# Milton Magalhães

Soninha na Presidência da ACARPA

24 de Maio de 2021 às 11:11

Neste 24/05, celebra-se o "DIA NACIONAL DO CAFÉ”

A segunda bebida mais consumida pelo brasileiro, (presente em 98% dos lares)..

Em Patrocínio, há que se comemorar. O município colhe cerca 42.000 toneladas/safra. Segundo pesquisas, o suficiente para servir 34 xícaras de café por dia para cada brasileiro..

Ou seja: O melhor café do mundo está no Brasil ; o melhor do Brasil, está em Minas; o melhor café Minas, está em... Patrocínio e região..

-"Milton, O que a Jornalista, Sônia Fernandes Farinha, está fazendo aí” Para uma boa pergunta, boa resposta: Sonia, integra a promissora diretoria 2021/2023 da Acarpa. (Diga-se de passagem, Osvaldo Ninin, novo Presidente e sua Diretoria chegou enfrentando um pedreira. A prefeitura fez um bom negócio, adquirindo a sede onde a associação funcionava mais de 30 anos, foram despejados, tiveram que encontrar um local e realizar os transtornos de uma mudança.)

Não tenham dúvida, a entidade foi muito bem administrada por Jose Carlos Grossi, Agnaldo Jose de Lima, Wilson Jose de Oliveira, Marcelo Queiroz, Fred Elias e com Osvaldo, não será diferente. Entretanto, na natureza, tem-se o tempo de plantar as sementes, regar, colher e sonhar.

Daqui a três anos terá eleições na associação. Que tal, eleger a PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DA ACARPA: SONIA FERNANDES FARINHA. A Sonia, já foi Assessora de Imprensa da Câmara de Patrocínio, gestão Bebé/Sanarelli, uma das melhores que passou pelo cargo; foi assessora Parlamentar da Vereadora Marcilene Jacinto; foi Coordenadora de Comunicação e Marketing na Federação dos Cafeicultores do Cerrado - Região do Cerrado Mineiro. Foi uma das organizadoras do grande Prêmio Região do Cerrado Mineiro. Federação esta, composta por 55 municípios e 4.500 produtores, responsáveis pela produção de cinco milhões de sacas, em 200 mil hectares.

E agora, Diretora Administrativa na Acarpa. E oxalá, a esposa do Profº universitário, Luiz Orione, que certamente nem havia pensado na possibilidade, agora, considere a nossa sugestão.

A mulher e o café. Muito mais que uma rima. O café exige uma sensibilidade para distinguir as notas sensoriais, poética, eu diria, até espirituais, que o ogro do homem, (como este cronista) não tem e jamais terá. Duvida? então veja as nuances de um café. "Aroma com notas e sabor remetendo a caramelo e frutas amarelas. Acidez cítricas, corpo licoroso e finalização marcante." "Fragrância e aroma de chocolate. Sabor de mel, caramelo e frutas amarelas como pêssego e abacaxi. Corpo cremoso e acidez cítrica média. Finalização longa e doce" Isto não é um café, é um poema de Quintana.

É sobre a mulher certa no lugar certo. É sobre a mulher patrocinense competente e preparada tendo a sua oportunidade de ocupar o topo da gestão em todas as áreas. E por que não, na área pública e no agronegócio.

Depois de muitos e muitos anos, a Câmara de Patrocínio, já teve uma Presidente, Marly Avila; ACIP, já foi dirigida por Cleudia Maria Rabelo Bernardes ; CDL, tem hoje como presidente, Isabela Rezende Cunha.

Temos uma deputada Federal, Greyce Elias, (a primeira mulher a representar Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro em Brasília).

Mas falta muito mais. Falta "elas no topo" no Sindicato Rural de Patrocínio, na Coopa e na Prefeitura de Patrocínio.

Eis a semente lançada.

Competência e paixão que farão a diferença.

2023 está logo ali:

Soninha na Presidência da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio.