Na sexta-feira, 29/9, a Escola Estadual Coronel Elmiro Alves do Nascimento realizou uma viagem à Brasília que foi proporcionada através do Prêmio Escola Transformação, com o projeto Além dos Muros.
Segundo a diretora Jéssica Paulino, está já é a segunda viagem deste ano, sendo a primeira a Ouro Preto (MG), a segunda a de Brasília e ainda a escola tem mais duas viagens previstas para este ano: Peiropolis e Araxá.
Segundo ainda direção, a escola já ganhou 4 prêmios, sendo 3 com o Ensino Médio e 1 com o Ensino fundamental Anos Iniciais e estão elegíveis nas três etapas para o Prêmio de 2023.
O Projeto “Além dos Muros, Viagem à Brasília”, foi idealizado pela professora Andréia e foi adaptado e executado pela professora Érica (geografia) e Keila (história), com o apoio da diretora Jéssica e vice-diretora Valéria.
Ele visa proporcionar aos alunos um conhecimento fora do ambiente escolar sobre um pouco da história de nosso país, a importância da Capital e os patrimônios históricos e culturais nela existentes.
Segundo a diretora, "A visita à Brasília está vinculada a História de construção como cidadão brasileiro consciente da jornada histórica através do tempo, das idas e vindas no processo político."
"A própria construção da capital é um fato que deve ser considerado de extrema importância para os estudantes."
"Conhecer Brasília é levar os estudantes a compreensão do Marco Histórico e como a arquitetura influenciou a arte brasileira e as cidades próximas interferências em à nossa suas capital, construções, modernismo e a inovação de Oscar Niemeyer."
Os lugares visitados pelos estudantes foram: Parada na parte externa do estadio de futebol Mane Garrincha, Parada no Memorial JK, Parada no santuário Dom Bosco, Congresso Nacional, onde pôde-se conhecer onde são realizadas as votações, os presentes, o senado, Parada na catedral de Brasília, Parada na praça dos três poderes que compreende o poder executivo (palácio do Planalto), poder legislativo (Palácio do Congresso nacional) e o poder judiciário (STF), Ponte JK e lago Paranoa onde foi realizado um passeio de lancha, Palácio da Alvorada (Residência dos presidentes do Brasil) e do Jaburu (residência dos vices presidentes) e Pontão do lago, um espaço gastronômico e de lazer.
Segundo a diretora foi um dia de muito aprendizado, de conhecimento, de muito registro na memória, e uma sensação de se ver realmente como cidadão brasileiro.
Mais uma viagem para cota de saudades da Escola Estadual Coronel Elmiro Alves do Nascimento, afirmaram os organizadores.