24 de Novembro de 2021 às 16:41

Ator Patrocinense Preto Amparo está participando do festival "Proximamente"  em Bruxelas na Bélgica

A apresentação será no dia 27/11/2021.

 

O ator patrocinense Preto Amparo está participando do festival "Proximamente"  em Bruxelas na Bélgica. Atualmente Preto Amparo reside em Belo Horizonte e tem atuado com a peça "Violento" em vários festivais de arte no Brasil e agora chega ao exterior. A apresentação será no dia 27/11/2021.

O solo de Preto Amparo propõe a descolonização do olhar para o corpo negro. Sua atuação se aproxima da trajetória de um jovem negro na sociedade - diretamente afetado pela brutalidade policial, prisões em massa, o incessante genocídio de negros e a hipersexualização do corpo negro - em uma mistura de elementos urbanos e ritos de passagem contemporâneos. 

Violento. é uma imersão no que é a negritude, em diálogo com a sociedade contemporânea. O processo histórico colonial brasileiro equiparou a negritude às expressões de violência. A performance, por sua vez, se apropria da violência como ferramenta estética e criativa, para apagar, perfurar e reconfigurar essa forma de pensar. Oferecendo um diálogo entre a ancestralidade e a vida do jovem negro urbano, o performer traz uma experiência que busca novas oportunidades para pensar a estética negra nos domínios cênico, artístico e cultural.

O jovem ator recebeu recente prêmios importantes pelo seu trabalho no teatro, como: no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto com o espetáculo “Violento. ” (2019); premiado no Melhores do Teatro 2018 pelo Blog do Arcanjo no UOL: “Melhor Ator – Pedro Amparo

Pedro Amparo Preto é filho de Robson Amparo e Élida Amparo. Iniciou sua carreira como ator na Cia. Máxima de Teatro. Se mudou para Belo Horizonte - MG onde cursou a graduação em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e deu sequência a carreira aos estudos. Entre outras formações é Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e Bacharel em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!