# Milton Magalhães

Tutaméia e Lufadas de Bom Senso

16 de Dezembro de 2018 às 22:11

OREMOS

Independente de seu credo religioso, pelo nosso futuro comum, oremos:

Ó Todo-Poderoso, Deus,  Bendito,  Soberano Rei dos reis e Senhor dos senhores, coloco em tua presença a vida do Presidente Jair Messias Bolsonaro que hoje é empossado como o 42º presidente da República Federativa do Brasil. De mais de 170 projetos de sua autoria, apenas dois viraram lei. Seus quase 30 anos na Câmara foram pautados pela adoção de um discurso duro, por vezes, agressivo e radical. Ele divide opiniões. Aquele gosta, gosta muito; aquele que o detesta, detesta pra valer. As vezes, nos parece uma pessoa totalmente do bem; outras, ficamos com um pé atrás. Ou seja, somente o Senhor o conhece  de verdade.

Messias Bolsonaro, apesar do nome,  é humano, Senhor, o que quer dizer que o presidente não sabe tudo, nem pode tudo e não fará tudo sozinho.  Abençao, portanto, a sua equipe. Aquele rompante dele nos assusta. Quando vê já falou na lata. E palavra dita e flexa solta, não voltam.  Que o presidente entende que é um necessitado e não um auto-suficiente.

Que o presidente tem limites, tem fraquezas, tem leis a cumprir e tem satisfações a dar a Ti, à nação e ao mundo. Faça que ele entenda, que não é dono de nada, apenas servo do povo brasileiro e do Altíssimo. 

Aliás, Bosonaro fala muito em ti, inclusive, seu lema de campanha foi
“Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”. O que não quer dizer nada, tanta gente falando de Ti e fazendo tudo que mal, neste mundo. Que ele, realmente te busque, que ele te ouça, que ele te coloque em primeiro lugar, que ele te glorifique.

Permite que a oposição seja vigilante, mas jamais irresponsável. Protege-o das forças ocultas, do lobby dos insatisfeitos e das pressões internacionais.

Foi ele quem declarou outro dia: "A partir de 1º de janeiro serei o presidente de todos, dos 210 milhões de brasileiros. Governarei em benefício de todos sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade, ou religião". Ajude-o cumprir esse propósito.

Coloca longe do presidente qualquer compromisso indecoroso, qualquer escândalo, qualquer suborno, qualquer medo, qualquer injustiça, qualquer bajulice, qualquer perseguição, qualquer vingança, qualquer fanatismo religioso.

Não deixe que nosso povo brasileiro tão desencantado com a política, se desencante ainda mais.

Que assim seja!

 

 ABSURDO DOS ABSURDOS!

A partir de janeiro a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Patrocínio (SENAI) irá fechar as suas portas. Lembrando exemplo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), também encerrou suas atividades em nossa cidade.

É sobejamente sabido, que  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. 

O efeito desta medida, é  devastador: Menos oportunidade de ensino para jovens, menos qualificação para o trabalhador, menos benefícios para diversas comunidades. Um ato ilegal e inconstitucional que vai impactar negativamente o futuro de muita gente, privando brasileiros de seus direitos adquirido.

Se em todos quadrantes do país o SENAI é referência na educação profissionalizante, em Patrocínio e região  a instituição tem alcançado níveis de excelência. Já recebeu diversos prêmios e não é de hoje, tanto a nível,  nacional na “Olimpíada de Matemática’, quanto estadual, sendo considerada a melhor escola profissionalizante em toda Minas Gerais.  

O SENAI de Patrocínio (sobretudo na gestão de Amorim Junior, demitido em 2015) tem revolucionado, suprindo as empresas local com mão de obra qualificada. Na sólida parceria com grandes empresas, garante o primeiro emprego de muitos e muitos alunos. Na grade,uma gama de cursos, inclusive gratuitos,  a disposição, tais como: Aprendizagem industrial, técnico  de eletroeletrônicos, técnico de eletrotécnica, técnico de informática,  técnico de alimentos, técnico de automação industrial, técnico mecatrônica técnico de manutenção automotiva, técnico de edificações, técnicos de design de calçados, Confecção do Vestuário etc.

 A SENAI Patrocínio, é gerido pela  a FIEMG Regional com sede em Patos de Minas, que cuida de 43 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro...

Muitos e muitos alunos ao concluir o curso técnico na instituição, ficam tão motivados, apaixonam tanto pela aprendizagem, que decidem  entrar logo em escola de  ensino superior, formando-se, muitos,  em engenharia elétrica, mecânica, química, etc, nunca esquecendo o SENAI  de Patrocínio, que foi  a imprescindível base sólida de suas carreiras.

Nosso filho, André Vinicius Magalhães, juntamente com  o Conrado Caixeta, Larissa Brenda, Lúcio Costa, Raul Lourenço (Foto acima: uma excursão a São Paulo em 2009) são exemplos.

Fechamento do Senai- unidade, Patrocínio, tem o nosso veemente repúdio. Pergunta que não quer calar: E nossas autoridades, quanto a este assunto...estão dormindo?


PRESIDENTE VALTINHO

Nosso desejos de boa gestão ao Valtinho do Jandaia.

Campeão de votos no pleito passado  em Patrocínio (2.214 votos).

Seu sobrenome é trabalho.

28, anos  Gerente o Posto Jandaia; rotariano atuante e firme; síndico por três mandatos no condomínio Residencial por do Sol; vice- presidente do clube Atlético Patrocinense; membro da Pastoral da Caridade da Paróquia Santa Terezinha.

Disputaram o pleito o Professor Alexandre e Valtinho do Jandaia.

A chapa do vereador Valtinho venceu com ampla maioria: 12 votos a 2.

A nova Mesa Diretora ficou assim formada: Valtinho (presidente); Raquel Rezende (vice); pastor Alaércio – foto (1° secretário); Rogério Nélis (2° secretário); Salitre (tesoureiro?)

Espero que seu mandato seja próspero, harmonioso e independente.

 


MISSÃO CUMPRIDA

Poisé. Lá em Araxá, os vereadores devolveram recursos da ordem de R$600 mil à Prefeitura, verba esta, economizada ao longo deste ano. Claro ficaram felizes por lá. E em  Patrocínio, a  devolução  foi de quase 2 Milhões de Reais (exatos, R$1.800.000,00.) destinados ao reajuste de nossos Servidores públicos Municipais.

Prova de que a gestão do Presidente da Câmara, Thiago Malagoli, que se encerra, foi transparente, austera, e com  respeito ao dinheiro público. Um ex- presidente da Câmara que pode andar de cabeça erguida.

Missão bem cumprida.

 

ALÔ, COROMANDEL!

Se você nasceu em Coromandel, com certeza é gente fina, há um montão de gente de lá residindo em Patrocínio que nasceram na “Terra do Diamante”. Berço de talentosos como Gerson Coutinho da Silva – Goiá. e Abel Ferreira, grande compositor e clarinetista. Patrocínio e Coromandel sempre caminharam juntos como cidade amigas. Bom demais tê-los como vizinhos!

 

GENTE NOVA

A alegria chegou no ‘Alto Estação’.

Nasceu neste 10/12/18 o pequeno BENTO BORGES RIBEIRO (Foto) ; filho de Matheus Borges Ribeiro ( Leia-se Galvani/Iara) e Lígia Cristina Ribeiro.

Avós paternos: Edvaldo Ribeiro e Rosilene Gonçalves Ribeiro.

Avós maternos: Sérgio Luiz Coelho e Ana Cristina Campos.

Este é um momento mágico, presente divino:

" Cada criança que nasce é uma prova de que Deus ainda não perdeu as esperanças em relação á humanidade. " ( Rabindranath Tagore)

E olha só a carinha de quem nasceu para ser uma benção neste mundo.

Parabéns!

 

JOAQUIM MACHADO

 Recebemos a honrosa visita de Joaquim Correia Machado Filho, veio nos trazer um abraço de condolência pela perda de nossa sobrinha.  Quim Machado, é figura ‘hors concours’ na comunidade patrocinense, não apenas sendo hoje o jornalista, mais experiente na comuna, mas, como cidadão do bem.

Lembrando que plantamos juntos um  pé de  Jacarandá Mimoso no Lar da Criança, ele, que  dá aulas de canto na entidade, sempre visita o nosso arbusto,  me disse que “a muda já está falando”, rsrs. 

Poucas pessoas sabem regar uma amizade, poucos, conservam a fineza no trato e o senso de humor igual a ele.

 

DRa. NEUSA MENDES  

Sempre quis escrever sobre ela.   Uma das vozes mais coerentes e equilibradas no Legislativo Municipal.  Nascida no distrito do Silvano, Neuza Mendes, chegou á casa do povo como um dos edis mais preparados. Ela possui cursos superiores de Pedagogia, Estudos Sociais e Direito, todos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e é pós- graduada em Administração Escolar e Ciências Criminais. Durante 25 anos atuou na área de educação como professora, supervisora, orientadora e diretora; atualmente é advogada militante na cidade e na região trabalhando exclusivamente em processos de aposentadoria. Muito estimada na comunidade, sua vida sempre foi pautada na fé em Deus, no amor a família e no serviço ao próximo.

No ano de 2012, Dra. Neuza Mendes, foi eleita Vereadora pelo Partido Trabalhista Cristão, desempenhando com galhardia um brilhante e diversificado trabalho, sempre pautando pela honestidade e na busca de melhorias para a população de Patrocínio. São mais de quarenta indicações apresentadas e aprovadas na Câmara Municipal de Patrocínio, além de Projetos de Lei, Requerimentos de Informações e Decretos do Legislativo, solicitações de emendas parlamentares que destinaram vários recursos à nossa cidade. Em 2016, foi reeleita Vereadora pelo Partido Trabalhista Cristão. Fiquei fã dela, pois logo que assumiu como vereadora, num autêntico gesto de generosidade e altruísmo, doou ao Hospital do Câncer de Patrocínio Dr. José Figueiredo, seu primeiro salário como vereadora. Na época, parabenizamos a vereadora,