidade: antes de 2007, Patos de Minas dava “um baile” em todas as cidades do Triângulo. Na verdade, Patos perdia apenas para Belo Horizonte. Explicação: a sede da grande empresa Gontijo era em Patos de Minas, inclusive emplacamento. A partir daí, com a mudança da sede e da cidade que recebia emplacamento, Patos de Minas foi superada por Patrocínio, devido a enorme expansão do Expresso União, que emplaca a sua frota em Patrocínio. Hoje, Curvelo (onde a Gontijo emplaca) detém a maior frota do interior de Minas. No ranking, em Minas, Patrocínio é superada por apenas 16 cidades no quesito “Ônibus”. Como o Expresso União, empresa genuinamente patrocinense, encontra-se em acelerada expansão, mantendo sede e emplacamento em Patrocínio, há expectativa de melhoria nessa classificação.
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ATÉ ÔNIBUS MENOR PATROCÍNIO TEM – Existiam, em dez/2023, 270 micro-ônibus na cidade. Apenas Araxá, no Alto Paranaíba, tem um pouco mais (310 micro-ônibus). Portanto, ônibus (exceto o urbano) colabora com os cofres da Prefeitura, na arrecadação do IPVA (onde 50% pertence ao Município).
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CAMINHÃO: SITUAÇÃO BOA – No quesito “Caminhão Trator”, a liderança é de Patos de Minas. Aliás, somente cinco municípios mineiros têm mais caminhões tratores do que Patos. No ranking, Patrocínio, com 585 caminhões tratores, posiciona o Município em 33º lugar no Estado. Enquanto no quesito só “Caminhão”, Patrocínio pula para o 21º lugar, à frente de Araxá, na região. Havia em Patrocínio, dez/2023, quase 2.300 caminhões (precisamente, 2.267). Patos de Minas (líder regional) e Patrocínio estão com curva crescente, na quantidade de caminhões, ao longo da década. Daí, a frota crescerá.
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COMO TEM MOTO! – São praticamente 16.000 veículos de duas rodas no Município. A maioria é motocicleta com 12.605 unidades. A motoneta chega a 3.000 (2.965 unidades, exatamente). E o ciclomotor tem quantidade menor, no total de 465 unidades. Como referência, em 2006, Patrocínio contava com quase 4.000 motocicletas. Hoje, são três vezes a mais (beirando 13.000 motocicletas). O interessante é que Patrocínio tem mais do dobro de ciclomotor (tipo cinquentinha) do que Patos de Minas.
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CAMINHONETE X CAMIONETA – A caminhonete é tipo “picape” (exemplo, Hilux) e a camioneta (tipo SUV’s). Em dez/2023, havia 7.544 caminhonetes em Patrocínio. A cidade é uma das 20 de Minas com o maior número de caminhonetes. E 1.829 camionetas (nesse caso, há 31 municípios mineiros com mais camionetas do que PTC). A evolução do poder aquisitivo dos patrocinenses, de modo geral, é demonstrado pela evolução do número de caminhonetes. Em 2006, eram 1.400 unidades, hoje são quase 8.000 caminhonetes (em dez/2023, já eram 7.544 caminhonetes em Patrocínio).
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SOCORRO EXISTE EM PTC – O Município tem quase 2.000 reboques (em dez/23, havia 1.926 unidades). Mais do que a turística Araxá. Menos do que a “Capital do Milho”. Além disso, são quase 700 semi-reboques (em dez/2023, eram 681 unidades). Em resumo, são, praticamente 2.700 unidades de reboque. No ranking mineiro, somente 18 cidades têm mais reboques do que Patrocínio. A BR-365 e a MG-187 (Patrocínio a Ibiá) explicam um pouco o número de reboques. Bem como o número de veículos na região de Patrocínio.
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DEMAIS TIPOS DE VEÍCULOS – Na listagem do IBGE, há outros de menor importância/presença. Tais como: triciclo (Patrocínio tem 31 unidades), utilitário (PTC possui 655 unidades), trator de rodas (há sete no Município) e “Outros” (só cinco unidades).
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POR FIM – Quase 74.000 veículos (próximo a um veículo por habitante), estacionamentos restritos, acidentes a todo momento e “abusos ao volante”. Será que os candidatos a prefeito e a vereador pensam ou falam nisso? Qual é a política de mobilidade na cidade?
([email protected]) *** Primeira Coluna também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 07/09/2024.