A Arquidiocese de Montes Claros divulgou, na segunda-feira, 13 de janeiro, uma nota assinada por Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo metropolitano, manifestando solidariedade às vítimas das enchentes que atingiram, no último domingo, 12/01/25, a cidade de Espinosa e o distrito de Paciência, no município de Porteirinha, no Norte de Minas.
Na nota, Dom José Carlos expressa profundo pesar pelos danos causados pela tragédia e estende palavras de conforto e esperança às famílias atingidas e à Diocese de Janaúba, à qual pertencem as localidades afetadas. O arcebispo também reconhece a dedicação de pessoas solidárias que, com gestos concretos, acolhem e ajudam os irmãos e irmãs em meio às adversidades.
Situação em Espinosa
A forte chuva que atingiu Espinosa provocou alagamentos em vários pontos da cidade, deixando 260 famílias desalojadas e mais de mil pessoas fora de suas casas. Não há registros de vítimas.
O Corpo de Bombeiros informou que a precipitação de chuva nas cabeceiras dos rios Grande e Pajeú foi de aproximadamente 110 a 130 milímetros, causando elevação no nível das águas, que ultrapassaram a ponte de entrada da cidade e percorreram 23 quilômetros até atingirem bairros como Araponga, Santa Tereza e JK.
O pároco da Paróquia São Sebastião de Espinosa, padre Rogério de Jesus Bispo, relatou que muitas famílias foram acolhidas no centro social da paróquia, que se tornou um ponto de apoio crucial. “Aqui, eles são orientados pela Defesa Civil, pela equipe de assistência social e pela paróquia. Também no centro social, as pessoas recolhem roupas, colchões, roupas de cama e banho, além de alimentos. Algumas delas se alimentam no local, pois não têm condições de preparar os próprios alimentos”, explicou o padre.
Situação em Paciência
Na madrugada desta segunda-feira (13), por volta das 3h, bombeiros de Janaúba atenderam uma ocorrência de alagamento na comunidade de Paciência, em Porteirinha. Segundo a Revista Tempo, cerca de 15 residências foram invadidas pela água, mas não houve vítimas, desalojados ou desabrigados.
O incidente foi causado pelo aumento do nível do rio Paciência Velha, devido ao grande volume de chuvas na região, e pela obstrução da ponte na MGC-120, provocada por acúmulo de troncos e galhos. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras foram acionadas para realizar a limpeza da área e normalizar a situação.
Como ajudar:
Dom José Carlos convoca os fiéis e toda a sociedade a contribuírem com doações por meio do Pix da Paróquia São Sebastião (Diocese de Janaúba): Chave Pix: 04.111.443/0003-72 (CNPJ).
Além disso, a paróquia ainda necessita de alimentos, roupas de cama, produtos de higiene pessoal, roupas de banho e roupas para uso diário. As doações podem ser entregues diretamente no centro social da Paróquia São Sebastião em Espinosa (Praça Heitor Antunes, S/N – Centro).
Ao encerrar a nota, o arcebispo suplica as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para que a fé e a esperança permaneçam firmes nos corações.