O 46º BPM elaborou projetos de expansão para o sistema Olho Vivo nos 10 municípios de sua responsabilidade territorial. A apresentação do projeto foi apresentada pelo comandante Tenente Coronel Sócrates e equipe, a imprensa regional.
O videomonitoramento, realizado 24 horas por dia, é feito através de câmeras giratórias (360 graus) de alta resolução e longo alcance e também por câmeras com tecnologia avançada de leitura de placas.
As imagens produzidas pelas câmeras são visualizadas em tempo real pela Polícia Militar e também ficam armazenadas, facilitando as ações e operações da Polícia Militar tanto na prevenção criminal quanto na identificação e prisão de autores.
Através de software de inteligência artificial, todos os veículos que passam nas câmeras são monitorados, possibilitando aos policiais militares a identificação rápida de veículos roubados, furtados, não licenciados ou que estejam envolvidos em situação suspeita/criminosa.
Em Patrocínio, foi realizada uma parceria com o Conselho Rural de Segurança Preventiva de Patrocínio, que já adquiriu mais 04 câmeras de tecnologia avançada que fazem leitura de placas, que foram instaladas em mais dois locais estratégicos da zona rural.
O objetivo final dessa parceria é expandir o sistema Olho Vivo para toda a zona rural de Patrocínio e proporcionar também ao homem do campo as vantagens que o sistema oferece, haja vista que seu uso muito potencializa as ações da Polícia Militar, que trabalha diuturnamente para proporcionar um ambiente cada vez mais seguro em Minas Gerais.