4 de Junho de 2016 às 08:13

Araxá perde filial do Hospital de Barretos que deverá ir para Patrocínio.

Administração Municipal foi procurada no final de 2015, mas conversações não evoluíram


O Hospital do Câncer de Barretos, referência no tratamento oncológico em todo o Brasil, tinha intenção de instalar uma filial em Araxá. Como não foi viabilizada uma sede para abrigar a instituição no município, o hospital negocia sua ida para a cidade de Patrocínio.

A informação é do coordenador do Hospital do Câncer de Barretos, Evaristo Malta, que representa a instituição em Araxá e em algumas cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Ele confirma que Araxá recebeu a proposta para abrir uma filial do hospital aqui na cidade. Segundo o coordenador, como as negociações em Araxá não evoluíram, a instituição deverá mesmo ir para Patrocínio onde houve um maior interesse em receber a sua implantação.

De acordo com Evaristo, no final do ano passado conversou sobre o assunto na Secretaria Municipal de Saúde. “A então secretária de Saúde, Lídia Jordão, sugeriu a utilização de parte das instalações da Santa Casa de Araxá para abrigar o Hospital do Câncer de Barretos. O Hospital de Barretos não poderia se instalar dentro de outro hospital, teria que ter uma sede exclusiva e por isso o assunto acabou. Vamos agora tentar ajudar a vinda para Patrocínio. Pelo menos diminui a distância para os pacientes de Araxá’, esclarece o coordenador.

“Há 12 anos faço parte da coordenação do Hospital do Câncer de Barretos em Araxá e na região. A cidade de Barretos esta localizada no interior de São Paulo há 250 quilômetros de distância de Araxá. Para o doente que precisa ir até lá para fazer uma quimioterapia ou uma radioterapia à viagem é realmente muito desgastante porque muitas pessoas sofrem com os efeitos colaterais do tratamento”, explica Evaristo.

“Araxá foi responsável por cerca 5.480 procedimentos realizados no Hospital de Barretos em 2015. Acreditamos que a nossa cidade tenha hoje em torno de 1.600 pacientes em tratamento de câncer. Segundo cálculos do Hospital de Barretos, 35% dos pacientes atendidos são oriundos de Minas Gerais”, completou.

Evaristo afirma que todos os procedimentos realizados no Hospital do Câncer de Barretos são gratuitos. “O hospital atende em média 110 mil pessoas por mês, são pacientes de todo o Brasil”, destaca. Ele diz que ainda vai tentar algum convênio do Hospital do Câncer de Barretos com a Santa Casa de Araxá. “Nós agendamos uma reunião da diretora Administrativa da Santa Casa, Diane Dutra, em Barretos no próximo dia 8 de junho”, concluiu Evaristo.

Fonte:Jornal de Araxá


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!