(Foto: Ascom prefeitura) Os três jornais impressos de Patrocínio, GAZETA DE PATROCÍNIO, JORNAL DE PATROCÍNIO E FOLHA DE PATROCÍNIO, circularam neste sábado com destaques importantes sobre a nova administração.
O JP, estampa na primeira página , o título: “Governo Municipal une secretarias, reduz salários de diretores do IPSEM e cria sub procuradores” Depara-se com um Edital para a contratação de “Empresa especializada em serviços técnicos de Acompanhamento de Gestão Pública Municipal na Área de Administração..." Entre as alterações e Leis Complementares publicadas, o JP, traz uma me chama a tenção: Extinção da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo...
A GAZETA DE PATROCÍNIO, (semanário no qual assinamos a coluna “O Meio e Mais”), traz um artigo bem pertinente,(Sobre desemprego: problema social sério e empreguismo: distribuição farta de cargos por conveniências políticas) assinado pelo empresário de mais de 40 anos no ramo de eletrodoméstico, Luiz Alberto Ribeiro:
“VAMOS DEIXAR O DEIRÓ TRABALHAR!
Como sempre acontece em mudança de governo, o maior problema do prefeito não é as obras e serviços urgentes que reclamam sua imediata atenção; desde a eleição até agora na sua posse, pedidos de ‘emprego” é o maior problema. Tem muita gente, muita gente mesmo, em cima do Prefeito, do vice e de seus auxiliares diretos á procura da “colocação”. Isso não é bom para o desenvolvimento de seu trabalho á frente da administração que temos certeza, será muito boa, mesmo conhecendo a situação do nosso estado e do país.
Deiró, com sua determinação e capacidade administrativa e gerencial, saberá, superar todas as dificuldades que irão surgir.
Deiró Marra, hoje já considerado um grande político, mostrou reconhecida capacidade administrativa á frente de suas empresas e é isto , que o Brasil precisa: Mais EMPRESÁRIO (que dá empregos e paga impostos) e menos POLÍTICOS (que se preocupa mais em agradar eleitores para garantir renovação de mandato a cada eleição)
É por isto sua DETERMINAÇÃO e CAPACIDADE ADMINISTRATIVA, que sempre quis ver Deiró , nosso prefeito; confio e acredito numa administração de mais trabalho e menos política. Deixe o “home” mostrar serviço, gente!
Empresário Luiz Alberto Ribeiro, Publicado em 14/01, na Gazeta de Patrocínio
A FOLHA DE PATROCÍNIO, por sua vez, na edição de 07/01, traz a publicação de diversas Portarias e Decretos, a maioria dos quais, oficializa a nomeação de secretários, assessores e coordenadores técnicos da nova administração Deiró/Gustavo. Nomes, já sobejamente divulgados, senão vejamos:
José Maurício Ribeiro – Secretário Municipal de Administração
Rubens Rocha Machado - Agricultura
Eliane Ferreira Nunes - Cultura
Isac Luiz Ferreira - Desenvolvimento Social
Priscila Beatriz Borges Pereira de Castro - Educação
Ivanderley Silva Santos - Esporte
Alcides Dornelas dos Santos - Segurança, Trânsito e Transportes
Caio Marcos Veloso - Meio Ambiente
Jorge Moreira Marra - Obras e Serviços Urbanos
Humberto Donizete Ferreira - Saúde
Dr. Anderson Aprígio Cunha Souza - Procurador Geral Município
Ailan Luiz - Gabinete
Marcos Alberto Brasileiro - Assessor Gabinete I
Luiz Eduardo Salomão Mendonça - Assessor Gabinete II
Marcio Manoel de Oliveira – Assessor de Comunicação
Vanderley Marra – Diretor Superintendente Daepa
Neusa Maria Ferreira - Diretora Presidente IPSEM
Sandra Izabel da Silva- “Gestão Financeira”
DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIA*
A mesma edição da Folha, estampa o Decreto Nº 3322 que “Delega poderes especiais aos Secretários Municipais do Município de Patrocínio”.. Considerando “A necessidade de se distribuir competências no âmbito de própria estrutura administrativa, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços." Segundo o referido Decreto, em conjunto com o Chefe do Executivo e Assessor Ailon Luiz, também são “Ordenadores de Despesas”, a servidora efetiva, Sandra Izabel da Silva, na condição de Secretária de Finanças; Humberto Ferreira, Secretário Municipal de Saúde; Isac Luiz, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho; Priscila Borges de Castro Secretária de Educação...
COMENTÁRIO DO COLUNA/BLOG
Como se sabe, é um Ato Administrativo de configuração interna, mas, quando diz, “afim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços”, tomamos a liberdade de multiplicar os efeitos,denominando de * DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIA". Há um consenso de que a máquina administrativa é cara, pesada, congestionada, engessada, sufocada pela burocracia e pífia em seus resultados. É preciso colocar o poder de decisão mais próximo do cidadão, para garantir maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos. Como acontece na iniciativa privada- Locus do novo prefeito.
São prenúncios de que vem lá uma gestão, funcional, ágil e eficiente ?