# Eustáquio Amaral

SHOW DO YPIRANGA, PRIMEIROS RESERVISTAS E QUEM MANDAVA ERA VEREADOR

10 de Abril de 2021 às 13:55

Arquivo. O histórico é interessante consultá-lo. Quando se trata de arquivo histórico da terra natal torna-se a consulta enorme deleite. Nas últimas semanas, os primeiros jornais do Município foram focalizados. O Patrocínio, O Patrocinense, A Notícia e Cidade do Patrocínio, em suas edições no período de 1900 a 1920, foram comentados. Agora, a edição de 14 de abril de 1929, do Cidade de Patrocínio é apresentada. Esse bom jornal já se encontrava em seu ano 20 e número 818. O diretor ainda era Honorato Borges e o redator-chefe, nessa época, Carlos Pieruccetti.

FUTEBOL: QUE GOLEADA EM ARAXÁ! – O Ypiranga Sport Club, a primeira grande e renomada equipe da cidade, venceu a Associação Athlética Araxaense por 4 a 0. Os patrocinenses foram recebidos com festa na entrada de Araxá e hospedados no Grande Hotel (do Barreiro). O juiz foi de Belo Horizonte. O Ypiranga uniformizado com camisa branca, escudo verde e iniciais brancas (letras). A Araxaense, camisa encarnada (avermelhada) e calção branco. A partida começou às 14h. O Ypiranga foi escalado com Donorte, Lao, Sobrinho, Mathias e Mattos; Martinho, Tavares e Sylvestre; Negro, Ary e Paulo.

OS GOLS – Primeiro tempo: Ypiranga 1, Araxaense 0, gol de Sobrinho. No segundo tempo, Ary, num belo gol marcou o segundo, aos 15 minutos. Tavares, autor do terceiro. E Ary marcou o quarto gol. Segundo, o jornal Cidade de Patrocínio, apesar do placar, a equipe de Araxá jogou bem.

O MELHOR DO JOGO: CRAQUE DO GALO! – Os destaques foram o “centro médio” Dr. Mattos e o “Keeper” (goleiro) Donorte. Os araxaenses sempre atacaram durante o jogo “mas ali estava Donorte André, o valoroso campeão do Athlético Mineiro, de Bello Horizonte, que empolgou a assistência (torcida) com as suas elegantes defesas e quase impossíveis”, escreveu o jornal.

RESERVISTAS: PEDRO ALVES DO NASCIMENTO E CASIMIRO BARBOSA – No dia 08/04/1929 foram entregues as cadernetas aos primeiros reservistas de Patrocínio. A solenidade ocorreu na Escola de Instrução Militar, dentro do Ginásio Dom Lustosa (dos padres holandeses). Participaram do evento o diretor do Dom Lustosa, Padre Mathias van Rooij, o agente executivo (prefeito) João Alves do Nascimento, sargento Raymundo Mendes da Silva (instrutor da Escola Militar), advogados, vereador João de Mello e outras autoridades. Além de Pedro Alves Nascimento e Casimiro, quase 30  moços receberam o certificado de reservista. Entre os quais, Carlos Tavares, Ruy Eloi dos Santos e José Antônio Caldeira.

CINEMA – Antes do Cine Rosário (Largo do Rosário) existiu na cidade o Cine Odeon, que anunciava para 18 de abril de 1929, a “película” (filme) “Rumo ao Amor”. E para o dia 25, o filme sentimental “4 Filhos”. Como se observa, apenas eram exibidos filmes nos finais de semana.

O CONCORRENTE DO FORD – O “Chevrolet 1929” já estava sendo anunciado: “o carro que deslumbrou Nova York”. Agente Chevrolet autorizado nesta cidade: Baptista Mendes & Cia., escrevia o jornal. “Carrosserias mais longas, freios nas quatro rodas, bomba de gasolina, accelaração mais rápida” eram as novidades.

PREFEITO E VICE ERAM TAMBÉM VEREADORES – O Cidade de Patrocínio informou, nessa edição, que João Alves do Nascimento e Dr. Gustavo Machado, respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, se ausentaram do Município. Por isso, João Carvalho, jovem vereador, inteligente, assumiu “as rédeas do governo”. Nessa época, o presidente da Câmara era o Agente Executivo (prefeito). Portanto, duas funções públicas, dois cargos, ao mesmo tempo. E o vice-presidente era o vice-agente executivo (vice-prefeito). João Alves foi a BH (visita ao governador) e Gustavo ao Rio de Janeiro, em viagem de estudos.

HONORATO BORGES EM TRATAMENTO – O semanário noticiou que o seu diretor e chefe do Partido Republicano Mineiro (PRM), cel. Honorato Martins Borges, seguiu para Araxá, a conselho médico, em companhia dos filhos e do médico Vicente Soares (esse prefeito de Patrocínio no final dos anos 30 e foi deposto). Honorato Borges estava acamado vítima de “rebelde moléstia”, disse o jornal.

A ESTRANHA LIGA OPERÁRIA – Vereador João Carvalho, Odilon Amaral, pequeno empresário Vitor Santos, jornalista José Elóy dos Santos, farmacêutico Octavio de Britto e alfaiate Custódio Mathias (ditou por anos a moda masculina na cidade), dentre outros, pertenciam à nova diretoria da Liga Operária de Patrocínio. Muito curioso o fato.

VIAJAR ERA NOTÍCIA – Sempre os viajantes eram destacados nos jornais locais até 1960. Nos anos 20, 30 e 40, a estrada de ferro (ferrovia) era o principal meio para viagens. Em 1929, nessa edição do jornal, havia mais de trinta pequenas notas dos patrocinenses em viagem. Para embarcar ou desembarcar no trem, o viajante era acompanhado de uma comitiva de amigos até a estação ferroviária. Porque as viagens eram duradouras, raras e caras (muitos contos de réis). Exemplos: Cel. João Cândido de Aguiar, prestigioso político, regressou do Rio de Janeiro. O forte capitalista (rico) cel. Arthur Botelho foi para Belo Horizonte. Para BH, também viajou o jovem Sebastião Eloy. De Uberaba, regressou o educado Carlos Tavares.

 

PALAVRA FINAL

 

ANIVERSÁRIO – Dia 25 de fevereiro, quinta-feira, esta Primeira Coluna comemorou 43 anos de existência. É uma publicação semanal ininterrupta. Com essa longevidade se torna caso raro no Brasil. Provavelmente, é um caso singular.

(Publicada também na Gazeta de Patrocínio, edição de 27/02/2021)