5 de Dezembro de 2019 às 09:59

Atuando há 61 anos como advogado, merecidamente, aos 92 anos, o advogado Vicente de Paulo Arantes recebe a mais importante comenda do Judiciário

A Medalha Desembargador Hélio Costa lhe será outorgada dia 06/12

PATROCÍNIO (MG) - No dia 06/12, sexta-feira, o advogado Vicente de Paulo Arantes, 92 anos, dois quais 61 anos na atuando como advogado, com uma vasta folha de serviços prestados a Patrocínio e região recebe a Medalha Desembargador Hélio Costa, a mais importante comenda do poder judiciário. A solenidade será no auditório do Tribunal do Júri no prédio do Fórum de Patrocínio.

Tema vasta folha de serviços prestados a comunidade, seja na política como vereador e presidente da Câmara, Assessor, Procurador do Município e Secretário Municipal (em diversas gestões) ; Foi um dos sócios fundadores da EDEPA – Empresa de Desenvolvimento de Patrocínio S.A. ; Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio; ajudou a implantar o programa Polocentro da região e foi um dos pioneiros no plantio e soja e café; foi sócio fundador da Acarpa, Expocaccer, um dos fundadores do Catiguá Tênis Clube, sendo o seu primeiro presidente; Presidente da 65ª Subseção da OAB, MG. por dois mandatos e fundador com companheiros da Sociedade de Apoio e Recuperação a Dependentes Químicos – Amaravida, onde foi presidente.

O advogado Danilo Pereira, presidente da 65ª subseção da OAB, salienta: “Dr. Vicente Arantes representa para nossa sociedade um grande exemplo de ser humano que sempre contribuiu para o crescimento da mesma através de suas ações e trabalhos filantrópicos. Para nossa classe profissional, Dr. Vicente representa um exemplo de ética, dedicação, persistência e amor pela advocacia. Por todas suas ações junto à sociedade e conduta profissional que adotou ao longo de sua jornada, Dr. Vicente é um grande merecedor dessa importante honraria prestada pelo TJMG”.

Uma história pessoal rica e uma vasta folha de serviços prestados

Vicente de Paula Arantes é nascido em Patrocínio em 15 de abril de1927, filho de Sérvulo de Paula Arantes e Filomena Marques de Arantes.

Casou-se em 01-07-58 com Cilma Silva da Boa Viajem Arantes. Desse casamento nasceram dois filhos e cinco netos: Vicente de Paula Arantes Jr., Cláudio Luciano Silva Arantes, e netos: Sofia Marques Arantes, Sara Marques Arantes, Luciano Menezes Arantes, Lucas Menezes Arantes, e Anita Coelho Arantes.

Fez o primário no então Grupo Escolar Honorato Borges, hoje Escola Municipal Honorato Borges.

Após cursou o Ginasial no Ginásio Dom Lustosa, sob a direção dos padres holandeses, Congregação dos Sagrados Corações.

Iniciou o Curso Científico no Colégio “Regina Pacis” de Araguari, transferindo-se posteriormente para o Colégio Dom Silvério de Sete Lagoas, prestando vestibular em seguida para a Faculdade de Direito da UFMG, tendo graduado  em 11 de dezembro de 1956.

Durante o tempo em que fazia o curso de Direito, lecionou nos Colégios Tristão de Athaide, Colégio Padre Machado e Colégio Roosevelt.

No início de 1954 assumiu a Secretaria da Escola Técnica de Comércio de Minas Gerais, e posteriormente a Direção do Curso noturno da mesma, ali permanecendo até sua colação de grau na Faculdade de Direito.

Iniciou sua vida profissional na Comarca de S. João Evangelista, tendo advogado nas comarcas de Peçanha, Guanhães, e Sabinópolis destacando se na região como advogado criminalista, até sua transferência para Patrocínio, no ano de 1960.

Exerce a advocacia na Comarca de Patrocínio desde o ano de 1961 até a presente data.

Atuou politicamente em Patrocínio, sendo primeiramente consultor jurídico da Prefeitura municipal no governo de Enéas Ferreira de Aguiar.

Foi eleito vereador à Câmara Municipal de Patrocínio de 1962 até 1983, tendo exercido o cargo de Presidente por vários anos.

Como vereador trabalhou para a implantação do Plano Diretor da cidade de Patrocínio, para a inclusão de Patrocínio no sistema CEMIG, elaborou e regulamentou a criação e uso do Estádio “Júlio Aguiar”, trabalhou junto ao Governo do Estado para a implantação do Colégio Estadual Dom Lustosa, tendo ainda contribuído com o seu trabalho para a criação e implantação da Escola Agrícola “Sérgio de Freitas Pacheco, e mais tarde com a reversão do patrimônio hoje pertencente à fundação Educacional de Patrocínio, do Ministério da Agricultura para a Prefeitura Municipal, para posteriormente transferi-lo à Fundação. Trabalhou, para a aplicação da Lei Trabalhista na Prefeitura Municipal, trabalhou para a extensão da rede elétrica no meio rural, e em tantos outros, de interesse para o município.

Foi um dos fundadores do Catiguá Tênis Clube, sendo o seu primeiro presidente.

Foi um dos sócios fundadores da EDEPA – Empresa de Desenvolvimento de Patrocínio S.A. com a finalidade de financiar projetos de implantação local de Agroindústrias com vistas ao aproveitamento dos cerrados da região.

Foi um dos sócios fundadores da Telecomunicações De Patrocínio S.A. que foi posteriormente cedida a TELEMIG – Telecomunicações De Minas Gerais S.A

Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio, tendo sido Presidente do Conselho Diretor da Fundação Educacional, entidade que dirigia o curso superior no nosso município, tendo sido criada na sua gestão a Faculdade de Fisioterapia.

Foi Assessor Jurídico dos prefeitos João Alves de Queiroz, Waldemar Martins Lemos, Afrânio Amaral, Olímpio Garcia Brandão.

Foi Secretário Municipal de Educação no Governo Afrânio Amaral, tendo nesta oportunidade, criado e implantado a primeira Escola Rural Nucleada sediada na zona rural, e iniciado convênio com a APAE no sentido de recuperar crianças da zona rural com problemas de aprendizado.

No Governo do Prefeito Dr Olímpio Garcia Brandão, exerceu o cargo de Assessor jurídico da Prefeitura, cumulando com a Presidência da Câmara Municipal, tendo trabalhado incansavelmente para a implantação da lavoura cafeeira no cerrado, sendo um dos pioneiros no plantio do café, tendo plantado a primeira lavoura no Chapadão de Ferro no ano de 1972, 1973

Foi um dos pioneiros na fundação da ACARPA Associação dos Cafeicultores da região de Patrocínio, sendo um de seus Diretores por vários mandatos.

Foi um dos sócios pioneiros na fundação da Expocaccer, sendo um dos Diretores da mesma, por vários mandatos

Como Advogado foi Presidente da 65ª Subseção da OAB, MG. por dois mandatos, continuando até hoje como advogado militante nesta Comarca de Patrocínio.

Fundou juntamente com outros companheiros, a Sociedade de Apoio e Recuperação a Dependentes Químicos – AMARAVIDA , sendo até  a a pouco tempo, um de seus colaboradores

Foi nomeado Procurador Geral do Município de Patrocínio, tendo exercido o cargo, de 1 de agosto de 2007  a 31 de dezembro de 2008.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!