# Milton Magalhães

Paulinho Constantino: O Homem que se alimenta de desafios

11 de Maio de 2021 às 08:57

Neste 11/05, ele celebra seus 87 anos bem vividos: PAULINHO CONSTANTINO.

O ser humano, o líder, o empresário, o político, o agropecuarista, o botafoguense que a todos inspira.

A vida sempre se apresentou para ele como uma corrida de obstáculos. Muitos de nós teriam desistidos. Motivos para isto não faltariam.

Ele, sempre se alimentou de desafios.

Nasceu em Patrocínio, doce colo de Minas Gerais. Quando tinha 02 anos de idade, sofreu um pisão de um cavalo. Naquele tempo não havia antibiótico disponível. Os pais Sr Joaquim Constantino e Dona Ana Jacinta, fizeram o possível e impossível, inclusive levando o caçula em estado de febre e infecção para tratamento na capital mineira. Imagina a dor e desespero estampado no rosto dos pais, quando souberam do diagnóstico que o filho teria de ser amputado. Aos dois anos, portanto, ganhou uma muletinha para se locomover. E para complicar mais um pouquinho sua vida, perdeu a mãe aos cinco anos. O pai, um "Jequetibá Frondoso" se tornou pai e mãe. Missão desempenhada com louvor. Todas as gerações patrocinense o reconhece como pai zeloso, trabalhador e integro. (Base, segredo e DNA do sucesso de toda brilhante e vasta família Constantino)

Dotado de inteligência, obstinado, resiliente e líder nato, Paulinho nasceu para protagonizar. Cresceu, ombro a ombro com o pai e os irmãos na lida dura. Foi o menino que que o Poetinha Vinicius dizia: "Era um menino valente e caprino. Um pequeno infante, sadio e grimpante"

Seu "primeiro salário", foi quando um senhor que vinha do meio rural a cavalo, pedia-lhe sempre para ele vigiar/cuidar e tratar de seu cavalo, enquanto o mesmo resolvia negócios na bucólica cidade. Assim, logo pode comprar uma velha bicicleta. Um tempo depois já estava dirigindo seu próprio Vemaguete pelas ruas de Patrocínio. Correu, nadou, estudou, subiu em árvores e jogou bola.

Sim. Jogou bola. Foi jogador de linha e foi goleiro do time do Dom Lustosa.

 Aos 21 anos de idade foi um dos pioneiro na locução esportiva  do Sistema de Rádio  Difusora de Patrocínio,  dedicando-se depois à pecuária, agricultura, comércio e transportes. O desejo de ajudar ao próximo levou para a política. Muito jovem foi candidato a vice-prefeito de Patrocínio na chapa do saudoso Alaor de Paiva.  Foi colaborador ativo na gestão de Enéias Ferreira de Aguiar, e o idealizador e construtor   do Estádio Julio Aguiar. (Sem dinheiro da municipalidade)

 E Presidente do Sporte Clube Patrocínio, Campeão Municipal de 1954. Uma espécie de precursor do atual Clube Atlético Patrocinense (CAP)

Aqui uma curiosidade emblemática que poucos patrocinenses sabem. Os jogadores do time de Patrocínio usaram uniforme idêntico ao do Botafogo do Rio de Janeiro. (Com a estrela solitária e tudo, vide foto abaixo) Isto, por que, Paulinho Constantino, era torcedor fanático do alvinegro carioca. Histórica homenagem. Jogadores: Belchior, Caetano, Oswaldo Caixeta, Zé do Cleto, Ítalo, Peroba, Carmo, Quebinho, Jair e Negrinho ( Irmão do Zé Jardineiro) Ratinho, Picum, Aloisio Nogueira e Zé Carlos. Não se pode falar em futebol em Patrocínio sem citar, Sporte Clube Patrocínio, com o uniforme do Botafogo. Foi marcante. (Arquivo e informações: Rondes Machado. Foto 1954. Preciso dizer que, a leal e longeva amizade existente entre Paulinho e o amigo de infância e compadre, Rondes Machado, é uma das coisas mais lindas e verdadeira que já vi em toda minha vida )

Paulinho sempre esteve no pelotão da frente na vida empresarial, social, política e esportiva de Patrocínio. Outra foto, que se vê abaixo, é de 1958. Evento que existe até hoje, "Corrida da Fogueira". Da esquerda para a direita: 1-Dr. João Batista Queiroz, 2-Dr. Abdias Alves Nunes, 3-PAULINHO CONSTANTINO (atrás), 4-Não identificado, 5-Carlos Silva, 6-Sebastião Eloi dos Santos. (Foto: arquivo municipal)

Era para ter sido Prefeito em Patrocínio, ficou uma lacuna em nossa história...Mas os planos de Deus foram outros. Foi brilhar em outras plagas...

Sua mudança com a família para Presidente Prudente se deu em 1967( há 54 anos ) Desde então, Paulinho, Maria Auxiliadora e "as meninas Constantino", escrevem uma impressionante história de sucesso. Ele, atuando como empresário e homem público; ela como estimada e eterna Primeira Dama. Foi prefeito da "capital do oeste paulista" por dois mandatos. Pode andar pelas ruas daquela cidade de cabeça erguida.

Deixou o cargo com 92,75% de aprovação e até hoje, quase trinta anos depois, ainda é aclamado por sua gestão dinâmica, visionária e profícua. Trabalhando com amor e dedicação férrea cerca de 15 hrs por dia, deixou sua marca singular na história daquele município. Conhecido como “O Homem Que Pensou e Revolucionou, Prudente”. Seja na "Capital do Café"; seja na "Capital do Oeste Paulista": EIS UMA VIDA DIGNA DE SER CELEBRADA...