Será realizado no dia 01 de Junho (domingo) a partir das 13 horas no Tatersal do Sindicato Rural de Patrocínio o 1º Leilão Solidário em prol do HCP - Hospital do Câncer "Dr.José Figueiredo" . A promoção é da ACCAMP - Associação de Combate ao Câncer do Médio e Alto Paranaíba e LC - Agronegócios.
O evento está mobilizando a comunidade e tem a grande colaboração dos membros do CMDR - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que envolve 41 comunidades rurais. Eles estão fazendo e recolhendo junto aos produtores as doações de diversos itens a serem leiloados na oportunidade, como: gado, equinos, porcos, ovos entre outros.
Um dos produtos que vai a leilão é uma rarissima garrafa de pinga Havana da década de 70, doada pelo produtor Selminho Abraão (foto) e que fazia parte de sua coleção de bebidas antigas e raras.
Sobre a rara pinga Havana
Está pinga é fabricada há mais de sete décadas na região de Salinas (MG) e se tornou simbolo da cachaça artesanal produzida no país. Começou a ser produzida em 1940 pelo produtor Anísio Santiago (que morreu em 2002 aos 91 anos).
Em 2001 a cachaça teve que mudar o nome de Havana para Anísio Santiago, porque empresa Havana Club Holding S/A do Grupo Francês Pernod Ricard, que fabrica run, registrou a marca no Insituto Marcas e Patentes (InPI). Porém, em outubro de 2005, o Poder Judiciário, através do juiz de direito de Salinas, concedeu tutela a família Santiago, para, novamente ter direito de usar a marca.
Para saber mais da história da Havana clique aqui...