17 de Dezembro de 2018 às 09:57

86 casais converteram suas uniões estáveis em casamentos em Patrocínio

O casamento comunitário também aconteceu em Serra do Salitre

 

PATROCÍNIO-MG - Para uns, a concretização de um sonho, para outros, uma formalização necessária para a garantia de direitos. Motivações diferentes e sentimentos de amor e companheirismo fizeram com que 86 casais se reunissem, no último dia 12 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo do Catiguá Tênis Clube, em Patrocínio, para um grande casamento comunitário.  

A cerimônia coletiva, iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca, teve direito a bênção ecumênica, troca de alianças, fotos e sorteio de brindes. 

Conduzida pelo juiz diretor do foro e coordenador do Cejusc, Pedro Marcos Begatti, a festividade contou a animação da banda de música RA e com a presença de várias autoridades locais.  

De acordo com o juiz Pedro Marcos Begatti, o casamento assegura direitos aos cônjuges  

Para o coordenador do Cejusc, o casamento é importante para garantir a cidadania dos casais. “A formalização traz segurança jurídica, uma vez que a certidão afasta as burocracias e a necessidade da prova da união estável. Estamos garantindo aos cônjuges oportunidades de direitos no âmbito previdenciário, civil e assistencial, além de proporcionar mais estabilidade emocional a eles e a toda a família”, disse o magistrado.  

Em Serra do Salitre, 38 casais participaram da cerimônia  

Ainda segundo o juiz, a falta de recursos para custear as taxas cobradas pelos cartórios é apontada como o principal elemento impeditivo para a regularização da situação civil dos casais. Daí a grande adesão das pessoas buscando regularizar a convivência de fato.  

Essa foi a segunda vez que o Cejusc da comarca promoveu o evento na comarca.  

A primeira, há um ano, oficializou a união de 129 casais.   

Em 24 de novembro deste ano, também foi realizado um casamento comunitário em Serra do Salitre, outro município da comarca, do qual participaram 38 casais. 

Ascom  

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!