Na madrugada da última terça-feira, caiu em Patrocínio e em várias cidades de Minas Gerais, uma forte geada.Foi considerada a pior nos últimos 27 anos em Patrocínio.
No sábado uma comitiva de políticos ligados a agricultura visita Patrocínio neste sábado. Na agenda visitas a fazendas atingidas pela geada. Após almoço e visitas às obras da Cooxupé e à Expocaccer e cafeteria Dulcerrado. Foram recepcionados e acompanhados pelo prefeito Deiro Marra, Evair de Melo, Deputado Federal (Espírito Santo) e Vice-presidente da Frente da Parlamentar do Café e Zé Vitor, Deputado Federal, Representante do Cerrado Mineiro. No dia anterior o patrocinense Silas Brasileiro, em companhia da Ministra de Agricultura, Tereza Cristina,sobrevvbou áreas atingidas pelas geadas e manteve um encontro com com produtores do Sul de Minas na cidade de Alfenas/MG.
Na manhã de hoje, segunda-feira, 26/06, o Prefeito Deiro Marra decretou Estado de Calamidade Pública e nas redes sociais reafirmou: "Conforme eu havia assegurado durante a visita dos Deputados Federais da Frente Parlamentar do Café para verificar ‘in loco’ a gravidade da situação, baixei na manhã de hoje o Decreto 3.908/2021, declarando Estado de Calamidade Pública em decorrência da maior geada dos últimos 27 anos em nosso Município. Nossa economia foi fortemente atingida pelos irreparáveis danos causados ao setor agrícola, em especial ao setor cafeeiro de Patrocínio e região.Levantamentos e estudos prévios já realizados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura identificam uma perda de aproximadamente 60% de nossas lavouras cafeeiras".
Deiro disse também estar mantendo contato com lideranças regionais, no sentido de sugerirmos a criação de políticas e ações que visem auxiliar e socorrer as regiões atingidas, em acordo com estudos realizados pelo Município e por equipes técnicas do Estado, via Emater, Cooperativas e Conab.
"Essa integração regional é importante em face da manifestação dos governos federal e estadual, prefeitos e cooperativas, para trabalharmos em conjunto em busca de soluções para as perdas e prejuízos causados pela geada. Juntos precisamos traçar estratégias de assistência à população afetada com fins de diminuir os impactos econômico-sociais da perda da safra cafeeira". afirmou Deiro, finalizando "Estou atento e tomando frente em busca de soluções que amenizem esse drama, que gerou uma crise que assola não só Patrocínio, mas toda nossa região, com reflexos na economia do Estado e da União".