
Dá redação Patrocínio Online com Notícias Canção Nova e CNBB
O Papa Leão XIV aceitou, nesta quarta-feira, 7 de outubro, o pedido de renúncia apresentado por Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro ao governo pastoral da Diocese de Oliveira (MG). Em consequência, assumirá o governo diocesano o atual bispo coadjutor, Dom Antônio Carlos Paiva.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao novo bispo da Diocese de Oliveira e uma mensagem de agradecimento a Dom Miguel Ângelo, que passa à condição de bispo emérito.

Dom Antônio Carlos Paiva possui forte ligação com a Diocese de Patos de Minas, onde exerceu diversas funções ao longo de seu ministério sacerdotal. Sua ordenação episcopal também ocorreu em Patos de Minas, em 14 de junho de 2025, em uma celebração que reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM. Escolheu como lema episcopal “Christus in vobis spes gloriae” (Cl 1,27), que significa “Cristo em vós, esperança da glória”. LEIA AQUI
Na ocasião, a celebração integrou a programação do jubileu de 70 anos da Diocese de Patos de Minas e reuniu fiéis, religiosos, familiares, amigos e autoridades civis e eclesiásticas.
Nomeação pelo Papa Francisco
Dom Antônio Carlos Paiva, que na época atuava na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagoa Formosa, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Oliveira em 8 de abril de 2025 pelo então Papa Francisco.
O anúncio da nomeação foi realizado em Patos de Minas, ao lado do bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm. A nomeação esteve entre os últimos atos realizados pelo Papa Francisco antes de seu falecimento.
Como bispo coadjutor, Dom Antônio Carlos tinha direito de sucessão ao governo da Diocese de Oliveira. Com a renúncia de Dom Miguel Ângelo aceita pelo Papa Leão XIV, passa agora a assumir oficialmente a condução pastoral da diocese.
Continuidade da missão
Na mensagem dirigida a Dom Antônio Carlos, a Presidência da CNBB manifestou alegria pela continuidade da missão de evangelização e serviço na Igreja Particular de Oliveira.
A entidade desejou que o ministério do novo bispo seja sustentado pela presença de Cristo e recordou a Carta do Papa Leão XIV aos bispos da América Latina, na qual o pontífice destaca que “a Igreja vive do Senhor”.
Já na mensagem destinada a Dom Miguel Ângelo, a CNBB agradeceu o serviço prestado pelo religioso à Igreja no Brasil, especialmente ao longo dos últimos 25 anos, período em que esteve à frente das dioceses de Tocantinópolis (TO) e Oliveira (MG).
Trajetória de Dom Antônio Carlos Paiva
Natural de Alto do Rio Doce (MG), Dom Antônio Carlos Paiva nasceu em 9 de maio de 1968. Cursou Filosofia no Seminário Maior Maria Imaculada, em Araxá (MG), entre 1992 e 1994, e Teologia no Seminário Maior Dom José André Coimbra, em Patos de Minas, entre 1995 e 1998.
É mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Dom Antônio Carlos foi ordenado sacerdote em 15 de novembro de 1999. Durante seu ministério presbiteral, atuou como pároco em Patos de Minas, Monte Carmelo, São Gotardo e Lagoa Formosa.
Também exerceu funções como reitor do Seminário Maior Dom José André Coimbra, assessor diocesano das Oficinas de Oração e Vida e vigário da Forania São Francisco.
O religioso integrou ainda organismos diocesanos, entre eles o Colégio dos Consultores e o Conselho Presbiteral, além de participar de comissões ligadas à formação e à pastoral do clero.
Como lema episcopal, escolheu “Christus in vobis spes gloriae” (Cl 1,27), que significa “Cristo em vós, esperança da glória”.

Dom Miguel Ângelo /Foto: Divulgação CNBB
Dom Miguel Ângelo passa a ser bispo emérito
Com a renúncia aceita pelo Papa Leão XIV, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro passa a ser bispo emérito de Oliveira, após quase 19 anos à frente da diocese.
Natural de Itaguara (MG), Dom Miguel Ângelo foi ordenado sacerdote em 11 de janeiro de 1986, na Diocese de Oliveira. Durante o ministério presbiteral, exerceu diversas funções, entre elas as de pároco, presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra, assessor de Pastoral e diretor espiritual do Seminário Diocesano.
Em 2001, foi nomeado bispo de Tocantinópolis (TO), adotando como lema episcopal “Deus providebit”, que significa “Deus proverá”. Permaneceu à frente da diocese até 2007, quando foi nomeado bispo de Oliveira.
Dom Miguel Ângelo assumiu oficialmente a Diocese de Oliveira em 31 de outubro de 2007. No Regional Leste 2 da CNBB, também acompanhou áreas como Ensino Religioso Escolar e Ecumenismo.
Com a mudança no governo pastoral, Dom Antônio Carlos Paiva assume a Diocese de Oliveira e dá continuidade à missão de evangelização e serviço na Igreja Particular de Oliveira.