Othon, Emílio e Alberto
Othon Bastos e Emílio Orciollo Netto.
Alberto Araújo, que dirigiu e produziu Vazio Coração, com a participação de artistas renomados e cenas gravadas em Patrocínio e Araxá, lança no próximo dia 24/10, aniversário de Goiânia, um novo filme: O Voo do Anjo. O longa-metragem de ficção, com 90 minutos de duração, será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes. O projeto, que tem roteiro e direção de Alberto Araújo, foi vencedor da Lei Paulo Gustavo (LPG) da Prefeitura de Goiânia, Edital de Chamada Pública 001/2023 de Audiovisual Goiânia.
A trama conta a história do professor aposentado Vítor Falcão (Othon Bastos), cuja vida estava dentro da normalidade até o dia em que ele abre a porta para o surpreendente Arthur (Emílio Orciollo Netto), vítima de um terrível trauma familiar.
Ficha Técnica
Direção: Alberto Araújo
Roteiro: Alberto Araújo
Produção: Fata Morgana
Produção Executiva e Co-produção: Débora Torres
Elenco: Othon Bastos, Emílio Orciollo Netto, Dani Marques, Cida Mendes, Gustavo Duque, Ana Flávia, Mauri de Castro, Franco Pimentel, Catarina Meneghel
Direção de Fotografia: Émerson Maia ABCine
Direção de Arte: Nelci Batista
Som: Iara Daniel
Edição de Imagens: Thiago Thessari e Henrique Martins
Trilha Sonora: Guilherme Bicalho
Finalização: Antônio H.L. Queiróz
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano: 2024
Duração: 90 minutos
Sobre Alberto Araújo
O cineasta Alberto Araújo recebeu, na quinta-feira, 26/10, o Título de Cidadão Goianiense. A honraria foi entregue pela vereadora Gabriela Rodart (PTB), no Plenário da Câmara.
Alberto é natural de Coromandel, mas viveu e trabalhou em Patrocínio (MG), onde também iniciou seus estudos. Na década de 80, uniu poesia e imagem em produções de vídeo que lhe renderam prêmios em festivais. Em Goiânia, para onde se mudou em 1990, produziu e apresentou os programas de turismo Goiás Adentro e Cartão Postal, na TV Anhanguera.
Em 2004, Alberto Araújo recebeu o Diploma de Mérito, concedido pela Universidade Católica de Goiás, "pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e pelo trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás". Nos anos seguintes, em Lisboa, lançou os livros Alma Transgênica e Alma Lusitana. Em 2013, roteirizou e dirigiu o filme Vazio Coração, protagonizado pelo ator Murilo Rosa e premiado no Festival de Cinema de Natal. Em 2017, criou a página Meu Olhar – um semanário de viagens publicado no Facebook.
Em 2018, de volta à capital portuguesa, recebeu o Prêmio Lusofonia na área de cinema. No ano seguinte, roteirizou e dirigiu Volta à Casa Paterna, filme inteiramente rodado em Portugal e classificado para o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). Em 2020, escreveu o livro Flores em Vida e finalizou o roteiro de O Intervalo do Vaga-lume, seu próximo longa-metragem.
A música Flores em Vida de Zezé Di Camargo & Luciano teve Alberto Araújo como um dos compositores.
Alberto Araújo é proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia.
(Foto abaixo: Os atores Othon Bastos e Sebastião Ferro e Alberto Araújo)