Aconteceu na última sexta, dia 11 de outubro, a apresentação do projeto do Novo Parque da Matinha para a imprensa patrocinense. O café da manhã foi na Agrosolos Meio Ambiente, responsável técnica e coordenadora do projeto.
O Parque da Matinha é parte da vida de Patrocínio e o novo projeto irá proporcionar um ambiente sustentável e gratuito de lazer, convivência e aprendizado ambiental. Com 100.000 m2 de área verde, o parque abriga variadas espécies de fauna e flora da microrregião do cerrado mineiro e condições ideais para a implantação de estruturas que envolvam a integração entre visitantes e a natureza local.
Reinaldo Machado, diretor da Agrosolos, inicialmente apresentou a história do parque e ressaltou que “o projeto Parque da Matinha é o exemplo efetivo que atitudes conjuntas entre público e privado podem sempre beneficiar a sociedade. O espaço servirá para o lazer dos moradores, o renascimento do bioma local e ainda permitirá estudos ambientais para os estudantes e moradores da cidade”.
Reinaldo explicou ainda que o novo projeto advém de um TAC ajustado em 2018 entre a VITA Empreendimentos e o Ministério Público de Minas Gerais, com o objetivo de transformar o atual parque em uma Unidade de Conservação – um Parque Natural Municipal com usos múltiplos, que prioriza a reconstrução e preservação das espécies nativas e permite ainda o uso racional, recreativo e educacional dos espaços do novo parque.
Salomão Filho, diretor de projetos da Agrosolos Meio Ambiente, falou sobre os estudos e pesquisas de campo que envolveram mais de 20 especialistas em flora e fauna para vislumbrar a melhor integração dos visitantes com o habitat natural das espécies que compõem o parque. Segundo ele “o Parque da Matinha segue regras de restrição para garantir uma convivência harmônica da natureza com a comunidade, criando um espaço de lazer e social sem abrir mão da responsabilidade ambiental”.
O projeto segue em fase bastante adiantada e o cronograma prevê a realização de uma audiência pública nos próximos meses com a entrega do projeto ao Executivo ainda em 2019, já que a sua execução é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
O novo Parque da Matinha revive pronto para o futuro. Sustentável, integrativo, gratuito e de braços abertos para receber os moradores da nossa cidade para conviver com uma nova área verde no coração da cidade.
Texto: Frederico Bernardes – Soul Ideias & Comunicação