Bairrismo. É um lindo sentimento de quem ama demais à sua terra natal. Ou até à sua região, em um sentido mais macro, mais abrangente. E este autor escreveu para o “Jornal Presença”, edição de 25/8/1988, bom semanário editado na cidade naquele tempo, crônica sobre este tema. Dela é extraído a emoção de quase a totalidade da população com o seu torrão. Com o chão que habita.
À PRIMEIRA VISTA, UM BOBO – Muitas vezes, o bairrista é mal interpretado. É uma pessoa mal avaliada. Que vive no mundo da lua. Ledo engano. O bairrista é um bom filho apenas. Afinal, mãe é o melhor ser desse mundo. Merece ser sempre louvada. Com a terra-mãe não seria diferente. O bairrista também é excelente comerciante. Pois, entende que a sua terra tem produtos de qualidade. Para não dizer, os melhores “do mundo”.
PURA VERDADE – O bairrista é a alma da cidade. Cidade sem bairrista é cidade sem vida. É cidade sem coração. O bairrista é a energia de uma comunidade. É a soberana voz amada por todos.
LADAINHA DO BAIRRISTA RANGELIANO:
- O subsolo patrocinense esconde em seu seio as maiores reservas do planeta do mineral anatásio, que é a origem do nobre titânio. Palavra do Anuário Mineral do Brasil e do Anuário Mineral de Minas Gerais (edições dos anos 80).
- O café de Patrocínio é o de melhor sabor no mundo. Palavra de corretores de café em Santos-SP (anos 80). E o Município é o maior produtor do Brasil, disparado. Palavra recente do IBGE.
- A água sulfurosa de Serra Negra é a mais forte do mundo em sais minerais, contendo seis gramas de sal por litro. Palavra de analistas, conforme publicações, inclusive o jornal “Minas Gerais” (década de 80). Hoje, abandonada, é quase apenas um retrato na parede!
- A água magnesiana é a mais mineralizada do Brasil. Palavra das mesmas publicações. Também um retrato na parede! Sobretudo após o desastre ambiental (incêndio), ocorrido nas últimas semanas.
- Patrocínio é um dos raros municípios brasileiros que possui uma cratera de vulcão extinto. Também na região de Serra Negra. Também palavra de técnicos nos anos 80. Também quase um retrato na parede! Pois a grande lagoa do Chapadão, acima da cratera do vulcão, hoje, é somente um laguinho.
- Patrocínio tem a quarta maior reserva de fosfato do Brasil e a 3ª maior de Minas. Palavras do Anuário Mineral do Brasil e do Anuário Mineral de Minas Gerais (edições década de 80).
- Patrocínio tem a maior reserva de mineral olivina-dunito de Minas. Palavras dos mesmos anuários.
- Patrocínio é o 4º maior arrecadador de ICMS do Triângulo (isso nos anos 80). Palavra da Secretaria Estadual de Fazenda. Hoje, perdeu algumas posições.
- Patrocínio é o maior polo armazenador do Alto Paranaíba. Palavra da (antiga) Casemg (anos 80). Como se diz no futebol, “segue o líder.”
- É patrocinense o maior empresário de transportes do Brasil, Nenê Constantino. Palavras de algumas revistas especializadas (anos 80). E continua sendo (Grupos Expresso União, Comporte e Gol).
- Patrocínio possui os maiores frigoríficos da região. Palavras de técnicos e empresários na década de 80. Hoje, mesmo com a renomada Pif Paf, nem tanto.
- Patrocínio é o maior centro calçadista do Triângulo/Alto Paranaíba. Palavras de jornais de BH, anos 80. Hoje, somente um lindo retrato na parede! Que bela foto!
- O queijo patrocinense é destaque nas principais capitais do Brasil. Palavras de técnicos nos anos 80. Hoje, mantém a presença, porém é superado por alguns vizinhos.
- Patrocínio, maior produtor mineiro, produz 10% da seda brasileira. Palavras de jornais de BH, nos anos 80. Hoje, é tão somente um bem amarelado retrato na parede. Que maravilha de foto!
CARTILHA DO BAIRRISTA – Nos últimos vinte anos do século XX, a ladainha dos Mais Mais sempre era lida e falada. Cidade do mais puro ar; cidade da água mais cristalina; cidade das moças mais bonitas; cidade mais limpa; cidade das melhores escolas; enfim, a cidade melhor de se viver. Hoje, a resposta está com o... “senhor” cotidiano.
DIAS ATUAIS – O bom bairrista sempre tem vez e voz. Cidade do mais destacado futebol no Triângulo-Alto Paranaíba (CAP, SEP e craque Ademir). Cidade do supremo Pronto Socorro, no Triângulo. Mais importante município do Triângulo em produção agropecuária. Patrocínio é o 2º lugar de Minas em produção leiteira e o 4º lugar no Brasil (palavras do IBGE). E outras “coisitas”... que ficarão para depois.
POR FIM – Patrocínio é assim e muito mais, segundo os apaixonados bairristas. Seus olhos estão mais próximos do coração do que da razão, às vezes. Porém, pertence a eles a versão. Salve o bairrista. O anjo Gabriel do progresso!
([email protected]) *** Primeira Coluna publicada também na Gazeta de Patrocínio, edição de 25/09/2021.