# Milton Magalhães

Silas Brasileiro: Dom de ouvir, servir e realizar...

9 de Agosto de 2024 às 08:38

SILAS: DOM DE OUVIR, SERVIR E REALIZAR...

( Nisto o celular toca, alguém do outro lado da linha anuncia: “Ela está melhor”)

Soube que ele estaria na cidade no fim de semana passado, procurei saber se estaria disponível para me receber. Não teve dois tempos. 9: 10 o portão do seu escritório se abriu. Um abraço fraternal e afetuoso entre dois velhos amigos, finalmente acontecia…

Conheci, Silas Brasileiro, no calor de uma campanha eleitoral nos idos de 1988.

Até então ouvia falar de um empresário bem sucedido na cidade, que não tinha nascido em berço de ouro. Mas, enfim, era alguém, muito distante do meu cotidiano. Militando como colaborador no ramo gráfico, dificilmente nossos caminhos se cruzariam.

No entanto, logo ele apareceu como candidato a prefeito de Patrocínio pelo PMDB, eu, na época fazia parte do partido, mas naquele tempo olhava para o futuro de minha cidade, sem muita perspectiva.

Pensava comigo na época: Este candidato é só mais um político entrando rol das velhas raposas. E já preparava meus ouvidos para ouvir os discursos enfezados e populistas que viriam dos palanques. Era só mais do mesmo.

Mas devagarinho fui caindo do cavalo…

Corria que Silas havia entrado nas lides políticas, atendendo a um convite especial de Tancredo Neves. Bom. Este apadrinhamento pra mim já mexia bastante no ponteiro da balança.

Em seguida, ele convidou para ser seu vice, Dr. José Figueiredo. Um Médico local muito estimado e experiente. Aí, puxou pra si um tento de ouro. Mas será se Silas teria humildade para ouvi-lo? (Adianto que queimaram feio a minha língua, como estes dois trabalhavam em clima de harmonia e respeito. E como Silas o honrava em particular e em público)

Bom. Chegou a convenção para a homologar os nomes dos candidatos a vereadores, e para minha surpresa, meu nome foi lido na lista. Levantei imediatamente o dedo e solicitei que a indicação fosse retirada. Silas, estava presente e pediu que, por favor, deixassem o meu nome. Posteriormente, complementou em particular que eu seria útil ao grupo e além de tudo, mesmo se não vencesse, seria uma rica experiência pra mim…

Dias depois, participava de um culto na casa do, Téia, conhecido, ex- “Robin Hood” ali do bairro Marciano Brandão. Inesperadamente surgiu um incêndio num cômodo vizinho, em instantes as chamas já lambiam os caibros e ripas de forma assustadora. O pessoal tomado pelo pânico disputavam a porta de saída para ganhar logo a rua. Tive a lucidez naquele momento de tensão, de buscar ver in loco o ocorrido. O jato de fogo era por conta de um vazamento de botijão de gás. Bradei pedindo água! água! Tragam água! E assim o fogo foi debelado…

A cena seguinte me cortou o coração. O morador do cômodo, assentado no chão com os olhos em lágrimas, contemplava o prejuízo. Roupas, fogão, era tão pouco, mas tudo estava em cinzas. Me assentei ao seu lado e disse: "Não vou lhe prometer, mas farei tudo para lhe ajudar”

Pensei logo no Silas, candidato; mas eis que, pela primeira vez me vi diante de um político com princípio.

Despreguei a tagarelar: “ Olha, Silas, ele é natural do Paraná, muito pobre, não é eleitor, portanto, zero voto, não tem como retribuir, sua famí…”

Silas me interrompeu gentilmente: “Como candidato, esta prática não é correta, em nossa caminhada, não farei nada neste sentido, mas como cristão, leve este bilhete para o “ fulano” no Faribrás. (então uma de suas empresas) Deixe com ele o endereço para proceder a entrega." Sai de lá comovido e com uma certeza: A proposta deste homem é muito diferente de tudo.

E seguiu neste foco me surpreendendo e conquistando a população. A sua campanha política na época, foi um capítulo à parte. Absurdamente simples, pacífica, limpa, realista, democrática, de alto nível, sobretudo sem nenhum tipo de agressões aos adversários. Somente com propostas e estas, viáveis( Aqui adianto no tempo pra revelar que com três anos de mandato, Silas já havia cumprido todas propostas oficial da campanha, e já partia para obras excedentes)

Voltando mencionar a prática respeitosa e civilizada, marca registrada de Silas, em suas campanhas políticas, penso que deveria ser tese universitária; destaque em livros; editoriais na mídia, sobretudo, deveria entrar na grade escolar como disciplina. As futuras gerações precisam saber que política, da eleição ao exercício do mandato, não tem de ser este campo de guerra devastador que hoje predomina. Não é este cemitério de reputações. Isto é confissão de fraqueza. É pra quem não tem capacidade humana de se relacionar, com a voz contrária e muito menos de governar.

Silas tem outro dom personalíssimo. A capacidade de distinguir uma única pessoa em meio a grande multidão. Vou exemplificar melhor: Em um comício, as autoridades já estão todas lá em cima do palanque; o locutor do cerimonial não vê a hora de fazer o anúncio triunfante, mas justo ali, um senhorzinho, quer conversar com o Silas…Ele simplesmente para e ouve este senhorzinho com extrema atenção. Só tem olhos e ouvidos para ele. A multidão e os políticos que esperem. Ali não existe nada e ninguém mais importante naquele momento no universo…

Homem público da qualidade de Silas, não surgem, assim em série. Não aparecem aos borbotões. No máximo, um ou dois em cada século. Comparações com Silas Brasileiro? Vamos combinar. Claro, guarde as devidas proporções, mas somente com personagens da estirpe de um Dr. Alysson Paolinelli. O sarrafo é lá em cima. É fato.

Já pensou se ele, Silas, tivesse nascido em Patos de Minas, Uberlândia, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Milão ou Londres, ele, por sua trajetória de integridade na vida pública, seria um ícone dignamente admirado, mas…nasceu em Patrocínio, onde a memória curta e fraca às vezes impera.

Todos os prefeitos de Patrocínio foram importantes a seu tempo e a seu modo. Ponto pacífico. Não é, portanto comparação, mas fato. Os cinco últimos prefeitos tiveram a sorte de ter dirigido Patrocínio em dois mandatos.( oito anos) Silas só teve um único mandato.( 04 anos) Vamos fazer um exercício? imaginar Patrocínio sem a gestão Silas Prefeito:

Para isto ( sem citar distritos e meio rural). Pegue uma espécie de varinha mágica e vamos fazer desaparecer do cenário, o estádio Pedro Alves do Nascimento; o Terminal Rodoviário; o Aeroporto Municipal; o Paque de Exposição Brumado dos Pavões; o Colégio Municipal Prof. Olímpio; a Escola Eduardo de Aquino( bairro Morada Nova); Escola Dalva Estela de Queiroz; Escola Líbia Lassi. A Escola Municipal de Música; o bairro Serra Negra; Canil Municipal; a passarela do viaduto da Av. Rui Barbosa; três ginásios poliesportivos (com projetos sócio- educativo Futura Geração); 21 Postos de Saúde…

Foi também um governo plural. Contemplou todas as áreas e todos os gêneros, sendo a gestão que mais valorizou a mulher.

Contou com 08 mulheres em cargos de alto escalão. E elas não decepcionaram, Patrocínio.

Mais algum diferencial como prefeito? Sim:

Silas é reconhecido por não usar a bel prazer recursos públicos. Sendo que até seu salário de prefeito, era repassado e dividido entre as entidades assistenciais do município.

É fato. Findou seu mandato de prefeito com 96.5%; ( Voce não leu errado: 96.5%) de aprovação de seus patrícios.

Silas Brasileiro, também foi o primeiro Deputado Federal de Patrocínio, eleito de prima, com um total de 51.242 votos. Logo em seu primeiro mandato, a pesquisa da Folha de São Paulo, apontava-o em primeiro lugar entre os 53 deputados mineiros... seis mandatos como Deputado Federal.

Pegue de novo a suposta varinha mágica e faça desaparecer por um momento tudo que ele fez pelo agronegócio e pelo social no país.

Foi Secretário Executivo do MAPA. Chegando a ser inúmeras vezes, Ministro interino da Agricultura. No posto negociou com elogiável habilidade a greve dos fiscais federais agropecuários. Todo trabalho sem espírito de pavão. Sem self, sem instagram, sem face, sem badalação, só no trabalho, foi político do alto clero da côrte.

Presidiu a Frente Parlamentar da Agricultura; a Frente Parlamentar do Cooperativismo; fundou e Presidiu por três mandatos a Frente Parlamentar da Cafeicultura, fundou e presidiu a Frente Parlamentar da Saúde, por dois mandatos; presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e relatou Projetos de extrema relevância para a sociedade brasileira, além da proposição de Projetos de Lei que tem contribuído em benefício do cidadão…

Sabe quem foi o Relator do Estatuto do Idoso? Ele: Silas. Por isto, o país tem um marco ético de inestimável valor para os idosos e uma conquista humana sem precedentes nos avanços sociais e na história da sociedade brasileira. Segura esta: De 30 artigos iniciais ampliou e aprovou-se 118 artigos. Aí está. Grande referencial de ética, cidadania e inclusão social, digno de ser copiado por outras nações...

Numa de suas infinitas idas e vindas de sua terra natal para a capital federal. Me lembro dele comentar comigo, que seu carro capotou ficando em estado de sucata. Perda total. Chegou de um curioso presente na cena, comentar justamente com Silas, que, segundo ele, não tinha como os ocupantes daquele carro ter sobrevivido: “ Eu estava neste carro”…claro, ele e Deus…

Há, esqueci de dizer que, Silas recentemente foi eleito Membro Titular da Academia Nacional da Agricultura. Simplesmente, um órgão que reúne as mais importantes personalidades do agronegócio brasileiro e tem como missão debater políticas nacionais.

Silas Brasileiro, foi o que mais? Secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Minas Gerais. Façamos o exercício da varinha mágica de novo. Retiremos seu trabalho do agro mineiro. Vamos ver o antes e depois do Silas:

A primeira ação de Silas Brasileiro, como Secretário de Estado de Agricultura de Minas, foi a implantação do programa Minas Excelência em Agricultura, que resultou no primeiro Plano Diretor para a Política da Agropecuária Mineira, considerado o mais importante, extenso e ambicioso programa de modernização, incentivo e desenvolvimento do Agronegócio no Estado Minas.

Criou os Programas Agrominas, Propec. Minas Leite, Agrominas, Minas Milho, Comtrigo, Minas Carne, Proalminas, Caminhos de Minas, Irrigar Minas, Rastreabilidade e Certificação, Silvicultura, Floricultura.

Criou os Centros de Inteligência do Café-( CIC, do Leite do Milho e do Sorgo...

Calma está aí, a simples leitura de parte do trabalho de Silas, já te cansou? Ainda não falei que Silas criou a SUPERAGRO MINAS, sim a grande SUPERAGRO. Um evento unificado, oportunidade em que Minas Gerais pode mostrar, ao país e ao mundo, a sua importância dentro do setor, unificando e abrangendo todas as Cadeias Produtivas...

A varinha mágica ainda está aí próximo? Use-a prometo, pela última vez. Retire os 13 anos de trabalho de Silas Brasileiro, na Presidência Executiva do Conselho Nacional do Café-CNC. É como governar uma verdadeira nação. Retire o trabalho de Silas do café e retire o café da economia nacional. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a cadeia produtiva de café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País. “ Ele ajuda só os grandes?” Então segura esta: 78% são pequenos produtores. O trabalho de Silas e sua competente equipe( digamos: seus ministros de estado) no CNC é intenso, global, minucioso, sustentável, inclusivo, integrado, vigilante, combativo, respeitoso, vanguardista, profissional, visionário, revolucionário e muito produtivo. Uma infinidade de projetos, iniciativas e medidas benéficas e positivas, impossíveis de serem elencadas por aqui. É como tentar colocar o oceano numa xícara de café. Haverá de ser retratado em um livro à altura, ( por ele e sua equipe) edição especial, nobre, tipo capa grossa, papel couchê matte, foi a pauta do nosso encontro e o meu conselho pra ele. Vocês ver o que é gestão realizadora.

Em suma. Nem um câncer na coluna e todo mal estar e desconforto provenientes do tratamento, ( Se o impossibilitou de fazer, como se devia, a campanha de deputado) mas de se convalescer trabalhando no CNC, pelo bem do Brasil, não, em nada.

( Declaro em tempo e antes de mais nada, que esta crônica é espontânea e chegará ao amigo Silas como uma homenagem surpresa.)

Este conteúdo aqui voce não lerá em lugar nenhum. A pauta da imprensa hoje é medíocre, paupérrima, podre, só ideológica (Jamais brasileira: ou é de esquerda ou é de direita)

Silas foi, é, e sempre será destaque. Ainda escreve uma pulsante história de trabalho. Portanto, é nome para ser respeitado: “ Pode-se até não gostar do canário, mas talvez seja por não conseguir imitar o seu gorjeio”

Voltemos ao topo deste texto: O encontro. A parte da manhã já avançava. Papo amistoso. Momento família… Lágrimas ao falar do pai. Da sereníssima partida do pai…Silas, também fala com indisfarçável orgulho do irmão Rev. Roberto Brasileiro, que revolucionou a Universidade Presbiteriana Mackenzie, colocando-a no topo nacional da qualidade no ensino.

E que Dr. Mário Lúcio Brasileiro, outro irmão, é atualmente, Superintendente Geral do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon em Rio Verde/GO) e que a instituição é hoje também referência nacional. Pensei… Que orgulho ainda maior teria Sr Alberto e Dona Lica, vendo seus filhos Brasileiro, orgulhando o Brasil, como eles tanto sonharam.

… Nisto o telefone de Silas chama novamente. Pede- me licença para atender. Era de novo seu filho, agora anunciando: “Ela acaba de deixar a UTI. Está agora no quarto”…

Fiquei em silêncio ali vendo-o guardar o telefone… Somente agora a minha ficha caiu e pergunto- lhe sobre a notícia, se, tratava-se de sua esposa Patrícia ( Patsy Oxner) Brasileiro, internada no hospital.

Silas afirma que sim. Ela sofreu uma fratura. Mas acabava de saber, que já se encontrava no quarto de observação. Desejei melhoras para a americana, distinta, discretíssima, mais patrocinense e mais amada do Brasil.

Havíamos conversado quase duas horas, Silas, de novo me surpreendeu. No alto de sua maturidade emocional de sua fé firme e serena e positiva não lastimou nada, não lamentou nenhuma situação, se um dos filhos ( Douglas ou Carlos ) não liga, dificilmente teria sabido da sua dor particular. Ele simplesmente me ouvia como se só existisse eu no mundo.

Que dom autêntico é este de ouvir com humildade; servir com excelência e realizar com raro dinamismo.