A Universidade Federal de Uberlândia, é uma instituição de ensino sólida e tem uma importância fundamental na formação de profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho regional e nacional. Em Patrocínio, mesmo, não é difícil encontrar profissionais que sinta orgulho em dizer que passaram por aquela instituição de ensino e reafirmam a sua importância na formação profissional. A propósito, Patrocínio, já deveria contar com um Campus da UFU, há muitos e muitos anos. Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, sairam na frente e estão lá com a extensão da universidade. E Patrocínio, o que falta? O que impede esta conquista? Entre outra coisas, com certeza, vontade política.
CIDADES PARCEIRAS
Patrocínio e Uberlândia são cidades que se correlacionam bem em todos os aspectos e não é de hoje que trocam figurinhas. Basta dizer que o primeiro Bispo da Diocese de Uberlândia, Dom Almir Marques, que por lá ganhou nome de Bairro e Avenida, nasceu em Patrocínio em 1918. Terra natal onde iniciou seus estudos e celebrou sua primeira missa...E atualmente, o Vice- Reitor da UFU, Eduardo Nunes Guimarães, é patrocinense. Filho de Terezinha Nunes Guimarães e Onésio Pereira Guimarães, neto do lendário comerciante, Manuel Nunes, fundador das Casas Manuel Nunes.
UM POUCO DA UFU
A Universidade Federal de Uberlândia, tem com Reitor, Elmiro Santos Resende; Vice Reitor, Eduardo Nunes Guimarães; 1913 docentes; 22.453 estudante; foi criada na década de 1950 e federalizada em 1978, é uma instituição pública de ensino superior aberta a todas as manifestações políticas, ideológicas e religiosas, e as diferentes correntes de pensamento. Localizada na cidade de Uberlândia, a UFU tem como missão formar profissionais qualificados, produzir conhecimento e disseminar a ciência, a tecnologia, a informação, a cultura e a arte na sociedade por intermédio do ensino público e gratuito da pesquisa e da extensão, visando a melhoria da qualidade de vida a difusão de valores éticos e democráticos a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
ANO 38: EVENTO COMEMORATIVO
A Diretoria de Cultura (Dicult), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex), em parceria com o Curso de Música, do Instituto de Artes (Iarte), e o grupo Cênica Luz realiza o"Concerto Universitário: UFU, ano 38" para comemorar o trigésimo oitavo ano de federalização da Universidade Federal de Uberlândia. O evento conta ainda com a co-realização da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.
O concerto acontece em 4 de maio, quarta-feira, às 20h, em sessão única e gratuita no Teatro Municipal de Uberlândia. A retira de ingressos pode ser feita no local a partir das 17h30 no mesmo dia. Com direção artística do professor Alexandre Teixeira, a apresentação será feita Orquestra Popular do Cerrado.
Com um repertório voltado para standards de jazz e música brasileira, a orquestra apresentará arranjos de autores como Wagner Tiso, Richard Rodgers, Tom Jobim, George & Ira Gershwin e Edu Lobo, entre outros.
A Orquestra
Desde sua criação, na década passada, a Orquestra Popular do Cerrado foi contemplada como uma linha de atenção cultural dentro da agenda da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU.
O grupo musical foi criado dentro do Curso de Música da UFU e é composto por instrumentos do sopro (saxofones, trompetes e trombones) e seção rítmica/harmônica (guitarra, baixo, bateria e piano), cujo repertório aborda a música internacional e brasileira escrita para essa formação ou adaptada por arranjadores.
A Orquestra tem por objetivo oferecer aos estudantes da UFU um espaço para experimentação e sedimentação do conhecimento musical e trazer para a universidade e para a comunidade do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, a auditiva de uma música que está distante do mercado da indústria cultural.
Serviço
Concerto Universitário: UFU, ano 38
Apresentação: Orquestra Popular do Cerrado
Local: Teatro Municipal de Uberlândia (Avenida Rondon Pacheco, 7070, bairro Tibery)
Concerto com a Orquestra Popular do Cerrado homenageia a instituição; a entrada é gratuita
Data: quarta-feira, 04/05/16, 20:00 (Fotos:Site UFU)