16 de Janeiro de 2026 às 11:56

VÍDEO: Após cerca de 17 horas interditada, BR-365 é totalmente liberada após tombamento de caminhão-tanque que pegou fogo

Transbordo da carga de diesel só foi possível à noite, após aterramento do caminhão e aplicação de espuma

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros

Após mais de 17 horas parcialmente interditada, com vias laterais liberadas para o tráfego de veículos, devido ao risco de explosão, a BR-365 foi totalmente liberada na madrugada desta sexta-feira, 16/1/26, em razão do tombamento de um caminhão-tanque carregado com diesel S-10, que pegou fogo. O tombamento ocorreu na manhã de quinta-feira, 15/1/26, por volta das 9h30min, nas proximidades do trevo de JK. LEIA AQUI

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do caminhão relatou que cochilou ao volante, perdeu o controle da direção e saiu da pista, invadindo parte de uma ribanceira. O veículo acabou parando inclinado, momento em que teve início um incêndio nos pneus do caminhão, elevando o risco de explosão devido à carga inflamável.

Ainda durante o deslocamento das guarnições, os bombeiros entraram em contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou o isolamento total da rodovia nos dois sentidos, em um raio de aproximadamente 800 metros, como medida preventiva de segurança.

Ao chegarem ao local, os militares realizaram a avaliação da cena e iniciaram imediatamente o combate às chamas, concentrando esforços no controle do fogo nos pneus e no resfriamento contínuo da estrutura do caminhão, a fim de evitar superaquecimento e possíveis rompimentos dos tanques. Após a contenção do incêndio, as equipes permaneceram em prontidão para evitar reignição e monitorar a temperatura dos reservatórios de combustível.

As equipes responsáveis pelo transbordo da carga, análise técnica e remoção do veículo chegaram ao local apenas por volta das 20h30min. Para a realização do transbordo, foi necessário o aterramento do caminhão, eliminando riscos de faíscas.

O Corpo de Bombeiros também aplicou espuma no interior dos tanques após a retirada do combustível, com o objetivo de inertizar o ambiente e evitar qualquer risco adicional.

Segundo a nota fiscal apresentada, o caminhão transportava cerca de 62 mil litros de diesel S-10. No entanto, durante o transbordo, foram encontrados apenas aproximadamente 3 mil litros do combustível. Como não foi identificado vazamento no local que justificasse a ausência do restante da carga, a PRF registrou a situação em relatório e ficará responsável por adotar as providências cabíveis.

A ocorrência foi encerrada por volta das 2h30min da madrugada, quando as guarnições do Corpo de Bombeiros retornaram ao quartel.

A partir desse momento, a responsabilidade pela cena ficou sob os cuidados da seguradora Wagner Reguladora de Sinistros.