# Milton Magalhães

Paulo Constantino; Trajetória Vitoriosa...

6 de Maio de 2017 às 15:20

PAULO CONSTANTINO: TRAJETÓRIA VITORIOSA..

O estimado casal, PAULO CONSTANTINO E MARIA AUXILIADORA DE FREITAS CONSTANTINO, de origem patrocincense, mas radicados e bem sucedidos na cidade de Presidente Prudente-SP, celebraram BODAS DE DIAMANTE, na data de 04/05/17. Registramos a data festiva  em nossa página numa Rede Social, ficamos surpreso e orgulhosos com  a avanche de mensagens de carinho, reconhecimento e gratidão, saldando o casal. Que trajetória de vida! Como são estimados!Pinçamos abaixo, apenas algumas para ilustrar:   Ondina Gerbasi, de Presidente Prudente, disse: "Parabéns!Casal maravilhoso e impar que conquistou Presidente Prudente através de intenso trabalho e muita dedicação!Exemplo a ser seguido por todos nós!Parabéns Eterno prefeito!Parabéns Maria Auxiliadora!" .

Iracema Caobianco, também de Prudente, disse: Meus pais Pioneiros desta cidade tiveram o prazer de conhecer este brilhante casal . 
Meu pai , Theodorico Caobianco, seu admirador, trabalhou como amigo para elegê-lo como prefeito da nossa cidade .
Temos o privilégio de viver sua grande trajetória ao administrar Presidente Prudente ao lado da nossa notável Maria Auxiliadora! Nossa dinâmica e inspiradora Primeira Dama !!
Deus os abençoe infinitamente pelas Bodas de Diamante!
Saúde!
Com toda nossa admiração e amor!
Família Caobianco".

De Patrocínio, Maria Solange Lemos, deixou seu recado:  "Parabéns... Felicidades... O que Deus uniu, Ele continuou abençoando... Há meio século assisti a este compromisso dos meus amigos Auxiliadora e Paulinho. Abraços"

Roberto Rodrigues, de Patrocínio, tem boas recordações: "Parabéns ao casal Paulo Constantino & Maria Auxiliadora. Não esqueço de uma de suas festas; presentes só em envelopes fechados ( Dinheiro ) somados na presença de todos e no mesmo instante doado a uma instituição filantrópica da cidade, inesquecíveis shows Jair Rodrigues, Rolando Boldrim, uma incrível banda com Violinos. Paulinho e Dona Auxiliadora não esquecem as origens, fizeram questão da presença do Dickson e sua Banda. rsrs.Inesquecível... Quem é de Patrocínio ou quem os conhecem sabem bem da importância deste simpático casal na vida de muitos Patrocinenses. Sou profundo admirador do casal pelo que empreendeu como empresários e Políticos. Se preocupam com a partilha e os Admiro Muitoool!!! Parabéns a eles"

Á guisa de homenagem ao casal, Nosso Blog, relembra um pouco da trajetória de PAULINHO E MARIA AUXILIADORA.  A revista Série Grandes  Personagens editada por Neif Taiar, fez  recentemente uma excelente trabalho destacando em mais de 100 páginas  as  duas gestão de  Paulo Constantino “Homem que Pensou Presidente Prudente.”Na página 24, nosso blog destaca um texto  de Benjamim Rezende bem pertinente:

"PAULO CONSTANTINO, O GESTOR MUNICIPAL 

 Lá, nas Minas Gerais de Carlos Drummond de Andrade e de Guimarães Rosa, nasce Paulo Constantino, em maio de 1934, na cidade de Patrocínio. Nas terras dos Inconfidentes Mineiros, Constantino faz seus primeiros cursos, formando-se na área de cursos técnicos, com especialização em Gestão de Negócios e Curso Contábil.

Jovem, ainda, se enche de expectativas. Repete o poeta, seu conterrâneo Murilo Mendes:

"Ninguém moverá para mim / A máquina do sonho e da noite, / Eu a moverei...", "Conduzo sempre comigo / A fração de eternidade necessária':

Por isso é preciso ir à luta. O curso de Gestão de Negócios abre portas para o mundo empresarial. Segue determinado a enfrentar os percalços do trabalho. Isto lhe confere o cargo de sócio-diretor da empresa

Era hora de comprometer-se e seguir avante. Camões já poetara: "Amor, que a gesto humano na alma escreve, / Vivas faíscas me mostrou um dia...':

No altar, com as bênçãos do Senhor, desposa Maria Auxiliadora, a fiel companheira e parceira por toda a luta do dia-a-dia, em incansáveis anos de trabalho. Deste consórcio, geram-se seis filhas, patrimônio e felicidade de todo qualquer homem desejoso de estabilidade. Com  o casamento, uma nova vida surge, uma vida feita de mil encantos e mil obrigações, pois, família é a célula mater da humanidade, onde se direcionam educação, saúde e bem-estar social, sempre a caminho de novas veredas.

Por obra do destino, em julho de 1967, Presidente Prudente é a meta. Na Capital da Alta Sorocabana fixa residência. A Empresa de Transportes Andorinha é o porto. Neste, as velas da embarcação de Constantino o fazem prudentino. Antes, encruzilhadas. Agora, novos tempos, a travessia da gente. Em Prudente, Constantino teve o limite certo.

Em Presidente Prudente, a letra do hino de César Cava reflete o pensamento da gente prudentina:

"Pedaço de terra / na boca do sertão, / que abriga e encerra / um vasto coração. / Qualquer raça do mundo / que nela apostar, / o labor e o amor profundo / há de encontrar".

Trabalhador, dinâmico, bom gestor, na empresa privada, a comunidade prudentina faz de Constantino seu candidato a prefeito. Elege-se. Os votos do eleitorado cidadão prudentino patrocinam-lhe o mandato de prefeito, por duas gestões, de 10 de fevereiro de 1977 a 31 de dezembro de 1981; e de 10 de janeiro de 1989 a dezembro de 1992.

Era preciso inserir Presidente Prudente, a maior cidade do Oeste Paulista, na modernidade. Por isso, mãos à obra. E as realizações vão surgindo: construção de mais de uma dezena de conjuntos habitacionais, uma necessidade urgente, no município, nas décadas de 70 e 80; construção do Calçadão, na Rua Tenente Nicolau Maffei, onde, lojas comerciais, com seu visual de encantamento, atraem fregueses da cidade e região. Fundos de vale são canalizados e aproveitados. Entre eles se destaca a criação e construção do Parque do Povo, tornando-se uma espetacular área de lazer ao povo prudentino.

Implanta-se a infraestrutura administrativa, no poder publico municipal; realizam-se o concurso publico e o plano de carreira para os funcionários municipais; informatiza-se o serviço municipal de todos os seus setores, para agilização e beneficio do contribuinte-municipe. A organização, na área de saúde, faz de Prudente a segunda melhor cidade do Estado de São Paulo. Na área de lazer e esporte, ha a construção do Prudentão, um estádio amplo e moderno e, também a criação da "AMEPP", a autarquia municipal de esportes, com praças esportivas, escolinhas preparatórias para os diversos esportes, com o objetivo de motivar e alicerçar o esporte entre os jovens, em preparação a realização dos "Jogos Abertos do Interior", nos anos de 1980 e 1992, mostrando uma Prudente orgulhosa, no mundo do atletismo, convicta do lema: "Mens sana, in corpore sano. Para isso se construiu o "Centro Olímpico", com estrutura para competições esportivas, em geral.

Dentre as obras realizadas, ha as que mais afinam com a alma do Prefeito e elas se tornam as mais gratificantes. Para Paulo Constantino, certamente, foram: a transferência, em 1978, do serviço de água e esgotos do município para o Estado, tendo assim, resolvido o problema do abastecimento de água tratada e saneamento básico de Prudente; a construção de inúmeras e grandes galerias pluviais em vários pontos, resolvendo, dessa maneira, o problema de enchentes em vários bairros. A Prefeitura adquiriu áreas e implantou a usina de asfalto e a fabrica de tubos usados nas galerias; também, em 1977, houve a criação e a implantação da "Prudenco" - Companhia de Economia Mista que vem dando suporte administrativo para todas as administrações prudentinas, inclusive na parte asfáltica, pois, hoje, Presidente Prudente é uma cidade com quase 100% de asfalto.

Administrar é , também, planejar para o futuro. 0 administrador nunca pode pensar que "o futuro a Deus pertence". Por isso houve a aquisição de áreas para a implantação de três distritos industriais: um próximo a Exposição de animais, outro no conjunto habitacional Mario Amato e o terceiro no Brasil Novo, tudo com o objetivo de gerar emprego. Na área de educação, criaram-se os CIENS - Centros Integrados de Educação Municipal, quer na zona urbana, quer na rural, com atendimento em período integral; na UNESP, a administração municipal se empenhou na criação das Faculdades de Engenharia Cartográfica e Fisioterapia.

Nas áreas da saúde e assistência social, (problema crucial de qualquer comunidade a exigir soluções rápidas, devido a uma população carente vinda da zona rural e estabelecida na periferia da cidade), foram criadas varias unidades básicas de saúde - UBS, principalmente, nos quatro distritos, inclusive, com atendimento odontológico. Com essas ações, diminuiu-se a mortalidade infantil, reforçadas que foram com os cursos de orientação as gestantes e o trabalho desenvolvido nas creches. Vários foram os projetos, na área social, de capacitação profissional, humanização junto as clientelas infantis, juvenis e de idosos. Dentro do perímetro urbano, em doze favelas, fez-se o projeto Desfavelamento, com a transferência de moradores para os lotes urbanizados, pois cabe ao poder publico e ao gestor municipal dar mais dignidade e melhor qualidade de vida as pessoas, que procuram a cidade maior para progredir e viver com honradez.

Depois de deixar o cargo de Prefeito Municipal, Paulo Constantino dedicou-se de corpo e alma a vida empresarial. Como empreendedor e parceiro,

fez-se Diretor Superintendente da Empresa de Transportes Andorinha, em Presidente Prudente, atualmente, seu Conselheiro. Diretor e Conselheiro das empresas urbanas: Cidade Canção, de Maringa-PR; Viação Cidade Morena e Jaguar, de Campo Grande-MS; Tua, de Bauru-SP; Grande Londrina-PR.

Também, esta sempre presente nas obras de caráter social. Foi Diretor de Construção da APAE, na gestão do Sr. Milton Rodrigues; benemérito de associações filantrópicas e de assistência social, pois o lema, que esta presente na alma e coração de Constantino, e o de São Francisco de Assis:

"E dando que se recebe".

A vida e o empreendedorismo de Paulo Constantino estão a mostra para todos os prudentinos e visíveis estão os locais preferidos da população: o Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei; o Prudentão, que se iguala aos maiores estádios de futebol do país; e, principalmente, o Parque do Povo, hoje, o cartão de visita de Presidente Prudente, ambiente privilegiado de lazer da cidade.

Na introdução de Os Lusíadas, na estrofe onze, Camões se expressa:

"Ouvi: que não vereis com vãs façanhas, / fantásticas, fingidas, mentirosas, /louvar os vossos, como nas estranhas / Musas, de engrandecer-se desejosas: / as verdadeiras vossas são tamanhas, / que excedem as sonhadas...".

E um elogio camoniano que se deve dar a quem faz por merecer.

Cabe, pois, ao empreendedor e gestor, principalmente, a testa de cargos executivos ser um elo de satisfação coletiva. Constantino, eleito que foi pelo voto do povo, soube canalizar as aspirações de sua gente e dar soluções aos problemas politico-administrativos da cidade de Presidente Prudente. 0 Prefeito Constantino, em suas duas gestões, criou, para a comunidade prudentina, as condições necessárias de desenvolvimento e bem estar social, por isso é uma das cidades de melhor qualidade de vida. Porque aqui, o povo prudentino da importância a vida em família, a segurança e ao meio ambiente e se vive com responsabilidade.

Uma das mensagens que Paulo Constantino impôs a si mesmo e deixa-a como herança é:

"que todos nós, independentemente, de onde estivermos, sejamos mais humanos, éticos e solidários"

Na imagem, a família celebrando as "Bodas de Diamante" no Guarujá.