# Milton Magalhães

Vale/Mosaic Projeto Lesivo ao Futuro de Patrocínio

22 de Janeiro de 2017 às 18:56

Meu Deus! Não há notícia mais ruim para o futuro de Patrocínio do que esta: “Vale Fertilizantes deu início ao Projeto Salitre que traz, através de transporte ferroviário, minério de fosfato da mina de Patrocínio para ser beneficiado na usina de Araxá. O prefeito Aracely de Paula foi convidado e visitou a empresa no final do mês de dezembro quando foi informado dos detalhes da nova operação da Vale”...E toma mais essa, patrocinense distraído!:  “Com o transporte férreo do fosfato de Patrocínio, a unidade industrial da Vale Fertilizantes em Araxá ganha uma sobrevida de pelo menos mais 50 anos, mantendo os atuais 1.370 empregos diretos e os 660 indiretos, e gerando inicialmente mais 35 novas vagas de trabalho na empresa. A previsão é aumentar ainda mais a oferta de novos empregos para o futuro.”...Como assim? O Prefeito que deveria ter sido convidado pela Vale/Mosaic é o nosso- Deró Marra. Por razões simples:  Esse projeto é do município de Patrocínio. Aqui vai acontecer a extração de toda  matéria-prima, pelo menos mais 50 anos” .Ou...que sina, conterrâneos! Que leseira é esta meu povo! Que entorpecimento grupal é esse minha gente!..

HOTEL BARREIRO E SERRA NEGRA

Aqui cabe um parêntese: Nada contra nossos irmãos de Araxá. Gente hospitaleira, cidade fantástica! Aliás, Parabéns, aos araxaenses, já saíram na nossa frente nos primórdios do  turismo regional. Nos idos dos anos 30/40 , o Presidente Getúlio Vargas e o Governador Benedito Valadares, ‘puxaram a sardinha mais para a terras de Dona Beja’.Cronistas e colunistas dos jornais patrocinense da época, chiaram, espernearam, puseram a boca no trombone. Partiam do primcipio que tínhamos- Araxá e Patrocínio- os mesmos potenciais, para serem ambas, estância hidromineral.  Reivindicaram, protestaram, clamaram por  investimentos, também  no Hotel Estância Hidromineral Serra Negra.  Não teve como, o jeito foi comer poeira. Quem diria, Hotel Barreiro e Hotel Serra Negra, já estiveram em pé de igualdade lá no passado. Mas, voltando á mineração, no "Lugar alto onde primeiro se avista o Sol", já se  tem por lá a CBMM.. Agora a Vale/Mosaic?...

O PROJETO SALITRE, NO CORAÇÃO DE PATROCÍNIO

 A matéria-prima em tela é do nosso  município.Do coração do nosso municipio. Tudo bem, até poderia ser apenas uma etapa inicial do projeto, mas estão fazendo investimentos pesados em malha ferroviária, e estão falando em 50 anos. É, portanto, definitivo. Tudo errado, para o lado de Patrocínio! Não é uma questão polítiqueira, e não é apenas uma questão política.. É questão empresarial, ambiental, econômica, ética, questão de justiça, vital para o município... SE O PROJETO SALITRE, ESTÁ NO CORAÇÃO DE PATROCÍNIO, LOGO, ESTÃO SAQUEANDO O CORAÇÃO DE PATROCINIO!

QUASE DEU CERTO..

Em  2011, o Governador da época, Antônio Anastasia, o presidente da Vale  Murilo Ferreira e o Prefeito de Patrocínio, Lucas Siqueira, assinaram um Protocolo de Intenção reafirmando o projeto original..Depois, silêncio sepulcral...

VALE, AUTORIDADES LOCAL, NÃO FALAM A MESMA LÍNGUA.

É lamentável que, desde 2010, quando a Vale Fertilizantes, adquiriu os ativos da Fosfértil,  e agora, em 2016, a Moisaic, adquiriu da Vale,  as lideranças local e as respectivas diretorias, deste do início deste projeto, não falaram a mesma língua. Basta relembrar a DESAPROPRIAÇÃO DESASTRADA: Em 2011 a Prefeitura de Patrocínio iniciou a  desapropriação de uma área de 4.871 hectares, a área estava  muito acima da prevista pela empresa, (829 hectares) atingindo as localidades de Tejuco, Malhadouro e a maior parte na localidade de Santo Antônio da Lagoa Seca, com o objetivo de implantar o Complexo Industrial da Fosfértil. Foi uma medida ada administração, afobada, sem noção de tudo. O vespeiro foi mexido. Houve indignação, e a indignação dos moradores, foi legitima. Faltou o passo seguinte. Ao invés de explicar, elucidar, colocar as coisas em base clara para o nosso povo,  representantes da  prefeitura e da Vale, silenciaram, se recuaram, se mocaram.

ABERRAÇÃO ANUNCIADA NO GABINETE DO PREFEITO

Até que em agosto de 2015, Infelizmente, houve o anúncio oficial da Vale,  advinha onde? No gabinete do prefeito Lucas. (todo sorridente!) Anunciaram que iriam extrair o minério e levar por ferrovia para Araxá, onde seria beneficiado. E para tanto, iriam construir um ramal ferroviário de Patrocínio até Araxá.

Falaram na cara dura que a  alteração do projeto original iria transformar Patrocínio apenas no fornecedor de matéria prima, com a geração de no máximo 10% dos empregos e renda que eram previstos no projeto inicial. E o  prefeito sorria...Foi desalentador.

AUDIÊNCIA NO CATIGUÁ

O povo, até tentou reverter a tragédia anunciada. Em 30 de setembro 2015,  realizou-se uma Audiência Pública no Catiguá Tênis Clube, com cerca de 800 participantes para tratar do projeto. A Supram - Superintendência Regional de Regularização Ambiental, que organizou a Audiência, ficou de analisar o projeto da Vale e daria um parecer. E deu? Nada...

FIOZINHO DE VOZ

Com o nosso fiozinho de voz, pedimos tanto que nossas autoridades convidassem os executivos da Vale/Mosaic, para visitar Patrocínio e  recepcioná-los com toda  cordialidade, em seguida, instituir no governo municipal   uma assessoria qualificada, que falasse a linguagem do  universo corporativo, para cuidar da instalação do projeto no município. Inclusive, a formação de mão de obra local, antes que ocorra um "êxodo da mineração" como  ocorreu com o cafeicultura no passado.

 START DA 'DESGRAÇA PELADA'

E assim, em 22 de Dezembro de 2016, a  convite da Vale Fertilizantes, o prefeito Lucas Siqueira (sorrindo) deu a largada oficial das atividades do projeto Patrocínio, com a primeira expedição férrea de minério de fosfato para o Complexo Mineroquímico de Araxá. O que com perdão da palavra, chamamos  este momento de, start da 'desgraça pelada"

AI, CHEGOU DEIRÓ

E para lascar de vez, o prefeito Deiró Marra, chegou e,e,e,  extingiu A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL, que cuidaria de perto da questão.“Todos vão cuidar do desenvolvimento” Sinceramente, não achamos que isto funciona. Fica ‘fulanado’.Todos, no final é ninguém. Essa secretaria tem a cara do Governo Deiró/Gustavo, é  imprescindível...Faz tempo que defendemos S M.D.E. S, por estas plagas.  Cheguei a sugerir que o ex- vice-prefeito Betinho, assumisse na época a referida pasta e tratasse como foco absoluto, a implantação da Vale/Mosaic no município...Deu em nada.. Agora, sugeria que o empresário,  sr Pedro Constantino, (Obviamente, alguém similar a ele, jamais inferior) estivesse no comando do desenvolvimento...Extinguiram-na.

REIVINDICAÇÃO INTENSA, FIRME, MAS CORDIAL

Com cara de otário, diante desta hecatombe histórica, ainda nos atrevemos a imaginar que “a Inês, não esteja morta” E que nossas lideranças, busquem interagir urgentemente  com o alto comando da empresa, dizendo que estão  lesando do futuro de nosso povo.  Não é brigar, não é  ‘latir de longe’: É REIVINDICAÇÃO INTENSA, FIRME, VIGILANTE, VIRIL, MAS CORDIAL. Um levante imbatível, envolvendo todas as lideranças do município e representações políticas e a nação patrocinense em peso, solicitando a volta do projeto original , onde previa a construção de um complexo industrial químico em Patrocínio. E o tal investimento no valor de R$ 2 bilhões e geração de 1.500 empregos diretos..

Nós, que sempre dissemos: “SEJA BEM -VINDO, VALE”, agora,  estamos afirmando que esse projeto envolvendo Araxá, É TOTALMENTE LESIVO AO FUTURO DE PATROCÍNIO...