O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com inscrições abertas para seu novo processo seletivo de cursos de pós-graduação. As vagas são para ingresso no 1º semestre de 2024 e contemplam especializações e mestrados profissionais.
Interessados devem fazer leitura atenta dos editais e verificar se preenchem os pré-requisitos necessários para concorrem às vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de dezembro pela internet na página de ingresso do IFTM. Para as especializações, a taxa de inscrição é de R$60,00 (sessenta reais) e para o mestrado profissional em Produção Vegetal, é de R$80,00 (oitenta reais). Ambas podem ser pagas por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário do Banco do Brasil. Para quem deseja concorrer como aluno especial, não há taxa de inscrição a ser paga.
A seleção acontece por meio de análise de documentos enviados pelos candidatos no momento da inscrição. De acordo com cada curso, há documentos específicos que servem de avaliação e classificação.
Cursos e vagas
As vagas deste processo seletivo são para alunos regulares e para alunos especiais. Alunos regulares são aqueles que estão matriculados em todas as disciplinas previstas para o curso escolhido. Já os chamados alunos especiais cursam somente algumas disciplinas do conteúdo programático.
Para os alunos regulares, são ofertadas um total de 125 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos de especialização e campi: Ciência de Dados (30 vagas – IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico); Controle de Qualidade em Processos Alimentícios (35 vagas – IFTM Campus Uberlândia); Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação (30 vagas – IFTM Campus Uberlândia Centro) e Gestão Estratégica de Negócios (30 vagas - IFTM Campus Patrocínio).
Há também 15 vagas para o mestrado profissional em Produção Vegetal, que acontece de forma presencial no IFTM Campus Uberaba, às sextas-feiras e sábados.
Para quem deseja se inscrever como aluno especial, a seleção oferta um total de 34 vagas para o mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que, a depender da disciplina escolhida pelo candidato para cursar, ocorre no IFTM Campus Uberaba ou no IFTM Campus Uberlândia, e um total de 16 vagas para o mestrado profissional em Educação Tecnológica, oferecido no IFTM Campus Uberaba.
Programa de Isenção da Taxa de Inscrição
Para quem não puder arcar com os valores das taxas de inscrição, o IFTM conta com o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição. Para isso, candidatos devem ler com atenção os editais e analisarem se se enquadram nos requisitos definidos.
Em caso de enquadramento, a solicitação da isenção deve ser requerida de 8 a 19 de novembro mediante realização de inscrição, preenchimento de ficha própria e envio de documentos que comprovem a situação.
Ações Afirmativas
O IFTM dispõe também de políticas de ações afirmativas. Assim, do total de vagas ofertadas em cada edital de processo seletivo dos cursos de pós-graduação, 20% são destinadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas e 5% a pessoas com deficiência. Candidatos que não se enquadram em nenhum dos grupos de concorrência definidos nos editais participam da seleção como ampla concorrência, que fica com 75% das vagas.
Todos os aprovados nas ações afirmativas devem comprovar tal condição no ato da matrícula. No caso dos autodeclarados negros, a comprovação ocorre por meio de análise das características físicas dos candidatos realizada por banca de heteroidentificação. No caso dos autodeclarados quilombolas, é necessário apresentar declaração do responsável pelo quilombo onde se vive conforme modelo disponibilizado pelo IFTM no edital de seleção. Para os candidatos autodeclarados indígenas, exige-se declaração oficial emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) atestando a relação de pertença étnica e social do candidato a um grupo ou comunidade indígena ou declaração obtida junto à sua comunidade, de acordo com o protocolo de cada povo indígena.
Mais informações na página de Ingresso do IFTM e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre ações afirmativas.