21 de Agosto de 2025 às 08:16

3ª Jornada Científica é encerrada com premiação de projetos inovadores de alunos; veja as colocações

O evento foi realizado na Catedral IEADIP e contou com a presença de estudantes, professores, gestores escolares e autoridades.

Chegou ao fim na terça-feira 19/08 o VI Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola, que integrou a 3ª Etapa da 3ª Jornada Científica da Rede Pública de Ensino. O evento foi realizado na Catedral IEADIP e contou com a presença de estudantes, professores, gestores escolares e autoridades.

A programação reuniu palestras e atividades educativas, como a apresentação do professor e pesquisador Jonathas Nunes da Silva, com o tema “Água: uma substância ordinária com propriedades extraordinárias”, e a palestra do químico Rodolfo César Gomes de Paiva, sobre “Sabedoria na natureza: os ciclos da água e do carbono, nossas responsabilidades e o futuro do clima”.

Durante os dois dias, alunos do ensino fundamental e médio apresentaram seus trabalhos científicos. Após a avaliação, foram premiadas as escolas vencedoras:

Ensino Fundamental

1º – Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos – “Projeto NAB: Notificador Automático de Bueiros”
2º – Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves/CAIC – “Biociclo Inteligente”
3º – Escola Estadual Terezinha Moreira Marra – “RecreAção”

Ensino Médio

1º – Escola Estadual Joaquim Dias – “Bioplástico Semeador: Semeia no Presente e Refloresta no Futuro”
2º – Escola Estadual Irmã Gislene – “Renovando o Amanhã”
3º – Escola Estadual Dom Lustosa – “Mundo Microscópico”

Os estudantes e professores receberam medalhas, certificados, cheques simbólicos e placas de reconhecimento.

O simpósio integra as ações do Programa Justiça na Escola, idealizado pelo juiz de direito Dr. Serlon Silva Santos, e realizado em parceria com o Governo Municipal, a Superintendência Regional de Ensino, o NAPE – Núcleo de Apoio às Escolas, além do apoio de instituições como ACIP/CDL, Sicoob Credicopa, Expocacer, Federação dos Cafeicultores, Rota do Café e IGR Caminhos do Cerrado.

A iniciativa reforça a importância da união entre educação, ciência e cidadania, proporcionando aos alunos experiências práticas de pesquisa e valorizando o conhecimento produzido na rede pública de ensino.