Fonte e foto: 10º RPM
UBERLÂNDIA (MG) -No dia 08/02/2024, às 20:49, na Rua Paraíba, Bairro Umuarama em Uberlândia, durante patrulhamento especializado, foi noticiado via COPOM um roubo em andamento em uma conveniência que estava sendo acompanhado através do sistema de videomonitoramento.
De imediato, as guarnições iniciaram deslocamento para o local, recebendo após alguns instantes informações de que o autor havia evadido do comércio.
Devido às informações e características do autor (alto, magro, capa de chuva preta e capacete preto), bem como pelo modus operandi durante a prática delitiva, iniciou-se o rastreamento pelos locais próximos, visto que em datas pretéritas, vários roubos foram acontecendo em sequência, estando sempre o autor utilizando uma moto vermelha, a qual ficava estacionada afastada do local do crime.
Nesse contexto, ao passar pelo cruzamento da Avenida Antônio Thomaz Resende com a Avenida Comendador Alexandrino Garcia, foi visualizado um autor com as mesmas características, o qual se encontrava em deslocamento em direção ao Posto Ferrari. O indivíduo, ao perceber a presença policial, evadiu a pé em desabalada carreira sentido à Avenida Comendador Alexandrino Garcia, virando à esquerda na Rua Paraíba.
Ao perceber sua rota de fuga, a guarnição GER se deslocou no sentido contrário, subindo pela Avenida José do Patrocínio, já visualizando uma moto vermelha estacionada à esquerda e o autor correndo no sentido da viatura.
Mesmo recebendo várias ordens de parada, o autor não cessou sua fuga, razão pela qual foi perseguido a pé. Durante essa fuga, o autor caiu ao solo por três vezes, tendo em vista apresentar dificuldades em correr por estar utilizando duas calças. Dessa forma, após alguns metros, conseguiram alcançá-lo, sendo necessário o controle de contato, através de técnicas de imobilização e torção para conseguirem contê-lo.
Ao ser indagado acerca da arma utilizada, o suspeito informou que havia dispensado a mesma durante sua fuga em cima do telhado de um comércio localizado na Rua Paraíba, ao lado da casa. Dessa forma, solicitaram apoio da proprietária da referida residência e acessaram o telhado do comércio, sendo encontrado o simulacro utilizado.
Em entrevista com a vítima, ela relatou que o autor adentrou na conveniência no momento em que havia outro cliente, vindo a questioná-la se no local havia remédio para dor de estômago à venda. Após responder que não, o perpetrador a indagou se havia algum outro remédio para dor, vindo novamente a responder que não havia.
Ao perceber que o cliente havia saído, o autor aproximou-se do caixa, percebendo que o mesmo estava aberto, momento no qual levantou sua blusa mostrando a suposta arma de fogo, ordenando à vítima que passasse todo o dinheiro. Com isso, a vítima fechou a gaveta, apertando o botão de segurança abaixo do caixa logo em seguida, razão pela qual o indivíduo empreendeu fuga do local.
Destaca-se que o homem é suspeito na prática de diversos roubos ocorridos recentemente, utilizando vestimentas parecidas, com capacete preto e com uma suposta arma de fogo tipo pistola, deixando sempre a motocicleta afastada do local, sendo que todas essas ações subtraíram somente valores em espécie. Nesse contexto, destaca-se, inclusive, vários registros de câmeras de segurança que apontam tais circunstâncias.
Face ao acontecido, o suspeito de 28 anos, foi dada voz de prisão em flagrante delito pelo crime de roubo, sendo-lhe garantidos todos os seus direitos constitucionais.