4 de Novembro de 2025 às 18:36

Após operação, PM flagra motociclistas sem CNH com motos irregulares, que resistiram à abordagem, e aplica R$ 31 mil em multas durante “rolezinho 244”

Todos os envolvidos se comprometeram a comparecer em juízo para responder pelos atos.

Com informações e fotos da Agência Local de Comunicação Organizacional do 46º BPM

PATROCÍNIO (MG) – A Patrulha de Operações da Polícia Militar realizou uma operação na noite de segunda-feira, 3/11, voltada ao combate à direção perigosa e à perturbação do sossego público no centro de Patrocínio/MG.

Durante o patrulhamento ostensivo com motocicletas, as equipes intensificaram a vigilância nas avenidas Rui Barbosa e Faria Pereira, locais com alto fluxo de pessoas e recorrentes denúncias de “rolezinhos” e manobras perigosas praticadas por motociclistas.

Durante a ação, os militares flagraram três condutores realizando arrancadas bruscas e manobras perigosas, conhecidas popularmente como “rolezinho 244”, colocando em risco a integridade de pedestres e demais motoristas.

Os suspeitos, todos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), trafegavam em motocicletas com diversas irregularidades mecânicas e estruturais, como lanternas inoperantes, escapamentos adulterados e rabeiras raspadas, evidenciando o uso habitual para práticas ilegais. No momento do flagrante, havia grande concentração de pessoas nas imediações de uma sorveteria na área central e de outros estabelecimentos, o que aumentava significativamente o risco de atropelamentos e acidentes graves.

Após acompanhamento tático, as equipes conseguiram realizar o cerco e a abordagem no cruzamento da Avenida Faria Pereira com a Rua Presidente Vargas.

Segundo a Ascom do 46º BPM, diante da resistência passiva dos envolvidos, foi necessário o uso diferenciado da força, dentro dos princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, para garantir o controle da ocorrência.

Os três motociclistas foram conduzidos à sede do 46º BPM, onde foram lavrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), uma vez que os autores se comprometeram a comparecer posteriormente em juízo. As três motocicletas foram apreendidas e removidas ao pátio credenciado, e foram lavradas mais de 20 autuações, totalizando cerca de R$ 31 mil em multas.

A Polícia Militar destaca que a prática conhecida como “rolezinho 244” — caracterizada por empinar motocicletas, realizar arrancadas bruscas e condução exibicionista — representa grave ameaça à segurança viária, além de gerar sensação de desordem e perturbação do sossego público.