Com informações da Polícia Militar Foto: Divulgação/Ilustrativa
Na manhã de quinta-feira, por volta das 11h30min, um idoso de 68 anos, compareceu na sede do 46º BPM e relatou que no dia 11/10/21, por volta das 11h30min, recebeu uma ligação de um número desconhecido no seu celular, porém, não atendeu.
Logo após houve uma ligação no número fixo de sua residência, identificando-se como sendo da central de atendimento do seu banco; perguntando se ele havia feito uma transferência no valor de R$ 3.750,00 reais a favor de uma pessoa desconhecida.
Como a vítima não confirmou tal transação, os estelionatários continuaram com uma história de cobertura e disseram que a vítima deveria falar com outra pessoa, que realizaria o cancelamento da suposta transferência.
Segundo a vítima, o autor possuía seus dados pessoais como nome, cpf, filiação, data de nascimento. Após confirmar os dados, o estelionatário solicitou que a vítima aguardasse na linha, afim de gerar a ocorrência do cancelamento, fato que durou cerca de 10min.
No dia 13/10/21, a vítima foi até o banco para verificar sua conta, sendo constado a realização de dois empréstimos realizados no dia 11/10/21, um no valor de R$38.000,00 reais e outro no valor de R$ 3.200,00 reais. Que também foram realizadas diversas transferências de valores através de pix para diversas contas de pessoas desconhecidas.
A PM ressalta que essas transações foram feitas no horário da ligação.
A Polícia Militar alerta a comunidade a se manter segura contra golpes aplicados em ligações falsas de supostas instituições financeiras:
- Não aceite ajuda de estranhos;
- Desconfie de ligações que pedem confirmações de supostas transações financeiras realizadas;
- Suspeite de pessoas oferecendo ajuda e que logo em seguida apresentam soluções para essas situações, especialmente em horários fora do expediente bancário;
- Nunca repasse informações e dados pessoais, especialmente números de cartões e senhas, caso receba esse tipo de ligação;
- Não ceda o cartão bancário a ninguém, pois ele é de uso pessoal, não empreste o cartão a terceiros;
- Não guarde a senha anotada junto com o cartão;
- Troque a senha do cartão periodicamente;
- Não exponha altas quantias de dinheiro a desconhecidos;
- Em casos de pessoas suspeitas acione imediatamente a Polícia Militar pelo 190.