20 de Abril de 2017 às 18:37

Após polêmica do “Baleia Azul”, Polícia Civil divulga orientações para evitar ocorrências

De acordo com a PCMG, algumas medidas tomadas pelos pais podem evitar que crianças e adolescentes estejam expostos a crimes via ambiente virtual.

O tal jogo macabro denominado “Baleia Azul” vem tomando conta das redes sociais. O assunto que para muitos se tornou piada deve ser relevado, uma vez que alguns casos já foram registrados e estão sendo investigados. Para evitar ocorrências, a Polícia Civil de Minas Gerais divulgou orientações para os familiares.

De acordo com a PCMG, algumas medidas tomadas pelos pais e adultos em geral podem evitar que crianças e adolescentes estejam expostos a crimes via ambiente virtual. A Polícia Civil orientou os pais e adultos em geral a manter a proximidade com os filhos, sobrinhos e alunos. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre amigos, lazer e atividades sociais de interesse. Ter acesso às redes sociais das crianças e adolescentes para verificar o tipo de assunto que eles abordam ou compartilham também é importante. 

Outra medida é se inteirar da rotina e ficar atento a qualquer alteração de comportamento deles. Mudanças de estilo de roupas e hábitos, por exemplo, são um indicativo de alerta. A família e a escola devem realizar atividades que despertem o interesse no jovem sobre o futuro dele. Elas devem estimular a autoestima e promover planos para a vida.

A PC também recomenda os adultos a promoverem sempre um diálogo aberto com orientações e informações sobre os riscos de eventuais crimes pela internet, ressaltando que podem vir mascarados de entretenimento e sedução para algo interessante e que, na verdade, podem ser uma grande armadilha. E por último, as autoridades pedem que haja uma relação de confiança entre os pais e o adolescente para que ele possa relatar qualquer coisa diferente que tenha ocorrido em sua rotina, sem temer a punição.

Uma universitária chegou a alertar sobre um grupo no whatsapp criado em Patos de Minas que estaria promovendo o jogo considerado pela maioria da população como uma idiotice e totalmente ridículo. Para alegria de todos, nada foi confirmado.

Fonte: Patos Hoje Autor: Farley Rocha


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!