14 de Dezembro de 2014 às 12:14

ARQUITETURA O sucesso do projeto!

Ateliê BAUHAUS Viviany Nunes Caldeira (34) 3831 - 2006

O bom cliente é alguém que controla, mas não tolhe os movimentos do arquiteto, confia nele, mas quer ser convencido de que os seus argumentos são bem fundamentados, acredita mais no seu profissional do que nos amigos −que lhe dão conselhos em outra direção− ou no mestre de obras −que sempre conhece um meio “mais barato” de fazer as coisas.

Quando existe acerto na escolha do arquiteto, e o cliente está aberto para essa nova experiência da concepção e construção, a recompensa é uma satisfação para o resto da vida.

A descoberta da empatia e o estabelecimento dos laços de comunicação e confiança se dão já no primeiro contato, quando o arquiteto ouve um pouco dos desejos do cliente, descreve a sua forma de trabalho, dá uma ideia geral de custos, etc. Esse é o momento decisivo que dirá da validade de uma relação que pode durar muito tempo mais do que os próximos poucos meses de trabalho no projeto e na construção.

O arquiteto é o intérprete dos desejos do cliente. É quem deverá, à sua maneira, responder aos sonhos e dar forma àquela imagem, às vezes nebulosa e confusa, do que será a obra final. Uma obra que deverá perdurar para além da sua vida e que, de qualquer forma, estará presente por muitos anos. Daí a necessidade de empatia, da comunicação e da confiança.

  A sensibilidade aguçada para os anseios do cliente, transformando-os em projetos ousados sem jamais perder o equilíbrio entre a arte e a técnica, é “marca registrada” da arquitetura que pratico.

Agendar horário:

Ateliê BAUHAUS (34) 3831 - 2006

Viviany Nunes  Caldeira

Avenida: José Maria de Alkimim, 208 – Centro – Patrocínio – MG.