10 de Setembro de 2022 às 11:33

Abordagem policial acaba em resistência e confusão em Guimarânia

O fato aconteceu na praça Pedro Guimarães

Com informações da Polícia Militar

GUIMARÂNIA (MG) - Uma guarnição da Polícia Militar durante policiamento no evento de 7 de Setembro, na noite de quarta-feira, por volta das 23h32, na praça Pedro Guimarães, visualizou um jovem de 23 anos em atitude suspeita saindo de uma construção.

Segundo versão da PM, os militares ao darem ordem para que o jovem se colocasse em posição de busca pessoal, o mesmo parou, porém, recusou a colocar as mãos sobre a cabeça.

Ainda segundo a PM, o suspeito questionava a todo momento o motivo da abordagem, sendo lhe explicado por mais de uma vez os motivos da suspeição.

Em determinado momento, enquanto era feito o adentramento no imóvel de onde o jovem saiu, este fugiu do local da abordagem, infiltrando no meio das demais pessoas que presenciavam o evento.

Com o apoio das demais guarnições empenhadas no turno, o jovem foi localizado no meio da multidão, tendo se recusado novamente a acatar a ordem de colocar-se em posição de busca pessoal. Mesmo sendo explicado insistentemente que sua conduta configurava o crime de desobediência, o autor continuou no ato de desobedecer às ordens emanadas, inclusive agredindo os militares com chutes.

O jovem resistindo em desobedecer a ordem legal da PM, os militares deram voz de prisão ao jovem.

Segundo a PM, foi necessário que os militares fizessem o uso de técnicas de controle físico e de contato para realizar a contenção do autor. Enquanto era realizada a prisão do autor, os seus familiares e amigos interferiram na ocorrência tentando arrebatar o preso, sendo necessário o uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, gás de pimenta e lacrimogênio, para dispersar a multidão que se formava e ameaçava a segurança dos militares.