3 de Dezembro de 2022 às 12:01

10° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro revela os melhores cafés da safra 2021/2022

Cooperados da Expocaccer se destacam nas primeiras colocações das 3 categorias com novo recorde no leilão do concurso

Continue lendo após anúncio
 

Em cerimônia realizada nesta quarta, dia 30 de novembro, em Uberlândia-MG, a Região dos Cafeicultores do Cerrado apresentou os vencedores do 10° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro.

Na disputa das categorias Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida estavam os cooperados e associados das cooperativas e associações do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM).

O Prêmio foi conduzido pela jornalista Paula Varejão e pela Gerente de Comunicação da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, reunindo cafeicultores, imprensa, empresas, clientes e fornecedores ligados ao mundo dos cafés especiais em uma noite de fortes emoções e muitas surpresas.

Para o 10° Prêmio Região do Cerrado Mineiro, foram classificados os 10 melhores lotes de cada cooperativa.

Entre os campeões do 10° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro estão cafés de 87,70 a 90,94 pontos.

Os cooperados da Expocaccer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado chamaram mais uma vez a atenção do público ao revelar campeões nos primeiros lugares de cada categoria, incluindo produtores de uma mesma família e bicampeão.

Na categoria Natural, a classificação do primeiro lugar ficou com o produtor Jorge Fernando Naimeg (Expocaccer), com um café de 90,94 pontos, seguido dos cafeicultores Guilherme Sebastião Fernandes Romão (Expocaccer), e Enivaldo Marinho Pereira (Carmoccer).

Na Cereja Descascado, o campeão foi José Aparecido Naimeg (Expocaccer), com um café de 90,05 pontos; o cafeicultor Eduardo Henrique S. Pereira (Carmoccer) com o segundo lugar e Maria Aparecida F. Pires Ruiz (Expocaccer) no terceiro, representando o público feminino no concurso.

A categoria Fermentação Induzida foi marcada pela vitória consecutiva de Agilmar Ferreira Pinto (Expocaccer) com um café de 88,75 pontos; Lázaro Ribeiro de Oliveira (Expocaccer), na segunda colocação e Ismael José de Andrade (Carpec) na terceira.

A Expocaccer foi recordista no número de amostras enviadas ao concurso, com 191 encaminhadas.

O evento foi marcado também pela celebração dos 50 anos da cafeicultura e pela homenagem às campeãs da participação das mulheres na cafeicultura da Região, com o Troféu Atitude. A Trader de Cafés Especiais da Expocaccer juntamente com a Superintendente da Coocacer Araguari, Eliane Cristina; homenagearam as cooperadas da Expocaccer Paula Urtado e Maria Aparecida Ruiz por terem suas amostras classificadas como as três melhores do concurso.   

Durante a cerimônia, a Expocaccer, representada pela Trader de Cafés Especiais, Sandra Moraes, foi reconhecida também como o canal exportador que mais lacrou cafés com selos da Região do Cerrado Mineiro.

Em outro momento de destaque, a Expocaccer teve a classificadora Rosângela Soares homenageada pela classificação das amostras campeãs.

Premiações

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer categoria Natural:

1º Lugar -  Jorge Fernando Naimeg (Expocaccer) - 90,94 pontos;

2º Lugar - Guilherme Sebastião Fernandes Romão (Expocaccer) – 89,53 pontos;

3º Lugar - Enivaldo Marinho Pereira (Carmoccer) – 89,03 pontos.

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer categoria Cereja Descascado:

1º Lugar - José Aparecido Naimeg (Expocaccer) - 90,05 pontos;

2º Lugar - Eduardo Henrique S. Pereira (Carmoccer) -  89,13 pontos;

3º Lugar - Maria Aparecida F. Pires Ruiz (Expocaccer) – 88,28 pontos.

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer categoria Fermentação Induzida:

1º Lugar -  Agilmar Ferreira Pinto - de 88,75 pontos;

Lázaro Ribeiro de Oliveira (Expocaccer) – 87,79 pontos;

Ismael José de Andrade (Carpec) – 87,70 pontos.

Leilão

Durante o Leilão promovido no evento, o consórcio formado pela Expocaccer,

Nucoffee, Café Cajubaá e Sebrae arrematou o café campeão da Categoria Natural, da Família Naimeg, por R$ R$ 62.017.000 (saca de 60 quilos), alcançando assim novo recorde de valor da premiação.

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal