Ao contrário de muitas cidades históricas no país, o centro de Patrocínio é predominantemente limpo, casas antigas, seu patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e religioso se mantinham praticamente livres de pichações.
Mas de dois dias pra cá, vândalos, claro, agindo na calada da noite, picharam nossa Igreja Matríz( uma das meninas dos olhos de nossa cidade. A primeira Igreja da Cidade. Mais de 200 anos de história) e a bela Igreja de São José no Bairro Marciano Brandão.
Tolerância zero. Que estes autores sejam imediatamente identificados e exemplarmente punidos.
Não importa se é uma manifestação antissocial, anti-religiosa, movimento contra cultura, tudo isto tem seu lugar, dentro da cultura do respeito à integridade humana, agora isto de PICHAR imóveis do patrimônio histórico, religioso, bem coletivo, espaços públicos em geral, NÃO É ARTE, MUITO MENOS , LUGAR DE FALA. É CRIME!
EM TEMPO: Existe a Arte da Grafitagem.
A propósito, solicitamos ao Vereador, Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, Leandr Caixeta, ( que veio a público mostrar sua indignação) aproveite este ilícito ocorrido, para criar uma Lei, que distinga, disciplina, orienta, esclareça e incentive a linda Arte da Grafitagem, como intervenção artística e cultural em nosso município. E deixa bem claro que, em todos os quadrantes de Patrocinio, PICHAÇÃO, conforme Lei Federal e municipal, é CRIME!
“E daí?”
Há, tá, voce é de outra confissão religiosa?; é de outra outra paróquia? Daqui a pouco eles vão lá de boa, pichar a sua igreja, até a sua casa…E aí?
Repita comigo, pichação de monumentos históricos, sacros, equipamentos públicos, bens coletivos, em Patrocinio, NÃO!!!
Veja numa das fotos que trago, o amigo Lelo Novais, flagrou um arco-íris. A Igreja que mereceu este "Grafite Celeste” NÃO pode ser pichada por vândalos.