Patos de Minas - Um adolescente de 12 anos morreu na tarde desta terça-feira (30) após "pegar rabeira" em um ônibus do transporte público urbano e ser atropelado. O acidente aconteceu na esquina da Rua São Geraldo com Rua Zeca Mota, no Bairro Sorriso. Os passageiros e o motorista alertaram os jovens pouco antes do acidente, mas foram xingados.
Segundo a sargento Denise da Polícia Militar, as informações passadas por testemunhas é que quatro adolescentes "pegavam rabeira" no ônibus que trafegava pela Rua São Geraldo e que o veículo tentou fazer uma conversão à direita na Rua Zeca Mota, porém um dos jovens se desequilibrou e foi atropelado pelo veículo.
A sargento disse também que na parte da manhã teria flagrado e alertado algumas crianças sobre esta prática de "pegar rabeira" em outro bairro da cidade. “As pessoas, os motoristas sempre alertam e estes ciclistas não se conscientizam”. Denise pede aos pais que alertem os filhos sobre esta prática perigosa.
A cabelereira Núbia Fernanda mora próximo ao local do acidente e viu tudo. Ela conta que, pouco antes, o motorista chegou a parar o veículo e, junto com os passageiros, pediu aos adolescentes que largassem o ônibus. A resposta obtida por eles foram xingamentos, palavrões e gestos obscenos. Após arrancar com o veículo, os adolescentes voltaram a pegar rabeira.
A perícia da Polícia Civil foi acionada e compareceu ao local para apurar as causas do acidente. O garoto foi identificado como João Pedro da Silva, de 12 anos, residente no Bairro Várzea.
A Polícia Militar esteve na residência e informou aos pais sobre o falecimento do jovem. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML de Patos de Minas.
O diretor de tráfego da empresa, André Gonçalves Oliveira, disse que a empresa vai prestar toda assistência a família da vítima e ao motorista, que está em estado de choque. Ele disse que o motorista fez todos os procedimentos ao perceber a ação dos adolescentes, porém não foi possível evitar, pois ele não viu que o jovem pegava rabeira no momento da curva. O motorista será transferido para outra rota.