Fonte: Notícias Canção Nova com Vatican News
O corpo do Papa Francisco foi trasladado da Casa Santa Marta, onde ele faleceu nesta segunda-feira, 21, para a Basílica de São Pedro. Vinte mil pessoas saudaram a passagem do corpo do Pontífice no traslado realizado nesta quarta-feira, 23.
O processo de traslado do corpo começou com a oração introdutória na capela da Casa Santa Marta, seguida de procissão com os cardeais, os patriarcas, o Cardeal Camerlengo, Kevin Farrell, e o mestre das celebrações papais, Dom Diego Ravelli. Sobre os ombros dos “sediários” pontifícios, o caixão com o corpo do Papa percorreu a Via della Sacrestia, passando pela Praça dos Protomártires Romanos e saindo para a Praça São Pedro pelo Arco dos Sinos. Vinte mil pessoas, com longos aplausos, saudaram a passagem do corpo do Papa Francisco.
A procissão chegou ao interior da Basílica e, em frente ao Altar da Confissão, o caixão com o corpo do Papa foi colocado no chão. Às 11h (hora local), começou a homenagem dos fiéis. A Basílica permanecerá aberta até a meia-noite. Amanhã, a abertura está programada para as 7h e o fechamento à meia-noite. Na sexta-feira, véspera do funeral, ela estará aberta das 7h às 19h.
As exéquias de Francisco serão no sábado, 26. Em seu boletim informativo de hoje, a Santa Sé divulgou que o Cardeal Farrell presidirá o rito de fechamento do caixão do Papa na sexta-feira, 25, às 20h (hora local, 15h em Brasília). Francisco será sepultado, como desejo expresso em seu testamento, na Basílica de Santa Maria Maior.